Buscar

Proteínas, Metabolismo e Sinalização Celular

Prévia do material em texto

Características estruturais e funções dos aminoácidos e das proteínas:
Estrutura: Os aminoácidos são divididos em quatro partes: o grupo amina (NH2), grupo carboxílico (COOH), hidrogênio, carbono alfa (todas as partes se ligam a ele) e um grupo R. O grupo R é responsável pela diferenciação dos aminoácidos.
Função: Os aminoácidos são usados para a síntese de proteínas.
Estrutura: As proteínas possuem complexas estruturas espaciais, que podem ser organizadas em quatro níveis, crescentes em complexidade: Primaria,sec,ter e qua.
Função: Construção de novos tecidos, atuam no transporte de substâncias e na regulação de hormônio.
 
2. Níveis estruturais: Primária,Secundária,Terciária e Quartenária das proteínas e que forças que estabilizam essas estruturas:
Estrutura Primária: É dada pela sequência de aminoácidos e ligações peptídicas da molécula, sendo a mais simples das estruturas. Determina a função e o arranjo espacial da proteína.
Estrutura Secundária: É dada pelo arranjo espacial de aminoácidos próximos entre si na sequência primária da proteína. Sendo o último nível de organização das proteínas fibrosas mais simples estruturalmente. A cadeia de aminoácidos fica torcida, formando uma hélice, como um fio de telefone. Alfa-helice e folha beta.
Estrutura Terciária: A própria hélice se torce sobre si mesma, adquirindo uma forma espacial arredondada. Ocorre nas proteínas globulares. Essa estrutura se mantém estabilizada por forças covalentes, como pontes dissulfeto, e ligações não covalentes, como pontes de hidrogênio, interações hidrofóbicas, etc.
Estrutura Quartenária: Algumas proteínas podem ter duas ou mais cadeias polipeptídicas, originando a estrutura quaternária. Essas cadeias se mantêm unidas por forças covalentes e não covalentes, como a estrutura terciária. Um dos principais exemplos de estrutura quaternária é a hemoglobina. Sua estrutura é formada por quatro cadeias polipeptídicas.
3.Desnaturação proteica:
A desnaturação é um processo no qual moléculas biológicas perdem suas funções, devido a alguma mudança no meio, seja em altas temperaturas, variações de PH, entre outras. Ela acontece comumente com proteínas.
4. Enzimologia: Sitio ativo/Catalítico/Regulatório
O sítio ativo é a pequena região de uma enzima onde ocorrerá uma reação química.
5. METABOLISMO: Anabolismo X Catabolismo
O metabolismo é o conjunto de todas as reações bioquímicas que ocorrem no organismo, dividido em duas formas: o anabolismo e o catabolismo.
ANABOLISMO: Compreende as reações que formam moléculas complexas a partir de outras mais simples, com gasto de energia. É o conjunto de reações de síntese ou construção.
Exemplos: é a síntese de proteínas a partir dos aminoácidos.
Pessoas que objetivam o ganho de peso ou de massa muscular devem estimular o anabolismo. Isso pode ser feito com a prática de exercícios físicos e consumo de alimentos energéticos.
CATABOLISMO: Abrange todas as reações em que compostos orgânicos complexos são convertidos em moléculas mais simples.
 Anabolismo	 Catabolismo
Reações de síntese	 Reações de degradação
Consome energia	 Produz energia Produção de moléculas complexas,
 como as proteínas 	 Produção de moléculas simples AA 
Exemplos: síntese de proteínas e fotossíntese	 Exemplos: digestão e respiração celular
6. Sinalização Celular:
 É sinalização celular é a forma como as células conseguem comunicar-se. Durante esse processo, uma molécula sinalizadora é produzida e, então, liga-se à célula-alvo.

Mais conteúdos dessa disciplina