Buscar

TEXTO ESTUDO DE CASO 1 Lanchas Torpedo S A

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome completo: Betina Carvalho do Valle
	Matrícula: 19103733
	Curso: Superior de Tecnologia em Gestão Financeira EaD
	Disciplina: Projeto Integrador I
TEXTO ESTUDO DE CASO: 1 Lanchas Torpedo S.A
O principal problema da empresa é o prejuízo de resultados de dois dos três setores que a empresa possui. Provavelmente causado à má execução e estruturação dos departamentos, o que afetou a demonstração de resultados. 
O modelo de cultura organizacional que a empresa possui tem carência de uma estrutura bem definida, já que setores descentralizados não fazem um trabalho em sintonia, se cria uma falha na comunicação entre os setores, e isto, causa desequilíbrio que gera seu fluxo de caixa negativo. A descentralização, na maioria das vezes, é uma boa saída para reestruturar uma organização, uma vez que esse modelo de organização ajuda a melhorar o fluxo de funções em cada setor da empresa, ajuda a diminuir a carga de trabalho dos gestores e cede autonomia de decisão para os setores. Mas uma vez que é usada de forma errada, pode-se gerar mais conflitos do clima organizacional e falhas na sintonia e comunicação dos setores, como ocorreu na empresa. 
A falta de comunicação dos setores implica diretamente nos projetos, atividades e decisão de cada departamento, pois um setor afeta o outro, como um efeito dominó, então senão há sintonia, informações claras e precisas, se o gestor principal não consegue demandar funções certas para os setores, o resultado não tem como ser positivo. 
É de extrema importância qualificar o desempenho dos setores periodicamente, assim saberá quais são os pontos fortes e fracos de cada setor, podendo desenvolver cada vez mais a empresa e seus setores, e corrigir os pontos fracos. Mas para que isso funcione, é necessário os setores estarem sintonizados, pelos processos de atividades de todo dia. Com os setores unidos em um objetivo, conseguirão alcançar suas metas. É de suma importância à ajuda entre todos os setores, para melhorar a estrutura organizacional. 
O problema de estruturação que a empresa possui, será necessário uma implementação de um novo sistema de informações entre os setores, ficando claro todas as diretrizes, dados financeiros, os produtos, e uma gestão para cada setor para um não afetar negativamente o outro como acontecia na empresa. Podemos usar como exemplo o setor da oficina, que seria acompanhada por todos os outros setores, mas com a decisão ainda sobre o gestor da oficina, sendo assim todos os setores iriam se ajudar sem interferir na autonomia do outro, na compra de lanchas usadas. 
Os três gestores dos departamentos junto ao Sr. Jacinto, devem se reunir para expor informações especificas dos seus setores, elaborar soluções de possíveis problemas e reduzir o prejuízo de caixa que possui. Todos os funcionários devem interagir de alguma forma, para serem motivados a participar e entender melhor as decisões da empresa. 
O Sr. Jacinto tem de acompanhar todos os departamentos e ajudar nas necessidades da empresa nessa reestruturação organizacional, apoiando e ajudando seus funcionários, com um bom espírito de harmonia, para trazer números positivos de forma tranquila a demonstração de resultados da organização.

Continue navegando