Buscar

PIM II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1 INTRODUÇÃO
Na atualidade, prestar um atendimento de excelência é crucial para fidelizar clientes devido a grande concorrência e exigências variadas, para isso é necessário que as empresas se dediquem a qualidade que visa sempre a satisfação de sua clientela.
A rede de cafeterias Essência e Sabor do Café movida por seus fatores-chave de sucesso que são qualidade, organização, espaço, higiene, sabor e atendimento, busca através da excelência em seu atendimento prestar um serviço de qualidade a seus clientes, desde 1993 quando foi inaugurada em São Paulo, possui hoje 19 unidades espalhadas pela região metropolitana da cidade que funcionam diariamente. Atentos á visão da empresa que é: “Estar entre os líderes no ramo de cafeteria a princípio em São Paulo, mas a longo prazo no Brasil, proporcionando qualidade, conforto e mantendo os princípios que nos tornaram referência em qualidade”, o intuito é desenvolver ideias e projetos para cumprir cada item da visão da empresa, e com a ajuda da tecnologia é possível fornecer conforto, qualidade, agilidade no atendimento e controle de pedidos de maneira muito mais eficaz do que era no passado, fornecendo ao cliente uma experiência única desde de sua entrada até sua saída, o conforto no atendimento não parte somente do uso da tecnologia, mas também, com funcionários preparados para prestar um atendimento sem igual, que conhecem e praticam a linguagem brasileira de sinais, além de cardápios em braile, e acesso a pessoas com deficiência.
Pensando nisso, este projeto tem como objetivo apresentar o funcionamento de uma das filiais, com a ideia da LAN de uma de suas unidades, com especificações sobre equipamentos utilizados, sua estrutura, custos para desenvolver esse projeto, bem como, políticas de segurança da informação e riscos associados aos sistemas da informação, mostrando a importância de investir em segurança na internet e os meios utilizados pela empresa, apresenta-se também as informações gerais sobre escalas de trabalho dos funcionários, funcionamento da matriz e como a tecnologia é utilizada para agilizar e otimizar o atendimento.
N ASPECTOS ÉTICOS E LEGAIS NO USO DA INTERNET
Com o grande número de usuários na Internet, existe uma vulnerabilidade nas informações dispostas que é explorada por hackers, que podem acessar informações partindo-se, por exemplo, de uma conexão remota, prejudicando usuários e a rede de diversas maneiras, por esse motivo é importante a implementação dos sistemas de segurança e leis que previnem e condenem por tais crimes. 
No Código Penal, podemos ter como base a lei 2.848 de 7 de dezembro de 1940, em seu Art. 2º que trata das disposições e pena para infratores na Internet, tratando dos casos de “Invasão de Dispositivo Informático” em seus artigos 154-A a 154-B em que se invade um dispositivo alheio, conectado ou não a rede com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações ou instalar vulnerabilidade para obter vantagem ilícita. Tem como pena detenção de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa. 
Conhece-se também, a repercussão da divulgação de que as comunicações no Brasil eram alvo de espionagem pelos Estados Unidos no ano de 2013, onde as comunicações privadas de cidadãos e empresas eram monitoradas. Os dados eram vigiados por meio de um programa de computador de vigilância eletrônica chamado Prism da NSA (National Security Agency, Agência Nacional de Segurança), a espionagem foi delatada pelo ex-técnico em segurança digital da CIA (Central Intelligence Agency, Agência Central de Inteligência), Edward Snowden. Descoberta a espionagem, foi necessário o estabelecimento de uma lei que regulasse o uso da Internet no Brasil, Lei Nº 12.965/14 de 23 de Abril de 2014, conhecida como o Marco Civil da Internet, a proposta já estava em andamento desde 2009 que discutia os direitos e deveres de seus usuários, prestadores de serviços e provedores, e também o papel do Poder Público com relação à Internet. A Lei trata em seu Capítulo 2, no Art. 7º dos direitos e garantias dos usuários, como exemplo:
Art. 7º - O acesso à Internet é essencial ao exercício da cidadania, e ao usuário são assegurados os seguintes direitos:
I - inviolabilidade da intimidade e da vida privada, sua proteção e indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;
II - inviolabilidade e sigilo do fluxo de suas comunicações pela internet, salvo por ordem judicial, na forma da lei;
III - inviolabilidade e sigilo de suas comunicações privadas armazenadas, salvo por ordem judicial;
Mesmo com estabelecimento de leis, não temos garantia de que estaremos seguros ao navegar na Internet, em 2017 ainda foram divulgadas notícias sobre espionagem no Brasil, o que nos remete ao pensamento de que não é possível obter uma total segurança dos dados na rede mundial de computadores, mas que podemos fazer o possível para que tenhamos o máximo de segurança. Pensando nisso, recomenda-se que optemos pela instalação de Antivírus e Firewalls, o que trataremos a seguir.
Os conhecidos antivírus, são programas de proteção do computador, que detectam a presença de vírus e os eliminam antes ou depois da instalação, os vírus são programas implementados com intuito de causar danos como perda e roubo de dados, alterações ou interrupções no sistema etc. É importante a instalação de um programa antivírus em todos os equipamentos que tem acesso à Internet e que armazenam dados importantes, recomenda-se escolher um programa original e de um desenvolvedor aprovado, para isso, pode-se acompanhar estudos realizados por instituições como a AV-Test que estuda e divulga os resultados da performance desses programas.
Outra solução direcionada a segurança de redes são os Firewalls (em português paredes de fogo):
Firewalls são dispositivos de rede que protegem a rede interna de ataques externos provenientes de outros usuários ligados à Internet que possam comprometer a segurança da rede e dos dados que ela armazena. Podem ser implementadas por hardware ou software e também filtram o tráfego de saída, restringido acesso de usuários internos a sites duvidosos ou proibidos (de acordo com a política de segurança da empresa) na Internet. (Professor Luis Rodolfo Marques de Oliveira, Princípios de Sistemas da Informação 2011, p. 125).
Prezando sempre pela qualidade, a segurança no acesso a Internet na cafeteria não poderia ser diferente, preocupando-se com invasões ou roubo de informações e baseados nas leis e aspectos éticos referentes ao uso da Internet, os equipamentos contam com a instalação de antivírus e firewalls, no projeto da LAN firewalls serão responsáveis por evitar o acesso a sites que não são seguros e que são proibidos dentro da política de segurança da cafeteria, bem como exercer o seu papel de proteger toda a rede de ataques externos, sempre originais e testados, respeitando a Lei nº 9.609/98 que protege os direitos dos autores de programas de computador, para garantir que a experiência do cliente e o uso dos equipamentos em geral, funcione com segurança. Com acesso a Internet através de senha, os clientes da cafeteria poderão utilizar livremente o Wi-Fi. Para isso é de suma importância que haja proteção dos dados, assim como nos equipamentos interligados em rede que são utilizados pelos funcionários. A cafeteria se compromete também a salientar a seus funcionários a importância da segurança na Internet, a proteção de senhas e dados e o conhecimento de conduta correta na utilização através da criação de uma política de segurança da informação baseada nas Leis supra mencionadas e na norma ISO 17799, que trata especificamente da segurança da informação, uma maneira de proteger dados, através de regras e controles estabelecidos e monitorados constantemente. 
FUNCIONAMENTO DA MATRIZ
A matriz da cafeteria localizada na Avenida Paulista, possui uma unidade de vendas equipada como as demais unidades e conta com os departamentos de Recursos Humanos, financeiro, criação, TI, operação e administração. Esses setores, utilizam sistemas de informação no apoio aos
negócios e a Intranet que pode ser acessada por todos os funcionários.
Os sistemas utilizados por esses setores são sistemas de apoio às operações e apoio gerencial para facilitar a utilização dos dados e servir de apoio aos níveis estratégico, tático e operacionais da cafeteria. No caso dos sistemas de apoio às transações em tempo real, tomamos como exemplo, os dados gerados pelas vendas diárias, fluxo de caixa e nota dos clientes quanto ao atendimento, que ficam armazenados e são utilizados para controlar e melhorar o atendimento diário, esses sistemas são utilizados pela gerência, financeiro, controle de estoque e registros gerais e são revisados mensalmente.
A parte administrativa conta com um sistema de informação para receber relatórios diários, de demanda e detalhados, esses sistemas possuem a sigla SIG (Sistemas de Informação Gerencial) e são programados para informar e suportar detalhes e decisões no âmbito gerencial. Todos os sistemas estão correlacionados para garantir o melhor registro diário e periódico tanto para área operacional quanto para a área gerencial.
A Intranet da cafeteria, pode ser acessada por todos os funcionários e conta com informações como, folha de pagamento, férias, políticas internas da empresa e solicitação de produtos para o estoque, o principal objetivo é facilitar o dia-a-dia dos funcionários resolvendo questões básicas sem a necessidade de ir até a matriz, estará subdivida de acordo com o departamento para que todos os funcionários possam ter acesso a qualquer informação pertinente, bem como entrar em contato com os diversos setores, como por exemplo, abrir chamados para o setor de TI, fica disponível o canal de comunicações, divulgação de eventos, metas, aniversários e processos seletivos internos com o objetivo de unificar em um só local todas as informações importantes e promover um bom relacionamento no ambiente de trabalho.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais