Buscar

Cancer - Adson

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aluno: Adson Luis 
Curso: Fisioterapia
Turno: Norturno
Sala: NR01
CÂNCER
	O câncer é uma doença celular no qual há uma mutação no DNA.Todo câncer é genetico. Alguns podem ser classificados como uma doença hereditária. É uma doença multifatorial, ou seja, pode ser ocasionada por vários fatores, portanto, sempre será relacionado com uma célula. Atualmente existem mais de 100 tipos câncer. 
As células animais são constituidas por três partes: A membrana celular(parte externa), citoplasma(corpo da célula) e o núcleo onde são encontrados os cromossomos compostos por genes. Os genes são arquivos que guardam e fornece instruções para organização das estruturas, formas e atividades das células. Através do DNA que os cromossomos passam informações para o funcionamento celular.
As células normais e saudaveis só se dividem – se quando há necessidade e recebem ordens quimicas e morrem quando o organismo não precisa mais delas. Já em celulas cancerosas onde há alteração no gene, dividem – se através da mitose rapidamente, ou seja, o câncer ocorre através do crescimento desornado, onde o aumento das células ficam sem controle, além da divisão muito rápida e também quando a própria célula cancerosa não morre, assim formando tumores podendo invadir tecidos e orgãos através dessas “células doentes” ou neoplasicas. Importante ressaltar que podem se propagarem e se reproduzirem em orgãos e tecidos distantes do tumor original, este processo ficou conhecido como metástase.
Essas células quando dividem – se rapidamente, tornam – se agressivas e incontrolaveis formando e caracterizando os tumores e tumores benignos. 
O processo de formação do câncer é chamado de carcinogenese e oncogenese. As alterações no gene podem ocorrer em genes especiais, como o protooncogeneses cuja função é regular o crescimento e a divisão celular, A diferenciação celular e a tradução proteica, se sofrer uma mutação genetica(perda do controle) o protooncogenese torna – se um oncogenese, ou seja, alteração no gene que resulta em uma iniciação de um tumor. O oncogenese ganha uma função ou hiperexpressão, eles são responsaveis por aumentar e proliferar a célula ao mesmo tempo em que inibem a apoptose(morte celular). Um único alelo diferente muda a atividade celular. Além do oncogeneses há um mecanismo com o efeito oposto, ao invés da proliferação celular, ele perde a função de um derterminado gene são os Genes supressores do tumor, cujo são necessário para o funcionamento de um célula normal e cuja perda de função leva a formação de tumores. Geralmente codificam proteinas e inibem a progressão de estágios especificos do ciclo celular, proteinas que levam a parada do ciclo celular. Na maioria dos cânceres, há um supressor de tumor deletado ou mutado, impedindo sua função ou levando a produção de uma proteina que não serve. Os pricipais genes supressores de tumor são o Rb, p53, INK4, p19, APC, WT-1, NF-1.
A p53 é uma das proteínas mais importantes para impedir mutações celular e, consequentemente, impedir o desenvolvimento de câncer, também conhecida como antioncogene envolvida no controle de eventos relacionados ao crescimento e à diferenciação celular, evitando a multiplicação celular descontrolada. Caso o gene esteja alterado ou muito danificado que não possa corrigir, a p53 impedirá que o processo da mitose siga a adiante, através da apoptose.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando