Buscar

Medicina: Entre o Bem e o Mal

Prévia do material em texto

Aluno: Adle Vinícius Pereira Gomes
Curso:medicina
Turma: T3
Medicina: entre o bem e o mal 
Deste tempos remotos há pesquisas relacionadas ao aprimoramento do nosso conhecimento sobre aquilo que achamos sobre algo e aquilo que duvidamos que esteja errado, e dentro essas dúvidas podemos – mas não devemos – usar artifícios para saná-las de um modo mal intencionado, ou não usar destes.
 Na época de da Vinci, onde havia predominância da doutrinação cristã, ele se opôs a esses princípios. E isto detém de lado bons e ruins, pois naquele espaço de tempo o conceito de moral e ético eram dominados pela doutrina da história onde se inserem, o que determina que para um subconjunto onde a maioria está inserida adota como verdade, o que torna a dessecação de cadáveres – na qual Da Vinci aprendeu e descobriu anatomia através disso – ir contra aos preceitos estabelecidos. Porém, ao dar esse passo, conseguiu fazer avanços na medicina através disso, pois suas anotações e pesquisas sobre o corpo humano foram de grande contribuição para a história da medicina.
 Ademais, além destes, as atrocidades como as que foram feitas durante a 2ª Guerra Mundial, como as de preparação de armas biológicas, onde seres humanos eram feitos como testes mortais para o aprimoramento daquelas, foram também formas ruins de demonstrar a Medicina e seus subconjuntos. Porém, fugindo do conceito de certo(ético e moral), essas pesquisas foram extremamentes significantes para diversas áreas, tanto como anatômicas como fisiológicas. Entretanto, o bem pode justificar o errado, mas o contrário é recíproco? essa é uma das questões que fazem com que haja divergência entre bem e mal, pois quando não há artifícios que não envolvam a vida humana, fazer o bem, como achar alguma cura para determinada é justificável para “ferir” outras pessoas?
 Além da falsa identidade do que pode vir a ser uma boa/ruim medicina e um médico com esses conceitos, usamos da falsa impressão de que médico é apenas a pessoa especializada capaz de identificar a doença e mostrar o resultado, o que torna-se um dos lados ruins da medicina, pois além do fato histórico – algo já falado – há o atual, que é o mal uso, onde o profissional trata a pessoa enferma apenas como enfermo sem utilizar da humanidade que um profissional da área da medicina deve ter.
 Mediante a isso, aspectos históricos, sociais, políticos, e diversos outros devem ser avaliados ao diferenciar indivíduos que praticam uma má ou boa medicina.

Continue navegando