Buscar

Isosporíase: Ciclo de Vida e Tratamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Vale do São Francisco
Meus resumos medicina – Scheila Maria
. Isosporíase .
FORMAS EVOLUTIVAS: 
EPIDEMIOLOGIA: 
CICLO DE VIDA: Ingestão de oocistos elipsoides oriundos das fezes. Inicia-se com o ciclo assexuado ou esquizogônico, que começa com o esporoxíto. Este, dentro da célula hospedeira, transforma-se em um organismo arredondado (esquizonte) e sofre múltiplas divisões nucleares. Depois, libera merozoítas, que podem repetir a esquizogonia ou produzir por gametogonia os gametócitos masculinos e femininos. O ciclo sexuado ou esporogônico, tem início pela fusão dos gametas e formação do ovo ou zigoto. O ciclo biológico se fecha quando estes últimos penetrarem no organismo de um novo hospedeiro.
TRANSMISSÃO: Pouco se sabe sobre a transmissão, supondo-se ocorrer pela ingestão de águas ou alimentos contaminados.
PATOGENIA: Lesão direta nas células, RI, liberação de toxina e enzimas, cura espontânea em 40 dias. Cronicidade necessita ttt. (tem ttt, diferente da criptospoíase). 
SINTOMATOLOGIA: Inicialmente assintomático devido ao controle do SI. Um caso sintomático seria com quadro diarreico até obter o controle. Pacientes com AIDS: enterocolite grave, desidratação, deficiência proteica, perda de eletrólitos e morte por desidratação.
DIAGNÓSTICO: parasitológico é o mais rápido, pesquisa de oocistos nas fezes.
TRATAMENTO: Sulfametoxazol + trimetropin (antibióticos). Nos pacientes com AIDS: reidratação, controle eletrolítico e nutricional além dos antibióticos (dose imediata por 10 dias e depois controle por 3 semanas). Pirimetamina para alérgicos a sulfas. 
PROFILAXIA:

Outros materiais