A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
APOL 3

Pré-visualização | Página 1 de 3

APOL 3 – RELACOES INTERNACIONAIS
Questão 1/5 - Análise de Conjuntura
Leia o texto abaixo e depois responda à questão: 
“Os impostos diretos são aqueles incidentes sobre a renda e o patrimônio e que podem assumir um caráter progressivo, uma vez que, em tese, não são passíveis de transferência para terceiros. Um tributo é considerado progressivo quando aumenta a participação do contribuinte à medida que cresce sua renda. “Desse modo, arcam com maior ônus da tributação os indivíduos em melhores condições de suportá-la, ou seja, aqueles que obtêm maiores rendimentos” (OLIVEIRA, 2001 apud BOSCHETTI; SALVADOR, 2006, p. 30). Neste caso, a progressividade e a justiça fiscal ocorrem quando os trabalhadores são desonerados e o capital mais taxado. Por outro lado, os impostos indiretos são considerados regressivos na medida em que tem uma relação inversa com o nível de renda do contribuinte, prejudicando as pessoas de menor poder aquisitivo. Estes tributos incidem sobre a produção e consumo de bens e serviços, sendo passíveis de transferências para terceiros, ou seja, para os preços dos produtos adquiridos pelos consumidores, quem na verdade acabam pagando pelo tributo (BOSCHETTI; SALVADOR, 2006).
Fonte: DAVI, J., et al. Carga tributária e política social: considerações sobre o financiamento da Seguridade Social. In DAVI, J., MARTINIANO, C., and PATRIOTA, LM., orgs. Seguridade social e saúde: tendências e desafios [online]. 2nd ed. Campina Grande: EDUEPB, 2011. pp. 59-84. ISBN 978-85-7879-193-3. Available from SciELO Books <http://books.scielo.org>.
Com base na contextualização acima e no livro “Análise de Cenários Econômicos”, analise os enunciados abaixo e assinale a alternativa que explica corretamente como a variação da carga tributária atua na economia, especificamente, na geração de emprego e renda:
I. A tributação direta reduz diretamente a disponibilidade de renda das pessoas a consumir, mas tem a vantagem de ser progressiva, ou seja, quanto mais renda e propriedade as pessoas tiverem, mais impostos pagarão.
II. A tributação indireta, ao deixar os produtos mais caros, reduz o poder de compra da renda das famílias. Esse consumo menor representa menor produção nas empresas, menor geração de emprego e renda na economia.
III. Os tributos diretos atingem indiscriminadamente todos os produtos e serviços. Por esse motivo, abrange a todos os tipos de consumidos, sejam ricos ou sejam pobres. Também aumenta a geração de emprego e o poder de compra da renda das famílias.
IV. Os tributos indiretos, ao encarecerem os preços de produtos nacionais, provocam perda de competitividade do produto nacional diante dos produtos importados, reduzindo a capacidade de elevar a produção, bem como a geração de emprego e renda no país.
Nota: 20.0
	
	A
	Está correta apenas a afirmativa I
	
	B
	Está correta apenas a afirmativa III
	
	C
	Estão corretas apenas as afirmativas II e IV
	
	D
	Estão corretas apenas as afirmativas I, III e IV
	
	E
	Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV
Você acertou!
A alternativa correta é a que considera a seguinte resposta: (Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV). As afirmativas I (A tributação direta reduz diretamente a disponibilidade de renda das pessoas a consumir, mas tem a vantagem de ser progressiva, ou seja, quanto mais renda e propriedade as pessoas tiverem, mais impostos pagarão), II (A tributação indireta, ao deixar os produtos mais caros, reduz o poder de compra da renda das famílias. Esse consumo menor representa menor produção nas empresas, menor geração de emprego e renda na economia) e IV (Os tributos indiretos, ao encarecerem os preços de produtos nacionais, provocam perda de competitividade do produto nacional diante dos produtos importados, reduzindo a capacidade de elevar a produção, bem como a geração de emprego e renda no país) estão corretas. De acordo com o livro base da disciplina, “A tributação direta reduz diretamente a disponibilidade de renda das pessoas a consumir, mas tem a vantagem de ser progressiva, ou seja, quanto mais renda e propriedade as pessoas tiverem, mais impostos pagarão, mesmo que as alíquotas não sejam distintas entre as rendas ou as propriedades dos mais ricos e dos mais pobres. A tributação indireta incide ao longo da cadeia produtiva, que, a cada etapa de produção, agrega os impostos incidentes aos custos, encarecendo os produtos que chegam aos consumidores. Logo, todos os produtos e serviços consumidos pelas famílias têm em seus preços uma parcela de custo que são os tributos indiretos. Em alguns casos, como os combustíveis, mais da metade do preço do produto é imposto. Os tributos indiretos atingem indiscriminadamente todos os produtos e serviços, os consumidos pelos ricos ou pelos pobres, encarecendo-os. A tributação indireta, ao deixar os produtos mais caros, reduz o poder de compra da renda das famílias. Esse consumo menor representa menor produção nas empresas, menor geração de emprego e renda na economia. Além disso, os tributos indiretos, ao encarecerem os preços de produtos nacionais, provocam perda de competitividade do produto nacional diante dos produtos importados, reduzindo ainda mais a capacidade de elevar a produção, bem como a geração de emprego e renda no país”. (Adaptado). A afirmativa III (Os tributos diretos atingem indiscriminadamente todos os produtos e serviços. Por esse motivo, abrange a todos os tipos de consumidos, sejam ricos ou sejam pobres. Também aumenta a geração de emprego e o poder de compra da renda das famílias) está, portanto, incorreta.
 
Fonte: FERREIRA, PAULO, VAGNER. Análise de Cenários econômicos. Curitiba: InterSaberes, 2015, (Série Gestão Financeira) (livro eletrônico), (Capítulo 3, p. 103 e 104).
 
Questão 2/5 - Análise de Conjuntura
Leia o texto abaixo e depois responda à questão: 
“O Acordo que estabelece a OMC determinou os objetivos da nova organização. Os termos negociados foram os seguintes: "As Partes reconhecem que as suas relações na área do comércio e atividades econômicas devem ser conduzidas com vistas à melhoria dos padrões de vida, assegurando o pleno emprego e um crescimento amplo e estável do volume de renda real e demanda efetiva, e expandindo a produção e o comércio de bens e serviços, ao mesmo tempo que permitindo o uso ótimo dos recursos naturais de acordo com os objetivos do desenvolvimento sustentável, procurando proteger e preservar o ambiente e reforçar os meios de fazê-lo, de maneira consistente com as suas necessidades nos diversos níveis de desenvolvimento econômico" (GATT 1994)”.
Fonte: THORSTENSEN, Vera. A OMC - Organização Mundial do Comércio e as negociações sobre investimentos e concorrência. Revista Brasileira de Política Internacional., Brasília, v. 41, n. 1, p. 57-89, June 1998.  Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73291998000100004&lng=en&nrm=iso>. Access on 27 Mar. 2019.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-73291998000100004.
Tendo como referência o conteúdo ministrado pelo professor Joaquim Ribas, que trata sobre a Organização Mundial do Comércio (OMC), analise as afirmativas abaixo e selecione a alternativa que faz uma análise correta.
I. O sistema multilateral de comércio é um sistema de acordos e regras que regulam o comércio internacional, os quais são formulados pela Organização Mundial do Comércio (OMC).
II. A OMC é um órgão multilateral que, em termos gerais, busca administrar os conflitos comerciais entre os países membros.
III. A OMC visa coibir práticas ilegais de comércio e encontrar caminhos para propiciar maior liberdade comercial.
IV. A OMC prioriza países que praticam dumping, prática caracterizada pela exportação de produtos a um preço muito abaixo do mercado, para assim derrubar a concorrência interna e depois se impor no mercado cobrando preços bem mais altos.
 
Nota: 20.0
	
	A
	Está correta apena a afirmativa I e II
	
	B
	Estão corretas apenas as afirmativas II e III
	
	C
	Estão corretas apenas as afirmativas

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.