Buscar

trabalho fenomenos 2

Prévia do material em texto

1* A expressão fenômenos de transporte (mais raramente, fenômenos de transferência) refere-se ao estudo sistemático e unificado da transferência de quantidade de movimento, energia e matéria. O assunto inclui as disciplinas de dinâmica dos fluidos, transferência de calor e transferência de massa. A primeira trata do transporte da quantidade de movimento; a segunda, do transporte de energia; enquanto a terceira, do transporte (transferência) de massa entre as espécies químicas.
2** A Cinemática descreve o movimento de um corpo sem se preocupar com suas causas. A Dinâmica estuda as causas do movimento. A Estática analisa as condições para se manter um corpo equilibrado ou em repouso.
3*** Nas ciências de forma geral (e na física de forma mais explícita), são denominadas grandezas físicas somente as propriedades mensuráveis de um fenômeno, corpo ou substância. É necessário que essas propriedades possam ser expressas quantitativamente[2]:
No caso das grandezas escalares: por meio de um número (sua magnitude ou módulo) e de uma "referência de tamanho" (sua unidade de medida);
No caso das grandezas vetoriais: por meio de um número (sua magnitude ou módulo), de uma "referência de tamanho" (sua unidade de medida) e de uma orientação (formada por uma direção e um sentido).
A partir dessa definição podemos, por exemplo, dizer que o comprimento, a quantidade de matéria e a energia são grandezas físicas, enquanto as notas de uma prova, o preço de um objeto e a intensidade de um sentimento não são.
Grandezas fundamentais são grandezas escolhidas arbitrariamente para definir todas as demais grandezas denominadas de grandezas derivadas. 
As grandezas ditas fundamentais são aquelas que podem ser medidas diretamente. Existem somente sete (7) destas grandezas: Comprimento, Massa, Tempo, Corrente elétrica, Temperatura termodinâmica, Intensidade luminosa e Quantidade de substância. 
As grandezas derivadas são as que obtemos a partir das fundamentais, como por exemplo: Área, Densidade, Velocidade, Aceleração, Força, Impulso, Corrente elétrica, Potência, ... 
4****Tudo aquilo que pode ser medido chama-se “grandeza”, assim, o peso, o comprimento, o tempo, o volume, a área, a temperatura, são “grandezas”. Ao contrário, visto que não podem ser medidas, não são grandezas a Verdade ou a Alegria. Medir é comprar uma quantidade de uma grandeza qualquer com outra quantidade da mesma grandeza que se escolhe como “unidade”. Careceria de sentido tentar medir uma quantidade de uma grandeza com uma unidade de outra grandeza. Ninguém, mesmo que esteja louco, pretenderá medir a extensão de um terreno em quilogramas, ou o comprimento de uma rua em litros. A Física não trabalha com números abstratos. O fundamental é medir e o resultado da medição é um número e o nome da unidade que se empregou. Assim, pois, cada quantidade fica expressa por uma parte numérica e outra literal. Exemplos: 10 km; 30 km/h; 8h.
(si: A fim de medir algo, você precisa definir uma unidade de medida . “Unitário” refere-se a um. Desta forma, todas as medições são múltiplos dessa unidade. Por exemplo, a unidade de massa é o quilograma. Assim, a medição da massa é em múltiplos-ou-fracções de 1 kg.)
5***** Tensão de cisalhamento, viscosidade dinâmica ou absoluta, massa especifica, peso especifico, peso especifico relativo.
6******O fluido ideal é constituído por uma grande quantidade de moléculas que não exercem entre si nenhum tipo de força de atração. Podemos dizer que a única interação que existe entre as moléculas de um fluido ideal são as colisões que ocorrem entre elas e a parede do recipiente onde estão contidas. No fluido ideal, as colisões são do tipo elásticas. Outra característica do fluido ideal é que as moléculas que o compõe deslizam sem atrito uma sobre as outras. Por esse motivo é que os fluidos não apresentam forma própria e devem ser colocados em recipientes.
Ao contrário de um fluido ideal, os fluidos reais apresentam forças de atração entre si. Essa característica permite que as moléculas do fluido real mantenham-se juntas uma das outras. Sendo assim, podemos dizer que quanto maiores forem essas forças, mais unidas as moléculas vão ficar e mais difícil se torna para o líquido fluir.
Diferentemente de um fluido ideal que, quando colocado sobre uma superfície plana, se espalha de modo que as moléculas formem uma única camada sobre as superfícies, em um fluido real isso não acontece, por exemplo, sabemos que é possível colocar uma gota de água sobre uma mesma sem que ela se espalhe. A gota não se espalha pelo fato de existir força de atração entre as moléculas.
A propriedade macroscópica dos líquidos, relacionada com estas forças de coesão interna das moléculas, é a viscosidade. A viscosidade é uma propriedade dos fluidos relacionada à sua resistência para fluir.
7******* A tensão é gerada no material. A pressão age sobre o material.
Normalmente se usa tensão para indicar a tração ou cisalhamento e pressão para a compressão. 
Ambas são o resultado de força por unidade de área.
A tensão de cisalhamento ou tensão tangencial é um tipo de tensão gerada por forças aplicadas em sentidos opostos, porem em direções semelhantes no material analisado. Neste caso surgem forças internas atuando na seção T chamadas forças cortantes. A distribuição das tensões de cisalhamento não pode ser assumida como uniforme já que esta distribuição varia de zero na superfície da barra até um valor máximo no centro do corpo. 
Pressão (símbolo {\displaystyle p}) é a relação entre uma determinada força e sua área de distribuição.
8******** Um espaço completamente vazio tem naturalmente pressão nula, constituindo um vácuo total ou zero absoluto de pressão. Desde que o ambiente mais usual é a atmosfera, é comum expressar a pressão em valores relativos à pressão da atmosfera e não em valores absolutos. Assim, a pressão relativa de um espaço é a diferença entre a sua pressão absoluta e a pressão da atmosfera.
 Considerando um local de pressão atmosférica normal (101,325 kPa ou 101 kPa aproximados), a Figura 01 mostra uma comparação gráfica. Para medi-la, usam-se instrumentos denominados manômetros; por essa razão, a pressão relativa é também chamada de pressão manométrica. A maioria dos manômetros é calibrada em zero para a pressão atmosférica local. Assim, a leitura do manômetro pode ser positiva (quando indica o valor da pressão acima da pressão atmosférica local) ou negativa (quando se tem um vácuo). Quando se fala em pressão de uma tubulação de gás, refere-se à pressão relativa ou manométrica.
9*******Reynolds, Bernoulli, 
10******** Vazão Volumétrica Aula 8 Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues Em hidráulica ou em mecânica dos fluidos, define-se vazão como a relação entre o volume e o tempo. A vazão pode ser determinada a partir do escoamento de um fluido através de determinada seção transversal de um conduto livre (canal, rio ou tubulação aberta) ou de um conduto forçado (tubulação com pressão positiva ou negativa). Isto significa que a vazão representa a rapidez com a qual um volume escoa. As unidades de medida adotadas são geralmente o m³/s, m³/h, l/h ou o l/s.
A forma mais simples para se calcular a vazão volumétrica é apresentada a seguir na equação mostrada. Q v representa a vazão volumétrica, V é o volume e t o intervalo de tempo para se encher o reservatório.
Vazão em Massa e em Peso Aula 8 Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues De modo análogo à definição da vazão volumétrica é possível se definir as vazões em massa e em peso de um fluido, essas vazões possuem importância fundamental quando se deseja realizar medições em função da massa e do peso de uma substância.
Vazão em Massa: A vazão em massa é caracterizada pela massa do fluido que escoa em um determinado intervalo de tempo, dessa forma tem-se que: Onde m representa a massa do fluido. Como definido anteriormente, sabe-se que ρ = m/V, portanto, a massa pode ser escrita do seguinte modo: Assim, pode-se escrever que: Portanto, para se obter a vazão em massabasta multiplicar a vazão em volume pela massa específica do fluido em estudo, o que também pode ser expresso em função da velocidade do escoamento e da área da seção do seguinte modo: As unidades usuais para a vazão em massa são o kg/s ou então o kg/h.
Vazão em Peso Aula 8 Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues Vazão em Peso: A vazão em peso se caracteriza pelo peso do fluido que escoa em um determinado intervalo de tempo, assim, tem-se que: Sabe-se que o peso é dado pela relação , como a massa é , pode-se escrever que: Assim, pode-se escrever que: Portanto, para se obter a vazão em massa basta multiplicar a vazão em volume pelo peso específico do fluido em estudo, o que também pode ser expresso em função da velocidade do escoamento e da área da seção do seguinte modo: As unidades usuais para a vazão em massa são o N/s ou então o N/h.

Continue navegando