Buscar

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (1)

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
LUCIANA LESSA STABILE SOARES
Salvador
2018
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
LUCIANA LESSA STABILE SOARES
Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Estágio Supervisionado em Docência em Educação Infantil sob a orientação da professora :Adelaide Rezende de Souza
 Curso: Pedagogia
Salvador
2018
AGRADECIMENTOS
Dedico este projeto à minha família em especial a minha filha Malu e meu esposo André que sempre estiveram presentes direta ou indiretamente em todos os momentos de minha formação.
EPÍGRAFE
Não pretendemos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar ‘superado’. Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais os problemas do que as soluções. A verdadeira crise é a crise da incompetência... Sem crise não há desafios; sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um...
ALBERT EINSTEIN
SUMÀRIO
1.Introdução
2. Caracterização da Escola e da turma
2.1 Caracterização dos aspectos observados
3.Desenvolvimento e análise das atividades observadas e realizadas
3.1 Desenvolvimentos, análise das atividades realizadas pelo estagiário
3.2 Desenvolvimento e análises das atividades pedagógicas observadas e realizadas
4. Considerações finais
5. Referências bibliográficas
 1.INTRODUÇÃO 
 Este relatório tem a finalidade de apresentar o Estágio Supervisionado de Docência em Educação Infantil, realizado no Colégio Ribeiro Santos localizado no Caminho 37 n° 05 Mussurunga II. Onde descreverei a estrutura física da escola e funcionários que fazem parte do quadro. Nele constam as observações e atividades realizadas durante o período de estágio obrigatório, correspondente à disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência Educação Infantil Também tem por objetivo a observação e a participação, dentro do contexto escolar, diante das atividades realizadas dentro de sala de aula, ou fora dela quando necessário, e também as relações entre a direção e as demais pessoas que fazem parte da comunidade escolar. Esta ação contribui para a minha formação como Pedagoga, pois tenho a oportunidade de atuar sobre uma realidade concreta e próxima.
2. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E A CARACTERIZAÇÃO PEDAGÓGICA
 O estágio supervisionado em educação infantil, tendo como orientadora a Professora Rita de Cássia José , foi realizado numa Instituição particular em um bairro de classe média, que atende crianças da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I. Cada aluno é considerado um sujeito ativo que constrói o seu conhecimento por meio das interações e que pode ser um agente de transformação social. A escola funciona em dois turnos, também com alunos em tempo integral, distribuídos em 7 turmas, 3 pela manhã e 4 à tarde nas etapas de ensino: Creche, Educação Infantil, 1° ao 5° ano l. A equipe docente é composta de direção e vice - direção, coordenadora pedagógica, professores regentes e auxiliares de classe. As salas são organizadas em espaços diversificados e flexíveis, pois permitem modificações no decorrer do ano, essa organização propicia espaço de convivência, oportunidades para que assumam pequenas responsabilidades, tomem decisões, discutam seus pontos de vista, façam escolhas, expressem seus pensamentos através de diversas linguagens. Com mobiliários adequados. Esses espaços favorecem o desenvolvimento da autonomia da criança ao escolherem o espaço desejado para realizarem suas atividades em pequenos grupos ou individualmente. Elas têm a oportunidade de criar, imaginar, fantasiar, brincar de diferentes maneiras, contribuindo para o desenvolvimento da imaginação, representação, linguagem e socialização. Também descentraliza a figura do professor, onde a criança é a figura principal na ação pedagógica. A rotina diária da sala de aula é estabelecida pela professora no começo da aula, na roda de conversa, onde são orientadas das atividades que serão realizadas no dia, proporcionando as crianças uma certa autonomia, e organização, pois estão conscientes das atividades que vão realizar no dia. A rotina semanal das crianças é a roda de conversa, atividades dirigidas (português, matemática, história e geografia), lanche, educação física, aula de inglês, balé e capoeira. As atividades são desafiadoras, significativas e integradas, proporcionam às crianças investigarem a realidade observando, explorando, fazendo perguntas, criando hipóteses, experimentando possibilidades e partilhando idéias e sentimentos .O Colégio Ribeiro Santo tem como missão a formação de alunos autônomos, conscientes de seu papel na sociedade. A equipe diretiva e corpo docente compreendem a família como um dos agentes mais importantes neste processo de formação.
2.2 . CARACTERIZAÇÃO DOS ASPECTOS OBSERVADOS
As atividades observadas foram realizadas em uma turma de Grupo 4 em Educação Infantil, segundo turno, no horário de 13h00min as 17h00min, de segunda à sexta feira, regida pela professora Rita. A referida turma possui 15 alunos, com idades variando entre 6 e 7 anos. Quando cheguei para realizar a observação fui bem recebida pela professora e pelas crianças. A sala de aula observada é ampla, arejada, bem agradável. As carteiras e cadeiras são dispostas em forma de fileiras, o quadro de giz está localizado na parede da frente na sala, a mesa da professora fica na frente da sala no canto esquerdo. Possui uma estante onde são guardadas as matérias didáticas que a professora tem seu plano de aula pronto e disponível para consulta. Planeja suas atividades com base nas metas traçadas para o PPP e nas Orientações Curriculares, além dos Descritores para o bimestre estabelecido pela SME. Os objetivos no plano de aula consistem no desenvolvimento da escrita, na leitura, conhecimento do alfabeto e suas junções. Durante as aulas, além de cadernos de aula e casa também são utilizados Cadernos de Apoio Pedagógico elaborados pela SME e de uso obrigatório. Dentre as estratégias utilizadas estão os jogos, brincadeiras, e atividades em sala. A avaliação é feita no dia a dia de aula, bem como avaliações escritas. Os que apresentam dificuldade na aprendizagem recebem atendimento individualizado, com atividades de reforço, conforme a necessidade. Os casos mais complexos, quando há necessidade, são levados à apreciação do Conselho de classe, antes das notas e conceitos ser lançados no Sistema Acadêmico O trabalho pedagógico da escola é desenvolvido por 7 professoras e com apoio da coordenadora pedagógica. O trabalho dessas profissionais é desenvolvido em forma de Projetos que são definidos em encontros coletivos semanais pelas professoras e coordenadora pedagógica.
3. DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS
A professora possui domínio de turma, os alunos observados são comportados, com exceção de alguns, onde é necessária a intervenção da professora. Apesar de agitados, os alunos mantêm uma relação de respeito e a convivência é tranqüila, quando necessário uns ajudam aos outros. A professora procura relacionar o tema de estudo ao cotidiano dos alunos, e também tenta associá-los aos conhecimentos e experiências prévias dos alunos. Incentiva a interação e participação da turma sempre fazendo questionamentos com eles interação. Desta forma chama a atenção dos alunos para o assunto dado na aula e faz com quetodos participem e interajam entre si,
3.1 DESENVOLVIMENTO, ANÁLISE DAS ATIVIDADES REALIZADAS PELO ESTAGIÁRIO
 O planejamento das aulas ocorre todas as sextas-feiras com o acompanhamento da coordenadora pedagógica e professores docentes. O planejamento é feito de forma flexível a mudanças de maneira crítica e criativa. Os temas transversais são trabalhados de maneira contextualizada e interdisciplinar. A professora tem seu plano de aula pronto e disponível para consulta. Planeja suas atividades com base nas metas traçadas para o PPP e nas Orientações Curriculares. Os objetivos no plano de aula consistem no desenvolvimento da escrita, na leitura, conhecimento especifica de acordo com os conteúdos estudados e suas junções. Durante as aulas, além de cadernos de aula e casa também são utilizados livros didáticos. Dentre as estratégias utilizadas estão os jogos, brincadeiras, e atividades em sala.
3.2 DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS OBSERVADAS E REALIZADAS
A escola já estava desenvolvendo um Projeto Pedagógico com o Tema “Fundo do Mar” quando eu cheguei para estagiar, e algumas atividades de classe foram trabalhadas baseadas no tema proposto. Assumi a por dois dias consecutivos sob a observação da professora regente e por estar já um tanto familiarizada com a turma não tive dificuldade, segui tranquila com a rotina que eles tinham baseada no planejamento de aula que havia observado nos dias anteriores. Consegui controlar a turma com excelência e confesso ter me apegado afetivamente com eles.
Apresento aqui os meus planos dos dias onde assumi a classe como regente: 
28/10 
Português 
 Letra R 
Objetivo: 
Desenvolver habilidades de leitura e de escrita; 
Identificar e reconhecer letras; 
Associar as letras do alfabeto com palavras que as tenham como composição inicial; 
Material: Alfabeto móvel, texto escrito em papel metro  
Desenvolvimento: 
Roda de conversa, apresentação da música “O caderno” de Toquinho, apresentação da letra da música escrita em uma folha de papel metro onde as palavras que contém a letra R são escritas em vermelho para ficarem em destaque. Leitura do texto em forma coletiva. 
Avaliação: Exercícios de fixação   
Matemática 
 Numerais de 1 a 50 
 Objetivos: 
 Explorar e reconhecer os números e fazer relações entre quantidades e números 
Desenvolver raciocínio lógico; 
aprender a fazer a seqüência numérica; 
Materiais: Cartelas de bingo com numeração de 1 a 50 
Desenvolvimento: 
Roda de conversa e explicação das regras do jogo. 
Avaliação: exercício de fixação 
 29/10 
 Ciências 
Animais aquáticos
Objetivos:  
Reconhecer animais do fundo do mar 
Materiais: tinta, tesoura, cola e papel metro. 
Desenvolvimento: 
 Pintura de figuras de animais do fundo do mar, recorte e colagem coletiva em papel metro para montagem de um painel para decoração da sala de aula. 
 Avaliação: exercício de fixação.
    
                  
               
 Português:                        
 Formação de palavras com a letra R 
Objetivo: 
Desenvolver a linguagem oral e escrita  
Material: Dominó das silabas  
Desenvolvimento: Roda de conversa e explicação das regras do jogo, escrita das palavras no quadro negro e em seguida os alunos as copiem no caderno. 
Avaliação: exercício de fixação 
     Esses dois dias onde fiquei na docência da turma foi muito prazeroso para mim, a culminância do projeto se deu em um dia de sábado onde as crianças se  caracterizaram e fizeram apresentações com danças e levaram pratos feitos com peixes e frutos do mar.
4.Considerações finais  
Este relatório de estágio sobre o ensino em Educação Infantil me permitiu ter uma visão mais ampla sobre o que de fato  é este período escolar. Sabemos que a escola é um meio pelo qual podemos alcançar objetivos que envolvam toda a sociedade, para tanto é preciso que a mesma seja democrática, inclusiva, participativa, qualificada, dinâmica e organizada. E organizada. Para trabalhar com Educação Infantil, é necessário que o educador tenha uma boa formação para que as crianças sejam capazes de desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepções e suas limitações, e que mais tarde venha a ser um cidadão crítico, participativo e responsável, capaz de compreender a realidade em que se vive. Portanto, um processo pedagógico de qualidade garante que as crianças sejam atendidas em suas necessidades (brincar, criar, aprender), e que o trabalho seja planejado e acompanhado pelos educadores, visando contribuir para uma prática profissional mais segura e condizente com as necessidades de cada educando. Se construirmos uma trajetória de formação de professores que coloque em prática princípios e conhecimentos valiosos, estamos contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e social de cada criança. São importantes que na formação do professor se conheça de perto trabalhos desenvolvidos na educação, os professores de Educação Infantil precisam de experiências que contribuam para que se tenha uma escola viva onde se exercite a cidadania. São inúmeras as dificuldades que se enfrenta um educador ao trabalhar com educação, mas devemos dar o melhor que aprendemos durante a nossa formação, para que o ensino aprendizagem seja significativo; portanto as crianças precisam de bons educadores que leve até elas o necessário para o seu processo de desenvolvimento sócio cognitivo. No decorrer do Estágio mantive uma postura crítica, ética e profissional sempre a ideologia da escola. O estágio é de suma importância para o conhecimento e o desenvolvimento de toda teoria adquirida na caminhada do curso de Pedagogia. Ao final desta etapa concretizada, foram notórios o meu crescimento profissional e o meu conhecimento pedagógico, a realização deste estágio me oportunizou experiências valiosíssimas em relação ao trabalho e atuação do professor de Educação Infantil. Ao realizar as visitas e observações pude estar em contato com a realidade da escola, sua história, a clientela atendida por essa escola, funcionários, tudo isso contribuiu em muito o meu aperfeiçoamento na prática pedagógica e na execução e elaboração desse relatório. A realização deste estágio enriqueceu-me de novos conhecimentos, ricas experiências e a pratica aliada com a teoria. Pude perceber o quanto amo e quero ensinar e o quanto preciso me envolver com tal profissão para que tal amor não morra no meio das decepções, mas que se firme e aumente a cada desafio e a cada dificuldade no decorrer de um futuro esplendido que me espera neste mundo tão complexo e relevante. 
5.REFERÊNCIAS: 
SILVA, Daniela Regina da. Psicologia da Educação e Aprendizagem. Associação Educacional Leonardo da Vinci (ASSELVI). – Indaial: Ed. ASSELVI, 2006.  
 WEIDUSCHAT, Íris. Didática e avaliação.
FERREIRO, Emilia. REFLEXÕES SOBRE ALFABTIZAÇÃO. Tradução Horácio Gonzales (et. al.) São Paulo: Editora Cortez, 2001. 104p.

Continue navegando