Buscar

MÓDULO 2

Prévia do material em texto

MÓDULO 2:
Distinção entre direitos (obrigações) pessoais e direitos reais:
_Os direitos patrimoniais são reais ou obrigacionais.
_A distinção entre ambas se dá em relação aos vínculos jurídicos que disciplinam, enquanto o "DIREITO REAL" recai diretamente sobre a relação entre indivíduo/coisa; O "DIREITO PESSOAL" disciplina a relação jurídica de um indivíduo em relação a outro.
 O "DIREITO REAL" portanto recai diretamente sobre a coisa, vinculando o titular de direito e res (coisa). Este vínculo gera o direito de sequela, que consiste na possibilidade de aquele que detém o direito sobre a coisa à buscar e retirá-la de quem quer que seja que injustamente a possua. O DIREITO REAL trata-se de direito oponível, erga omnes, em face de qualquer pessoa, inclusive do Estado.
_ Outra diferença entre "DIREITO PESSOAL" e "DIREITO REAL", consiste que o direito real pode perdurar no tempo, sendo a perpetuidade uma característica do direito real de propriedade; Em contraprestação a obrigação pessoal possuí caráter transitório, pois, as partes querem/objetivam a sua extinção de preferência com o pagamento, com o fim de que o credor resgate o seu direito de crédito e o devedor se desincumba do ônus da prestação.
 
Das fontes das obrigações:
São os atos ou fatos dos quais nascem as obrigações.
*Vontade: pode ser manifestada de modo bilateral como no caso do casamento; ou pode ocorrer de manifestação unilateral de vontade como no caso de promessa de recompensa.
*Ato ilícito: Culposo ou doloso o ato ilícito gera a obrigação de indenizar, desde que preenchidos os requisitos da responsabilidade civil (ação ou omissão,dano moral e/ou material, nexo de causalidade e culpa), ou seja, isso significa dizer que o ilícito praticado gera a obrigação de ressarcir o prejuízo causado.
*Lei: algumas obrigações emanam simplesmente da lei e independem de ato ilícito, como por exemplo a obrigação de prestar alimentos.

Continue navegando