Buscar

Complicações de decúbito

Prévia do material em texto

Complicações de decúbito
Introdução
	O decúbito corresponde a posição do corpo que descansa em um plano horizontal. E está posição, o organismo é um conjunto ya no está sometido a las tensiones del ortostatismo, es decir, de la gravidade.
	As principais consequências proveniente del hecho de que las estruturas musculares afetadas pela gravidade ua no hienen que asegurar la estabilidade em pé o durante ls deambulación, que lós órgãos sensoriais y abo recebem as mesmas informações com respecto al equilíbrio e a visão e o coração ya no tiene que hacer lós mesmo esforços para assegurar um aporte de oxigênio semelhante a parte alta do tronco e da cabeça.
	Assim, em decúbito é responsável de modificações, que podiam denominar-se fisiológicas, de múltiplos aparatos.
	Fora que estas situações fisiológicas excepcionais, o homem pode encontrar-se em situações prolongadas de decúbito em circunstâncias particulares, como é o caso de lesões traumáticas o de enfermidades. Estas circunstâncias patológicas podiam também provocar modificações de diferentes aparatos. Muitos especificamente parece, que os efeitos de estresse julgam um papel importantes durante a imobilização, elementos determinantesnas condições de aparecimento de complicações em decúbito, os efeitos de la perdida da gravidade, se añaden lós de la causa del decúbito e lós de la imobilidade.
	A estratégia de enfoque das complicações em decúbito reside em analise rigoroso das modificações fisiológicas que este induce y de la imobilização y, em circustancias clínicas particulares, em analises de lãs tensiones inducidas em esta nova fisiologia de lós aparatos durante el decúbito.
Modelos experimentais
	Paradoxicamente, algumas complicações de decúbito parecem muito frequências (úlceras, osteopenia, atrofia muscular, rigidez articular), a criação de modelos experimentais de baseia em três tipos de enfoque.
	A medida as consequências da imobilização em el voluntario sano sometido al decúbito durantes períodos de duração variável. As análises efetuadas a permitido compreender melhor as modificações vasculares e algumas modificações hormonais. Também se a estudado lós vuelos especiais, e as modificações inducidas, especialmente cardiovasculares e ósseas. Este modelo experimental, plantea el problema de uma pressão total, difusa, das tenções da gravidade em todo o corpo incluindo as vísceras, hecho que não se produz nunca em clínica humana.
En el animal, se han desarrollado modelos experimentais que conduzem a uma privación de mobilidade, ya sea por contención continua o discontinua por anestesia, modelos que han permitido uma analise mais precisa dos mecanismo centrais da imobilização. Se tem demonstrado também que a imobilização em animal induz modificações comportamentais muito importante, em especial o estresse e que as modificações cardiovasculares está ligado tanto a perda de mobilidade em decúbito como as reações neurovegetativas induzidas pelo estresse.
Em conclusão, las pertubações inducidas por el decúbito compreendem las modificações devida a la perdida de ortostatismo, las perturbações especificas inducidas por la patologia responsável del decúbito y las pertubações inducidas por el estresse inerente a mesma afección y a las tensiones da la perdida de mobilidade, no qual implica um segundo acontecimento estressante. Provavelmente, as praticas clínica não basta para diferenciar todos estes componentes, pero é preciso ternelos em cuenta em el enfoque terapêutico.

Continue navegando