Buscar

O que é FMI

Prévia do material em texto

Nome: Cátia Melo 3°Adm 
O que é FMI: 
FMI é a sigla de Fundo Monetário Internacional, que é uma organização internacional com o objetivo de regular e atuar diretamente no funcionamento do sistema financeiro mundial. O FMI foi fundado em 1944, e possui mais de 187 países como seus aliados.
A sede do FMI fica em Washington, nos Estados Unidos, e o órgão surgiu logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. Os Estados Unidos se viram, após esse momento, preocupados com a situação financeira dos países, e resolveram criar um órgão que pudesse monitorar todos os países e evitar qualquer desastre.
O FMI cuida do funcionamento dos países monitorando as taxas de câmbio e a balança de pagamentos, zelando pela estabilidade monetária de cada país associado. O principal objetivo do FMI é evitar que desequilíbrios no setor financeiro e nos sistemas cambiais dos prejudiquem a expansão do comércio e das transações comerciais entre os outros países do mundo.
Cada país membro do FMI possui uma cota, ou seja, um valor que tem que ser enviado ao órgão, em forma de contribuição, que é determinada com base em seus indicadores econômicos, como o PIB. (Produto Interno Bruto). Quanto mais o país contribui para o FMI, maior é o seu peso do voto nas decisões.
Os países membros têm suas cotas estipuladas através da análise de seus indicadores econômicos, ou seja, quanto maior e mais forte for a economia de um país maior será sua cota de contribuição e maior seu poder de influência dentro do fundo. Este modelo foi adotado a fim de evitar que países menores e mais frágeis tivessem que doar grandes quantias e assim prejudicar suas economias.
O FMI também é o órgão que supervisiona a dívida externa que é o débito de todas as captações feitas por um país no exterior. Estes empréstimos e financiamentos podem ser adquiridos tanto pelos governos como por empresas estatais e privadas.
Hoje a dívida externa do Brasil gira em torno de 150 bilhões de dólares, a segunda maior entre os países “subdesenvolvidos” ou emergentes.
E apesar de o Brasil possuir reservas de cotas no FMI maiores que sua dívida, o país não pode quitar seu débito por dois motivos:
O FMI não permite o pagamento da dívida em uma única parcela.
E
Caso o Brasil passe por uma crise ele não teria como usufruir do saque de suas cotas para poder proteger seus sistemas financeiros.
O FMI, um dos maiores órgãos mundiais e uma das mais respeitadas instituições.

Continue navegando