Buscar

Literatura Estrangeira em Língua Portuguesa apol

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Literatura Estrangeira em Língua Portuguesa
Leia a informação a seguir: 
“O Saramago que todos conhecemos, autor, enfático, sempre acreditou que o passado histórico não deveria ser considerado morto. Que era preciso estabelecer uma relação entre o fato passado com o presente, como um elo, uma ponte entre esses dois tempos. É o passado que nos sustenta, somos dele consequência. Não podemos esquecê-lo e o desconsiderarmos nos acontecimentos do presente. Esse era o pensamento que Saramago expunha em suas obras”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MATTA, Eduarda Regina Drabczynski da. Pequenas memórias: A (re)construção de um passado individual. In: WEINHARDT, Marilene (Org.). Ficções contemporâneas: História e memória. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2015. p. 50 - 51.
Considerando a informação e os conteúdos do livro-base Literatura Estrangeira em Língua Portuguesa sobre a literatura portuguesa na segunda metade do século XX, assinale a alternativa correta:
 
Nota: 20.0
	
	A
	Os acontecimentos futuros constituem a tônica da literatura portuguesa contemporânea.
	
	B
	Na literatura portuguesa contemporânea, prevalece o caráter anistórico.
	
	C
	O vínculo entre passado histórico e presente é um elemento de composição na literatura portuguesa contemporânea.
Você acertou!
A relação, ou melhor, o elo entre passado e presente pode ser percebido no modo como “a história está fortemente representada na literatura portuguesa contemporânea, desconstruída pela ironia, como vemos nos romances de Saramago ou em Lobo Antunes, nos quais a memória clama pela história e sua revisão, para que não esqueçamos a vergonha do passado” (livro-base, p. 246, 247).
	
	D
	Na literatura portuguesa contemporânea, prevalece o caráter folclórico.
	
	E
	A ligação entre presente e futuro predomina na composição na literatura portuguesa contemporânea.
Questão 2/5 - Literatura Estrangeira em Língua Portuguesa
Considere as seguintes informações: 
“As ideias filosóficas e sociológicas, bem como o desenvolvimento científico e técnico da época, contribuíram para a inquietação espiritual e intelectual dos escritores, divididos entre as forças negativas do passado e as tendências ordenadoras do futuro, que afinal predominaram, motivando uma pluralidade de investigações em todos os campos da arte e transformando os primeiros anos [do século XX] no laboratório das mais avançadas concepções da arte e da literatura”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda europeia e modernismo brasileiro. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 1972. p. 9.    
Considerando as informações dadas e os conteúdos do livro-base Literatura Estrangeira em Língua Portuguesa sobre o Modernismo, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	As vanguardas europeias apresentaram, como pontos de vista artísticos, o mutualismo, o cubismo e o surrealismo.
	
	B
	As vanguardas europeias apresentaram, como pontos de vista artísticos, o futurismo, o positivismo e o surrealismo.
	
	C
	As vanguardas europeias apresentaram, como pontos de vista artísticos, o futurismo, o cubismo e o pragmatismo.
	
	D
	As vanguardas europeias apresentaram, como pontos de vista artísticos, o positivismo, o futurismo e o mutualismo.
	
	E
	As vanguardas europeias apresentaram, como pontos de vista artísticos, o futurismo, o cubismo e o surrealismo.
Você acertou!
No período conhecido como Modernidade, “várias tendências estéticas disputavam o cenário europeu: o futurismo, o cubismo e o surrealismo, que, de certa forma, foram resultantes do impressionismo e do expressionismo” (livro-base, p. 182,183).
Questão 3/5 - Literatura Estrangeira em Língua Portuguesa
Leia a citação a seguir:
 
Na primeira fase da obra de Francisco Sá de Miranda, predomina a poesia amorosa que utiliza temas petrarquianos. Sá de Miranda é um nome importante na história da literatura portuguesa porque se apropriou de formas poéticas italianas para compor sonetos, assim marcando o início do classicismo português.
 
Fonte: Citação elaborada pelo autor desta questão.
 
Tendo em vista a dada citação e os conteúdos do livro-base Literatura Estrangeira em Língua Portuguesa sobre a lírica de Francisco Sá de Miranda, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A redondilha maior ou “doce estilo novo” é a técnica utilizada para os poemas renascentistas.
	
	B
	A écogla ou “doce estilo novo” é o procedimento literário recorrente nas obras dos renascentistas italianos.
	
	C
	A redondilha menor ou “doce estilo novo” é a forma poética importada da Itália por Sá de Miranda.
	
	D
	A esparsa ou “doce estilo novo” é a acentuação da sílaba poética do sistema métrico italiano.
	
	E
	A medida nova ou “doce estilo novo” é a forma poética introduzida em Portugal por Sá de Miranda.
Você acertou!
O “doce estilo novo”, também chamado de medida nova, foi introduzido em Portugal pelo poeta Francisco Sá de Miranda, depois de ele ter feito “[...] uma viagem para a Itália, em 1521, lugar prodigioso de vida cultural, berço do Renascimento” (livro-base, p. 82).
Questão 4/5 - Literatura Estrangeira em Língua Portuguesa
Atente para trecho de texto a seguir: 
“As transformações sociais drásticas geradas pelo colonialismo podem ser consideradas responsáveis pelo surgimento de um novo campo expressivo. É sabido que o colonialismo assumiu diferentes formas econômicas em diferentes partes da África, foi imposto sobre sistemas sociais nativos distintos e que estes reagiram de diferentes formas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARBER, Karin. As artes populares em África. <http://filosofia-africana.weebly.com/uploads/1/3/2/1/13213792/karin_barber_-_as_artes_populares_em_%C3%81frica.pdf>. Acesso em 22 maio 2107.
Tendo em vista o trecho de texto e os conteúdos do livro-base Literatura Estrangeira em Língua Portuguesa sobre a literatura africana em língua portuguesa, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	O coronelismo e o pós-colonialismo trazem questões para a reflexão sobre as condições de produção das literaturas africanas em língua portuguesa.
	
	B
	O colonialismo e o pós-colonialismo trazem questões para a reflexão sobre as condições de produção das literaturas africanas em língua portuguesa.
Tendo em vista que a colonização afeta as características culturais dos países dominados, o colonialismo e o pós-colonialismo são vetores para refletirmos sobre o impacto causado na literatura dos países onde o português é a língua oficial (livro-base, p. 255-256).
	
	C
	O colonialismo e o coronelismo trazem questões para a reflexão sobre as condições de produção das literaturas africanas em língua portuguesa.
	
	D
	O pós-colonialismo e o interseccionismo trazem questões para a reflexão sobre as condições de produção das literaturas africanas em língua portuguesa.
	
	E
	O colonialismo e o interseccionismo trazem questões para a reflexão sobre as condições de produção das literaturas africanas em língua portuguesa.
Questão 5/5 - Literatura Estrangeira em Língua Portuguesa
Leia a seguinte citação: 
O aspecto sonoro da palavra pode ser explorado de várias formas no texto literário. Por exemplo, na poesia, procedimentos como a assonância, a aliteração, a consonância e a onomatopeia são muito utilizados. Se prestarmos atenção à música popular brasileira, perceberemos que a poesia é um elemento marcante dessa forma de composição musical. Assim, verifica-se que a relação entre música e poesia, cuja raiz remonta à poesia provençal, caracteriza grande parte da produção artística até os dias de hoje. Fonte: Citação elaborada pelo autor desta questão. 
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Literatura Estrangeira em Língua Portuguesa sobre a poesia provençal, analise as assertivas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as falsas:I. ( ) O início da poesia trovadoresca ocorre no século XII com as cantigas.
II. ( ) A dança é um fator predominante na execução da poesia trovadoresca.
III. ( ) A principal característica da poesia trovadoresca consiste na associação de poemas e acompanhamento musical.
IV. ( ) Os elementos de composição da poesia trovadoresca são originários da Modernidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – F – V – F
Você acertou!
A alternativa correta é a letra a. Segundo o livro-base, a afirmativa I é verdadeira, pois a “[...] poesia trovadoresca provençal, início das cantigas, [...] floresceu no sul da atual França, no curso do século XII” (livro-base, p. 40). A afirmativa II é falsa, visto que a dança não é predominante em tal poesia, ou seja, as cantigas eram, às vezes, acompanhadas pela dança (p. 40). A afirmativa III é verdadeira porque as “[...] cantigas, como o nome sugere, sempre eram acompanhadas pela música [...]” (p. 40). A afirmativa IV é falsa, pois os elementos de composição da poesia trovadoresca provençal são oriundos do “ambiente da Idade Média” (p. 41).
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	F – V – F – F

Continue navegando