Buscar

2 - Conceitos de Marketing (Produtos e Serviços) e Evolução do Marketing 1 0, 2 0 e 3 0 - Alunos

Prévia do material em texto

2 - Conceitos de Marketing (Produtos e Serviços) e Evolução do Marketing 
1.0, 2.0 e 3.0.
Conceitos de Marketing
“É o conjunto de instrumentos utilizados ela organização para superar, sob a ótica do cliente, a oferta da concorrência”. (Al RIES e Jack TROUT, 1986)
“É o processo de atrair e manter o cliente”. (Theodore LEVITT, 1990)
“Processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação e troca de produtos e valores”. (Philip KOTLER, 1998)
“Atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, distribuir e efetuar a troca de ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um todo”. (American Marketing Association – AMA, 2008)
“Conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação de sua produção até o momento em que é adquirido pelo consumidor”. Dicionário MICHAELIS, 2009)
Então, o que é Marketing???
Então, o que é Marketing???
Estratégia?
Produto?
Conceito?
Vendas?
Valor?
Mercado? 
Pesquisa?
Consumidor?
Satisfação?
Encantar?
Experiência?
Design?
....
Tipos de Marketing
Orientações do Marketing
Orientação para produção - Um dos conceitos mais antigos. Sustenta que os consumidores procuram por produtos fáceis de encontrar e de baixo custo e distribuição em massa.
Orientação para produto - Sustenta que consumidores dão preferência para produtos de qualidade e desempenho superiores ou que tem características inovadoras. Aqui as empresas tem foco em produzir itens de qualidade e aperfeiçoá-los ao longo do tempo (Toyota: Melhoria Contínua). 
Orientação para vendas - Ideia de que os consumidores nunca compram a quantidade suficiente (olá consumismo!). São criadas ofertas e promoções para que o cliente compre mais, mesmo sem necessidade. (Coca-Cola: vender mais coisas, para mais gente por mais dinheiro, a fim de se obter lucro).
Orientações do Marketing
A orientação de marketing - Surgiu em meados dos anos 50. É centrada no cliente e procura encontrar o produto certo para o consumidor e não o contrário, como é mais comum. O consumo acontece quando a empresa é mais eficaz que os concorrentes na criação, entrega e comunicação dos produtos.
Orientação para marketing holístico - O marketing holístico é quase uma evolução das outras orientações. Ele reconhece que no marketing “tudo é importante” – desde o consumidor, até os funcionários e a concorrência. Existe uma interdependência entre o marketing e seus efeitos, as ações de uma área precisam ser coerentes com a outra e criar unidade. O marketing holístico procura harmonizar as complexidades da atividade para funcionar com algo único.
Oferta > Demanda
Demanda > Oferta
Marketing de Produtos
Produto é o resultado de uma atividade humana ou de processo natural, e tem relação com um processo de produção. Também designa bens de consumo ou de comércio, como um artigo ou mercadoria à venda.
Em economia, bens duráveis e não duráveis são produtos, itens que possuem um dono, com direitos sobre ele. Para exemplificar, o que uma loja vende, o que uma fazenda colhe e o que uma indústria comercializa são produtos, sejam roupas, carros, alimentos etc.
Marketing de Serviços
Serviço é a realização de uma ou mais atividades para atender demandas sem envolver mercadorias, como transporte, educação, refeições, serviços de telefonia etc.
O termo tem origem na ideia de servir, atender à necessidade de outra pessoa executando uma tarefa ou ação pontual.
Qual é a diferença entre
produto e serviço?
Intangibilidade - um produto pode ser observado, palpado e até mesmo experimentado, antes do cliente decidir pela compra. Os serviços são intangíveis, não podem ser sentidos tocados ou provados, o que fica de posse do consumidor é o RESULTADO da prestação do serviço. 
Perecibilidade - muitos tipos de produtos podem ser armazenados e acumulados para consumo posterior, sem alteração significativa de seu valor. Em contrapartida, os serviços têm seu valor gerado no ato de sua prestação, não havendo possibilidade de estoque. Ou seja, a produção do serviço e seu consumo se dão no mesmo momento.
Inseparabilidade: diferente dos produtos, os serviços são produzidos, entregues e consumidos simultaneamente. A inseparabilidade tem como consequência a presença do cliente, aumentando assim por parte da prestadora de serviços a preocupação com a satisfação imediata desse cliente.
Variabilidade: O serviço prestado a um cliente não é exatamente o mesmo prestado a outro cliente. Portanto, um serviço pode variar em padrão ou qualidade de um prestador para outro ou de uma ocasião para outra.
Ciclo de Vida do Produto
Ciclo de Vida do Produto X Matriz BCG
Evoluções do Marketing
Comparação entre Marketing 1.0, 2.0 e 3.0
???
Como o conceito de marketing tem evoluído
Discussão dos Casos 
Fort T e Tesla Motors
“Ford é o melhor automóvel, não porque é mais barato, mas porque vale mais”
Carro Sustentável
Discussão dos Casos 
Fort T e Tesla Motors
Ford T 1908
Em 1908, era apresentado ao mercado o Ford T, que causaria uma verdadeira revolução na produção em massa de carros. O produto do industrial Henry Ford custava US$ 825 e, mais tarde, por conta de inovações na linha de produção em série, iria alcançar o preço de US$ 260. 
A linha de montagem na histórica fábrica reduziu o tempo necessário para montar um modelo Ford Modelo T, de 12,5 horas a apenas 93 minutos.
Discussão dos Casos 
Fort T e Tesla Motors
FORD T
TESLA MODEL S
jpnsilvas@gmail.com

Continue navegando

Outros materiais