Buscar

UNIVERSIDADE PAULISTA MCFLU

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA
Leonardo Vinicius Aguiar da Silva RA:C39DIE-8
Matheus Borges Vieira RA:C39471-8
RELATÓRIO DE ELEMENTOS DE MAQUINAS
Desenho com respostas do Questionário 
São Paulo
2017
INTRODUÇÃO 	
	A fundamentação experimental é sempre um dos melhores jeitos para reter da melhor forma o conhecimento aprendido em sala, pois, possibilita a visualização de toda teoria na prática, com isso o experimento que será descrito teve o mesmo objetivo e dessa vez relacionado com o Tubo de Pitot, muito utilizado na indústria para medição de velocidade de um fluido, com isso a ligação entre teoria, experimentação e obtenção de dados se escabele como objetivos principais.
	No trabalho nos aprofundaremos em dados coletados em sala de aula, relacionando com as características coletados em pesquisas teóricas, além de nos aprofundarmos na questão dos dados estudados anteriormente.
OBJETIVO 	
	Levando em consideração a importância experimental para o aprendizado dos alunos, o experimento teve como objetivo a coleta de dados em relação ao calculo de vazão, para que assim posteriormente pudéssemos analisar os dados, correlacionando com o respectivo instrumento (Tubo de Pitot), dessa forma atingindo todos objetivos propostos.
MATERIAIS UTILIZADOS
Tubo de Pitot
Medidor de Vazão
Bomba 
DESENVOLVIMENTO
	O Experimento seguindo objetivo de coletar dados e fazer o cálculo de velocidade em cada ponto do tubo teve como principio a medição da diferença de pressão no ponto P1 e P2 feita em função de uma posição no tubo, cada posição preestabelecida foi medida por um grupo, que acharam dez valores; para ter uma maior precisão foi excluído o maior e o menor número achado e posteriormente feita a média aritmética dos oito valores restantes. Após isso, foi necessário calcular a velocidade em relação à posição analisada utilizando a equação de velocidade proveniente da equação de Bernoulli. Dessa forma foi possível achar os valores da velocidade e posteriormente foi necessária a elaboração da parte escrita com um gráfico (P x V), para melhor visualização da linha formada pelas velocidades e correspondentes posições.
DADOS COLETADOS E CALCULADOS
	Posição (mm)
	(P2-P1) (Pa)
	V1 (m/s)
	20
	0
	0
	15
	112,5
	0,47
	10
	612,5
	1,1
	5
	1437,5
	1,7
	0
	2100
	205
	-5
	2025
	2
	-10
	1137,5
	1,5
	-15
	100
	0,4
	-20
	0
	0
GRÁFICO (P x V)
CONCLUSÃO
	Visto em sala de aula e no laboratório o conceito de vazão está estritamente relacionado com uma serie de coisas, desde a área, velocidade, volume, peso, gravidade, cada qual com sua função. Para medir essa vazão determinamos a quantidade de líquidos que passaram por um determinado local na unidade de tempo, vimos que, podem-se incluir também instrumentos que apontam a quantidade total movimentada, num intervalo de tempo visto que utilizamos tais equipamentos no laboratório. Sendo assim pudemos atingir os objetivos propostos com a ajuda dos cálculos aprendidos em sala de aula e com o experimento realizado no laboratório, tendo em vista colocar em prática o que aprendemos na teoria.

Continue navegando