Buscar

Leitura atividade 1

Prévia do material em texto

Revisar envio do teste: ATIVIDADE AVALIATIVA 1
 
	
	
	Curso
	Bloco 2 - LET04932 LITERATURA INFANTIL PNA (ON) - 201910.50.01
	Teste
	ATIVIDADE AVALIATIVA 1
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Pergunta 1
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Considere o excerto a seguir.
“[...] parte do acervo da literatura infantil e juvenil considerado clássico é fruto de adaptações. Por isso, o modelo de literatura endereçado ao infante é, muitas vezes, o clássico adaptado. Isto é, as normas literárias e sociais introjetadas no imaginário infantil são retiradas do texto literário já devidamente legitimado pela comunidade, tendo como conseqüência a composição do horizonte de expectativas desse leitor com base no universo canônico”.
 
CARVALHO, D. B. A. de. Quando se adapta uma obra literária para crianças e jovens, que gênero textual é adaptado? In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS, 5., 2009, Caxias do Sul. Anais ..., Caxias do Sul, 2009, p. 3. 
 
Analise as afirmativas a seguir, considerando o trecho apresentado sobre as adaptações: como devemos trabalhá-las em sala de aula? 
 
I. Deve-se apresentar o texto adaptado como arte, que é passível de um diálogo intertextual com outros textos/artes.
II. Deve-se expor que o texto adaptado não possui originalidade.
III. Deve-se apresentar o contexto de produção da obra original e de sua adaptação. 
IV. As adaptações devem ser utilizadas em último caso, pois são obras menores. 
 
Estão corretas:
	Resposta Selecionada:
	 
I, II e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. Todo texto possui o seu valor. O texto adaptado é tão fantástico e importante quanto a obra original e tem suas particularidades. Pode ser que tenha sido adaptado para uma determinada faixa etária ou foi necessária a adequação da linguagem para uma mais simplista etc. 
	
	
	
	
Pergunta 2
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia a citação a seguir.
“A literatura infantil surgiu no século XVII com Fenélon (1651-1715), justamente com a função de educar moralmente as crianças. As histórias tinham uma estrutura maniqueísta, a fim de demarcar claramente o bem a ser aprendido e o mal a ser desprezado. A maioria dos contos de fadas, fábulas e mesmo muitos textos contemporâneos incluem-se nessa tradição”.
 
SILVA, A. L. da. Trajetória da literatura infantil: da origem histórica e do conceito mercadológico ao caráter pedagógico na atualidade. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM, v. 2, n. 2, jul/dez, 2009. p. 137.
 
Dada a citação e considerando a trajetória do desenvolvimento da Literatura Infantil, analise as afirmativas e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) As Fábulas 
e As Aventuras de Telêmaco , escritas por Fénelon, marcam a produção literária direcionada às crianças.
II. ( ) A produção literária voltada ao público infantil ganhou força no século XVIII, a partir do conceito moderno de infância. 
III. ( ) Um dos representantes da Literatura Infantil é La Fontaine, produtor de Contos de Fadas.
IV. (  ) As obras de Esopo não eram destinadas a crianças, mas podem ser lidas devido a sua estrutura e função didática.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	Resposta Selecionada:
	 
F, F, V, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. La Fontaine dedicou-se à publicação de Fábulas.
	
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir.
“A denominação de gêneros literários, para diferentes grupamentos das obras literárias, fica mais clara se lembrarmos que gênero (do latim genus-eris) significa tempo de nascimento, origem, classe, espécie, geração. E o que se vem fazendo, através dos tempos, é filiar cada obra literária a uma classe ou espécie; ou ainda é mostrar como certo tempo de nascimento e certa origem geram uma nova modalidade literária”.
 
SOARES, A. Gêneros literários . 7. ed. São Paulo: Ática, 2007. p. 7.
 
A respeito dos gêneros literários voltados à infância, os que possuem uma moral explícita e implícita, respectivamente, são:
	Resposta Selecionada:
	 
fábula e contos de fada.
	Resposta Correta:
	 
fábula e contos de fada.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O gênero narrativo apresenta muitas subdivisões, as quais, porém, possuem algo em comum: contam uma história. No entanto, sempre há um elemento que diferencia um gênero do outro; a Fábula, por exemplo, possui uma moral da história explícita, já no Conto de Fada a moral é implícita.
	
	
	
	
Pergunta 4
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir.
“Somente no século XVIII a literatura das fadas voltada para o público infantil é abandonada pelos adultos, ou melhor, deixadas em segundo plano, e insere-se ao universo da criança, onde destaca-se principalmente, os irmãos Grimm, durante o século XIX”.
 
NEVES, I. P. de O. O gênero conto de fadas como instrumento de aprendizagem e ressignificação do conhecimento. In: PARANÁ. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Cadernos PDE , v. 1, 2016. p. 6. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_port_uenp_ivanetepiresdeoliveiraneves.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2019.
 
Considerando o excerto apresentado, como eram os contos populares antes de se tornarem contos de fada? Analise as afirmativas a seguir e assinale a correta.
	Resposta Selecionada:
	 
Os contos populares sempre foram destinados a crianças, porém, a partir do século XVIII, incluíram as fadas nas histórias.
	Resposta Correta:
	 
De tradição oral, os contos objetivavam alertar o povo sobre situações violentas e possíveis ações, como abandono e assassinato.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A percepção de criança contribuiu para o surgimento da literatura infantil, a partir disso, os contos de tradição oral passaram por adequações, surgindo a presença do maravilhoso em sua constituição. Antes disso, porém, os contos possuíam violência, canibalismo, obscuridade etc., sendo feitos para adultos. Os Irmãos Grimm, importantes compiladores, refinaram os contos de fadas, tornando possível a leitura infantil.
	
	
	
	
Pergunta 5
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir.
“O interesse dos intelectuais pelo conto popular surgiu no século XVII após a publicação de Charles Perrault de sua obra Contos de Mamãe Gansa com material recolhido dos contos franceses que transitavam entre os camponeses, num período em que as fadas e o maravilhoso vinham encantando os nobre salões da França”.
 
PINHEIRO, N. M. L. P. Como você está diferente, vovó! Aspectos sócio-históricos dos contos populares . Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. p. 11.
 
Considerando o trecho apresentado sobre o contexto de surgimento do conto popular, a obra
Contos de Mamãe Gansa e suas características , analise as afirmativas a seguir.
I. As temáticas ligadas à moral e ao ideal de humanidade estão presentes na obra de Perrault.
II. Os Contos da Mamãe Gansa 
são a principal obra de Perrault.
III. Os Contos da Mamãe Gansa 
referem-se a uma organização das fábulas de Esopo.
IV. A linguagem utilizada por Perrault é simples e coloquial.
 
Estão corretas:
	Resposta Selecionada:
	 
II, III e IV, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II e IV, apenas.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. Charles Perrault foi um grande contador de histórias, reunindo-as na obra Contos de Mamãe Gansa , que apresenta contos de fada para crianças, advindos da tradição oral. O autor não desenvolveu fábulas.
	
	
	
	
Pergunta 6
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir.
“A literatura infantil é a arte, um fenômenode criatividade, representando o mundo, o homem e a vida através de palavras. A literatura representa para crianças e adultos, o mágico, a fantasia, sendo a comunicação real para o mundo imaginário (COELHO, 2003). Diante desta arte, temos os contos de fadas”.
 
COELHO, N. O conto de fadas : símbolos mitos arquétipos. São Paulo: DCL, 2003. p. 10.
 
Considerando essa breve introdução sobre o gênero Contos de Fada, a respeito de sua estrutura e função, analise as afirmativas a seguir.
I. É um gênero que contribui para que a criança participe de problemas relacionados à realidade.
II. Desperta nas crianças, por meio do seu enredo, a fantasia e a imaginação.
III. Auxilia no enriquecimento do vocabulário e estimula a inteligência.
IV. Por meio da moral implícita, auxilia a criança na formação de hábitos e atitudes sociais adequadas.
 
Estão corretas:
	Resposta Selecionada:
	 
II e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II, III e IV.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois não apresenta todas as afirmativas adequadas com relação ao gênero Contos de Fada, levando em consideração sua estrutura e função.
	
	
	
	
Pergunta 7
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia a seguinte citação:
“[...] a gênese da literatura infantil está centrada no processo de adaptação da tradição oral para a escrita, em que os contos folclóricos são as fontes para a produção das primeiras narrativas para criança. [...] a modalidade escrita também é adaptada para a infância, como os clássicos. É necessário adequar em dois níveis, o primeiro em termos de registro lingüístico, do oral para o escrito, [...] e do escrito para o escrito”.
 
CARVALHO, D. B. A. de. Quando se adapta uma obra literária para crianças e jovens, que gênero textual é adaptado? In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS, 5., 2009, Caxias do Sul. Anais ..., Caxias do Sul, 2009, p. 2.
 
Dado o exposto sobre as adaptações literárias desde a sua gênese, analise as afirmativas apresentadas e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Ao transpor os contos de fada, por exemplo, da oralidade para a escrita, o processo de adaptação é efetivado.
II. ( ) No século XIX, a maioria da literatura destinada ao público infantil era adaptada.
III. ( ) A escolha de obras adaptadas de autores canonizados é um recurso eficaz para o processo de ensino-aprendizagem.
IV. ( ) Em sala de aula, é preferível, independente da faixa etária, que os alunos tenham contato com o texto original.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, F.
	Resposta Correta:
	 
V, V, V, F.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. Deve-se tomar cuidado com as obras inseridas em sala de aula, principalmente no que se refere à educação infantil, devido à idade. Assim, é preferível a utilização de adaptações, em alguns casos.
	
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
“Durante a Idade Média, [...] a escola era uma instituição precária, desorganizada, demasiado subjectiva e instável, vulnerável à transmissão de crendices, superstições e ideias fantasistas variadas. [...] Além das escolas eclesiásticas medievais, estabelecidas inicialmente com o desígnio de formar clérigos, existiam somente certos cursos inconsistentes, assegurados por professores e mestres-escola, livres de determinar os seus próprios curricula arbitrariamente. Nesta época, poucas eram as crianças que iam à escola e as que iam também não permaneciam aí por muito tempo”.
FONTES, O. M. Literatura Infantil: Raízes e Definições. Cadernos de Estudo 14 , Escola Superior de Educação de Paula Frassinettil. Disponível em: <http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/download/134/103.>. Acesso em: 02 abr. 2019.
 
Com base no excerto apresentado e considerando o conteúdo estudado sobre a educação, em especial, a infantil, do período medieval, analise as afirmativas a seguir.
I. A criança era vista como um adulto em miniatura.
II. Não havia uma literatura destinada, especificamente, para crianças.
III. A criança podia participar de todas as esferas da vida adulta.
IV. Na Idade Média, a escola era aberta a toda a população.
Estão corretas:
	Resposta Selecionada:
	 
I, II e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. I, II e III estão corretas. No período medieval, poucos frequentavam a escola e demorou um tempo para que esse quadro se revertesse. Desse modo, não havia uma visão de criança nem uma literatura destinada a uma faixa etária específica.
	
	
	
	
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia a citação a seguir.
“A literatura vista como ‘pilar’, responsável pelo bem-estar do homem presentifica o tema da finalidade da literatura. Uma delas – a da formação – [...] atribui à literatura a função de humanizar o homem [...]. A obra de arte, uma vez em interação com o receptor, se transforma em objeto estético e tem, então, a capacidade de transformá-lo”.
 
MÜGGE, E. A função formadora da literatura. Revista Línguas & Letras , Unioeste, v. 14, n. 27, 2013. p. 9.
 
Assim, no que se refere à formação propiciada pela Literatura Infantil, assinale a alternativa correta.
	Resposta Selecionada:
	 
Apresenta modelos de comportamento à criança, os quais colaboram para sua integração em sociedade.
	Resposta Correta:
	 
Apresenta modelos de comportamento à criança, os quais colaboram para sua integração em sociedade.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A literatura destinada às crianças possui uma linguagem didática, que possibilita a transmissão de modelos comportamentais, que contribuem para a sua inserção em sociedade. Os textos para as crianças costumam discutir valores, situações e possíveis problemas, os quais estão ligados ao viver em sociedade.
	
	
	
	
Pergunta 10
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir.
“A tradição oral vem de tempos muito remotos e fazia parte das trocas culturais anteriores ao advento da escrita. Assim, a única forma de as sociedades manterem vivas as suas tradições era com a narração de suas histórias”.
 
PINHEIRO, N. M. L. P. Como você está diferente, vovó! Aspectos sócio-históricos dos contos populares . Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. p. 11.
 
Considerando o excerto a respeito da transmissão de histórias por meio da oralidade, analise as afirmativas a seguir.
I. Os ensinamentos das histórias de tradição oral são destinados ao público do período de seu surgimento.
II. As narrativas orais também são conhecidas como narrativas primordiais.
III. As narrativas orais conservam os valores e as ideologias oriundos do local de seu surgimento.
IV. As narrativas orais podem abordar os problemas do dia a dia, como trabalho, família, poder, dentre outros.
 
Estão corretas:
	Resposta Selecionada:
	 
II e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
II, III e IV, apenas.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. Os ensinamentos das histórias de tradição oral são destinados a todos os públicos, de diferentes período e locais, visto que são histórias que sobrevivem ao tempo.
	
	
	
	
Quinta-feira, 2 de Maio de 2019 15h00min44s BRT

Continue navegando