Buscar

Lino - análise

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lino – Uma aventura de sete vidas, é uma animação brasileira produzida pelo estúdio 	de animação brasileiro chamado Start Anima, juntamente com a distribuidora Fox, com a inconfundível voz e Selton Mello no papel principal, Dira Paes com a dublagem da policial e Paola Oliveira como a voz da noiva do vilão. 
A história do longa gira em torno de Lino, um homem que se diz ser o mais azarado da Terra, já que tudo sempre pareceu dar errado em sua vida. Desde criança, sofria problemas como bullying na escola. Lino cresceu e, para conseguir pagar um lugar para morar, procurou vários empregos pelos jornais da cidade, encontrando um de animador de festas infantis. Como sua única saída, Lino criou uma enorme fantasia de gato que não era lá grande coisa, e decidiu ir para a entrevista com a cara e a coragem, conseguindo o emprego. Porém, Lino é constantemente ridicularizado por seu chefe, os outros empregados do local e até mesmo as crianças, que sempre pegavam no pé dele. Durante 6 anos ele permanece no mesmo emprego, completamente desgastado e desanimado.
Em um dia comum, Lino encontra suas coisas fora do prédio em que morava, descobrindo que estava sendo despejado do apartamento em que morava, pois estava demasiadamente atrasado com seus débitos para com o dono do local. Naquele dia, Vitor, o ex-colega de escola de Lino, e também autor de vários bullyings, aparece enquanto Lino estava perdido, oferecendo um teto para Lino passar a noite e pensar no que poderia fazer para resolver essa situação. Inocente, Lino acaba aceitando a oferta, subindo para o apartamento de Vitor. Ao cair no sono, Vítor rouba a fantasia de Lino e assalta uma loja de eletrônicos, se aproveitando da situação. 
No dia seguinte, Lino encontra um panfleto de um “mago”, Don Leon, que prometia resolver qualquer problema que estivesse passando e, após alguns tropeços no dia, Lino acaba se rendendo à oferta e indo até o tal mago, para conhece-lo. 
Ao chegar, Lino conta toda sua história de vida para Don Leon, que promete lhe ajudar e passa instruções de um feitiço para Lino. No mesmo dia, Lino faz os passos do feitiço, porém sai pela culatra. O feitiço que prometia melhorar a vida de Lino a deixou de pernas para o ar, o transformando na própria fantasia de gato que usava em seu serviço.
A partir daí sua vida muda completamente. Ao mesmo tempo que estava confuso e frustrado com o que havia acontecido consigo, tinha de lidar com as pessoas que o perseguiam e com os policiais, que eram bastante persistentes em suas buscas. 
Durante esta correria, Lino esbarra numa criança que cai em seus braços, uma órfã. A garotinha se apega à Lino, não o largando de jeito nenhum e se tornando “vítima” de um sequestro que nunca ocorreu. Então, Lino resolve pedir ajuda para seu amigo mago, e juntos partem para uma fuga da polícia, enquanto estão à caminho de uma possível solução para reverter a situação de Lino e o transformar de volta em humano.
Lino passa por várias aventuras, fugindo de magos, índios tecnológicos e enfrentando animais num zoológico, seguindo os passos de um livro que anularia o feitiço. Em meio à essa jornada, Lino acaba descobrindo seu profundo amor pelas crianças, se apegando à garotinha, faz uma grande amizade e consegue encontrar um sentido para sua vida. 
Ao final, Lino completa o ritual e volta a ser humano, explicando para a polícia que não sabia de nada sobre roubo e ajudando a desmascarar o verdadeiro culpado, Vitor, que quase conseguiu fugir para Las Vegas com sua noiva. 
Ao final do filme, Lino decide continuar sendo animador de festas infantis, criando um local próprio com a “cara” do gato, aprimora sua fantasia e consegue conquistar a moça de sua vida, a policial e antiga colega de escola. Juntos, decidem adotar a garotinha que Lino se apegou, a nomeando Juliana. 
A animação do filme é algo bastante impressionante, em meu ponto de vista, ainda mais para um longa brasileiro. Um dos melhores que já vi, sem sombra de dúvidas. A animação toda foi feita em 3D, pelo software Maya, que basicamente deu todo o serviço de animação, modelagem, simulação e composição. Estou em meu primeiro semestre de Desing de Animação, mas posso ver agora que se aprendermos, irmos atrás e explorarmos ao máximo esse software, podemos chegar muito longe e fazer coisas incríveis nele. A animação em si tem uma característica bem interessante que são as cores que o compõe, bastante vivas e intensas, o que torna o visual muito mais agradável e descontraído. 
Em minha pesquisa sobre o filme, descobri que a psicologia das cores foi usada na criação da ilustração do longa. Por exemplo, a fantasia de Lino tem as cores rosa e amarelo. A cor rosa demonstra afeto e relaxamento, um efeito muito positivo nas pessoas, enquanto que o amarelo é uma cor quente, que motiva a alegria e a criatividade, pode acalmar os nervos e até dores de cabeça. Particularmente, esse lado do filme me deixou bastante intrigada, já que gosto bastante da psicologia das cores. Se bem aplicada, pode melhorar ainda mais a produção de um curta ou um longa, seja ele animado ou não. É o mesmo caso da série The Breaking Bad, que explora a teoria das cores para mostrar o progresso nos personagens, a melancolia de alguns e o estado de espírito. 
Ao analisar o filme, podemos encontrar características que homenageiam o Brasil, como referências à avenida paulista, detalhes urbanos e tribos indígenas. 
O roteiro, em meu ponto de vista, é o ponto mais forte do filme e meu preferido. Conta com uma história de um personagem bastante realista, azarado, o que faz com que pessoas possam se identificar com o personagem (como eu me identifiquei), se envolver e torcer para que as coisas melhorem na vida dele, entendendo algumas decisões e reações que o personagem leva ao longo do filme. A história te prende completamente e você não consegue prever perfeitamente o que pode ocorrer no desfechar do filme. 
Ao final do filme, recebemos uma importante mensagem de nunca desistir de seus sonhos, de suas esperanças e de sua vida, do seu amor e do que ama fazer, mesmo que pareça que você é o azar em pessoa, que nada nunca dará certo na sua vida. E uma coisa bastante peculiar do filme é que o antagonista de Lino, em meu ponto de vista, são dois: Vitor, que tenta se dar bem em cima dele, o culpando pelo crime ao usar a fantasia, e o próprio Lino. O desânimo e a falta de interesse em buscar uma vida melhor fez com que Lino se prejudicasse tanto quanto um personagem poderia fazer. Ele sempre se sabotava, acabava se deixando levar pelos coisas ruins e nunca olhava o lado bom dos acontecimentos em sua vida. Apenas no final ele percebe a “realidade” e passa a encarar a vida com outros olhos, superando todo esse desânimo e ‘’azar” que sempre teve. E quem o ajuda a enfrentar todo esse lado ruim e superar, melhorar, é nada mais nem menos que seu amigo mago, Don Leon, que está ao lado dele a partir do momento que parte naquela aventura em busca de uma cura. E claro, não podemos deixar de mencionar Juliana, que acaba amolecendo o coração de Lino e escolhendo ele como seu pai, independente da fantasia malfeita que ele tinha ou de quem ele era. 
Outro fato interessante do filme são as referências de animações, como Monstros S.A e a Era do Gelo, fora outras referências de cultura pop, como Harry Potter. 
A equipe que produziu Lino passou anos (em torno de 10 anos, quando o diretor teve a ideia e passou para a equipe de roteiro) arquitetando e criando a ideia do longa, mas desde o início o diretor, Rafael Ribas, já sabia exatamente que queria que Lino tivesse a voz de Selton Mello, pois era inspirado pelo dublador desde os tempos de A nova onda do imperador.
Em uma entrevista feita pelo grupo do Cinematecando, Rafael Ribas também conta um pouco de sua experiência no mercado de trabalho de animação no Brasil. Mencionando sobre a época em que produziu o longa O Grilo Feliz, comenta que havia bastante dificuldade em achar pessoas para os processos de criação da animação, dando o exemplo de que o que a pessoa sabia fazer,ela poderia fazer, já que a escassez de pessoas que sabiam lidar com animação era muito vasta. A única dificuldade maior que o diretor menciona é o fato de que o público, até mesmo brasileiro, não acredita que animações brasileiras possam ser realmente boas ou comparadas com outros grandes estúdios, como a Disney. E se o público não acredita, o filme acaba não indo bem como o esperado, prejudicando seus criadores, que passam a ser recusados por cinemas e patrocinadores. Pensando nesse problema que a equipe resolveu se dedicar ao máximo no trabalho para mudar esse ponto de vista que as pessoas têm com animações e filmes nacionais. Ele também menciona uma possível continuação para Lino, dizendo que já tem uma ideia projetada na cabeça para dar continuidade à história, com um Lino 2.
Curiosidades do filme: 
O filme tem 115 personagens ao todo
Mais de 3 mil cenas construídas
Lino, na forma de gato, teve mais de 1,6 milhão de pelos no corpo
Lino teve mais de 160 controladores do corpo do gato e mais de 70 blend shapes
A produção custou apenas 2,5 milhões de dólares.
Um outro fato bastante curioso que encontrei enquanto pesquisava sobre o filme é que ele foi criado pelo mesmo estúdio que fez o longa chamado O Grilo Feliz, uma animação simples, mas bastante cativante que fez parte da minha infância. Assim como em Lino, o Grilo Feliz também passa uma mensagem de não desistir de seus sonhos, da sua felicidade e esperança. E o mais importante, sempre ajudar e valorizar seus amigos e preservar a natureza. O Grilo Feliz é um personagem cativante, fofo, que usa sua música para animar a floresta, tornando-a viva. Entretanto, diferente de Lino, que pode cativar idades variadas, O Grilo Feliz já possui uma animação mais voltada para um público com faixa etária pequena. 
Em um outro vídeo, sobre o making off de Lino, feito pelo canal Raio Ômega, o diretor mostra cada etapa do projeto do longa, apresentando sua equipe e contando um pouco do que cada um fazia. Começando pelo concept art, que buscou vários tipos de referências junto do diretor, partindo para esboços até chegar ao design final, criando o model sheet para ajudar na etapa de modelagem. Também fazem a pesquisa de cores para texturização e para passar a emoção do filme, com o processo do color script. Na próxima etapa, os modeladores estudam os concepts e partem do princípio das formas primitivas para a modelagem dos personagens, blocando o personagem para depois dar todos os detalhes, com o máximo de polígonos que conseguirem para tornar o personagem mais real. Cada roupa também foi modelada junto do personagem, com versões diferentes, todas riggadas, tudo para tornar a animação mais perfeita possível. Assim que a modelagem é feita, a etapa de texturização é iniciada, onde um grupo pode começar a dar uma “capa” ao personagem, com toda a textura e cor necessária para o visual do personagem. Eles aplicam o UV no personagem, abrindo toda a malha do personagem da melhor forma, e aplicando a pintura e textura de cada parte, já deixando todos os detalhes de pelo, tons escuros e claros, para facilitar a etapa de renderização. Ainda teve também uma pessoa que foi responsável apenas pelo rig dos automóveis e outro para o rig dos personagens. Além disso, havia um pequeno grupo para a renderização do cenário, texturizando e iluminando. 
Assim que todos esses processos são finalizados, chega a última etapa: a renderização final das cenas com os personagens, analisando as cenas que são construídas e vendo a melhor forma de fazer a iluminação final da cena, como luzes de preenchimento. 
Feito isso, o projeto vai para a composição, onde aprimoram as cenas e os personagens para deixar o mais agradável possível. E, por fim, o projeto chega à edição. 
O filme certamente me fez dar boas risadas, é um filme divertido para todas as idades. Mesmo as piadas e acontecimentos mais bobos podem te fazer rir, de tão envolvido que você está na história. Após ter pesquisado tanto, percebi todo o trabalho e dedicação que o estúdio deu à essa animação, que com certeza merece todo o reconhecimento que conseguir. Eu desejo muito que a animação no Brasil cresça ainda mais, com mais filmes como este, e que todos parem e deem uma chance, porque quando se produz algo com carinho e dedicação, vale muito a pena. Foi um prazer ter assistido esse longa.

Continue navegando