Buscar

Prova corrigida farmacologia D1 e D2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova corrigida farmacologia D1 e D2
A farmacocinética estuda a absorção, distribuição, metabolismo e eliminação dos fármacos. Antes de um fármaco ser absorvido, tem que ser libertado da sua forma de dosagem e dissolvido nos fluidos biológicos. A disponibilidade, absorção, distribuição, metabolismo e eliminação estão associados a alguns fatores. 
Com base nas informações fornecidas, responda as questões:
Quais os principais fatores que influenciam de forma positiva e negativa em cada uma das fases, absorção, distribuição, metabolização e excreção da farmacocinética? (40%)
Na absorção  os fatores que influenciam são a solubilidade, ionização e concentração da droga, circulação sanguínea local, forma farmacêutica, taxa de dissolução, área de absorção. Na distribuição o fluxo sanguíneo tecidual, propriedades físico-químicas do fármaco, taxa de difusão, ligação em proteínas plasmáticas, volume de distribuição, meia-vida biológica. E na metabolização a concentração das enzimas, afinidade pelo fármaco, competição entre o fármaco e substâncias endógenas, fatores genéticos, fisiológicos e ambientais, inibição do sistema enzimático, indução do sistema enzimático. Na eliminação os fatores fisiológicos ou patológicos que afetam a função renal e a solubilidade.
Cite e comente pelo menos quatro características de um fármaco ideal. 
Características de um fármaco ideal seria ter eficácia, ou seja, desenvolver seu efeito farmacológico assim como desejado; especificidade fazendo com que atue somente no seu local de ação e assim impedindo a presença de efeitos adversos como consequência do uso do medicamento; fácil administração para que não cause nenhum incomodo ao paciente que está recebendo a medicação e seja facilmente reversível caso seja necessário.
Desenvolva um resumo abordando todo o assunto estudado a respeito da farmacocinética. (40%)
Os fármacos são absorvidos pelo organismo e eliminados dele por diversas vias. Eles agem em nosso organismo através dos mecanismos de absorção, distribuição, metabolismo excreção, causando ou não o efeito terapêutico esperado.
O sistema nervoso autônomo (SNA) é também chamado de  vegetativo ou involuntário, é constituído por grupos de células e fibras nervosas situados no interior do encéfalo e da medula espinhal, e por outros localizados fora do sistema nervoso central, constituindo os gânglios autônomos ou simpáticos.
Considerando o contexto acima, faça o que se pede nos itens a seguir.
Aponte qual a indicação dos agonistas beta 2, e quais os  efeitos colaterais desse fármaco, e por qual motivo eles ocorrem. (40%)
Os agonistas beta 2 adrenérgicos são indicados para a amenizaçãodos sintomas de crises de asma pois têm efeito de broncodilatação, porém podem ocasionar taquicardia como efeito colateral ao se ligarem aos receptores beta 1 adrenérgicos, pois causam aumento da frequência e da força de contração no músculo cardíaco, aumentando o débito cardíaco.
Descreva o mecanismo de ação da atropina, e como ela pode ser aplicada na intoxicação por organofosforados. (40%)
A atropina é um antagonista muscarínico que acarreta midríase e pode ser utilizada junto com a pralidoxima no envenenamento por organofosforados, pois são inibidores da acetilcolinesterase, aumentando a quantidade de acetilcolina capaz de conectar aos receptores muscarínicos.
O propranolol é compreendido em qual classe de drogas e quais os efeitos previstos pelo uso deste medicamento? (20%)
O propranolol é classificado como bloqueador beta adrenérgico e diminui a frequência e força de contração, acarretando em diminuição do débito cardíaco.

Continue navegando

Outros materiais