Buscar

Anatomia Do Aparelho Locomotor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Anatomia Do Aparelho Locomotor
1.Sabemos que os musculos da mastigação fazem movimentos de elevação da mandibula e que para realizarmos o abaixamento precisamos promover a ativação de um outro grupo de musculos. Quais são esses musculos?
Resposta: M. Masseter , M. Temporal , M. Pterigóideo medial , M. Pterigóideo lateral
2.Ao fazermos nossas refeições, realizamos movimentos mastigatorios, que envolvem a elevação da mandíbula e tambem para a ingestão dos alimentos, temos que realizar o movimento de abaixamento da mandibula (abertura de boca). No grupo de musculos da mastigação, apenas um deles não realiza a elevação da mandibula. Qual é esse musculo?
Resposta: Pterigóideo lateral
3.Quantos são os pares de costelas e como se apresentam divididos? Explique sua responsta?
Resposta: As costelas são em número de 12 pares. 7 Pares Verdadeiras: Articulam se diretamente ao esterno,3 Pares Falsas Propriamente Ditas: Articulam-se indiretamente (cartilagens),2 Pares Falsas Flutuantes: São livres
4.Quais os ligamentos e componentes ósseos da ATM?
Resposta: ligamento esfenomandibular, ligamento temporomandibular,ligamento estilomandibular
5.Um fisioterapeuta testa um músculo de um paciente pedindo para que ele realize a adução de ombro contra uma resistência imposta pelo próprio terapeuta.O músculo testado em questão é:
Resposta: Peitoral Maior
6. Ike et AL. (2010) avaliaram o efeito do exercício resistido de membros superiores, em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) de moderada e muito grave, no ganho de força e na capacidade funcional. Doze pacientes com DPOC foram divididos em dois grupos: controle (GC) e treinado (GT). O GT realizou treinamento de força. Após o treinamento, verificou – se aumento significativo da força muscular no GT (aumento de 52% na força dos músculos peitorais e 22% na força dos grandes dorsais), porém não houve melhora da funcionalidade respiratória. Analise as seguintes afirmativas:
I – Ganho de força muscular não significa sempre uma melhora da funcionalidade. II – De acordo com o estudo de Ike ET AL., é certo que pacientes com DPOC se beneficiarão com um programa de musculação. III – Músculos como o grande dorsal e peitoral possuem relação biomecânica com o tórax/dorso.
Marque a alternativa correta:
A Apenas a afirmativa I esta correta. B Apenas a afirmativa II esta correta. C Apenas a afirmativa III esta correta. D As afirmativas I e II estão corretas. E As afirmativas I e III estão corretas.
7.Um jogador da seleção de vôlei sofreu lesão de um músculo do manguito rotador do ombro que participa da abdução do braço, o músculo lesionado foi:
A Redondo maior B Supra espinhal C Infra espinhal D Subescapular E Redondo menor
8.Cite as curvaturas da coluna vertebral.
Resposta: Cervical= Lordose Torácica= Cifose Lombar= Lordose Pélvica= Cifose 
Quando uma destas está aumentada, chamamos de HIPERLORDOSE OU HIPERCIFOSE. (FUNÇÃO= Suportar o peso do corpo, proteger a medula espinhal e os nervos espinhais.) 
9.Um paciente de 53 anos procura um acumpunturista para tratar uma dor que ele sente há dez anos nas costas. O profissional o examina e depois decide inserir uma agulha em um ponto específico no dorso do paciente, que se localiza próximo (1 mm medialmente) ao ângulo medial da escápula e da origem da espinha da escápula. Quais são os músculos que serão agulhados pelo acumpunturista?
Resposta: Músculo Trapézio e Músculo Rombóide
10.“Os efeitos da fratura unilateral do arco zigomático no crescimento facial foram avaliados através de mensurações cefalométricas. Fratura com desvio medial no lado direito foi realizada em ratos com um mês de idade. Os animais foram sacrificados com três meses de idade e sua mandíbula foi desarticulada. O crânio foi submetido à tomada radiográfica axial e as hemimandíbulas à norma lateral. As mensurações foram realizadas através de um sistema de computador. Foi verificada diferença significativa a menor para a altura do corpo e do ramo da mandíbula. Não houve diferença significativa para a profundidade da fossa infratemporal, bem como para as diversas mensurações na maxila e para o comprimento mandibular. A tendência de retorno do arco zigomático com desvio à sua posição foi confirmada”.
O presente estudo observou alterações na mandíbula e outros ossos do crânio após fratura no osso zigomatico. Responda: Quais são os ossos que se articulam com o osso zigomático?
Resposta: Osso frontal, nasal, maxilar e temporais.
11.Os músculos do crânio são divididos entre os da face e os da mastigação, que possuem inervações específicas. Quanto aos músculos da mastigação, são eles:
A bucinador, temporal, esternocleidomastódeo, masseter; inervados pelo n. Facial. B bucinador, temporal, masseter, pterigóideos lateral e medial; inervados pelo n. Trigêmio (nervo maxilar). C temporal, masseter, pterigóideos lateral e medial; inervados pelo n. Trigêmio (nervo mandibular). D masseter, milohióideo, temporal e digástrico; inervados pelo n. Facial. E masseter, plastima, temporal e digástrico; inervados pelo n. Orbicular.

Outros materiais