Buscar

MATERIAL DE ESTUDO TECNICAS TERAPEUTICAS MANUAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MATERIAL DE ESTUDO
• CYRIAX
- Massagem Profunda Transversal (MTP), criada por James Cyriax, foi um dos primeiros tratamentos manuais propostos para distúrbios do tendão. É uma manipulação usada para tratar os tecidos moles do organismo. Consiste em técnicas que agem atuando no tecido fibroso dos músculos, tendões e ligamentos (tratando lesões, mais indicado para tendinopatias). 
- Aplicasse com o dedo maior em cima do dedo indicador fazendo pressão e com a ajuda do polegar, formando um C na mão com os dedos, pode ser aplicado com o cotovelo ou as pontas dos dedos. Aplicasse no sentido transversal sobre o ventre muscular. É indicado que o MTP seja feito 10min. em um intervalo de 48h observando a respiração correta do pct, e o relato dos pcts em questão da dor durante os procedimentos realizados e com o objetivo do fisioterapeuta em questão (Stasinopoulos e Johnson, 2007). Feita por 15min. por 2 ou 3 vezes por semana.
- Tem o objetivo de: restaurar ou manter a elasticidade e mobilidade dos músculos, combater a aderência fibrosa. Também pode ser utilizado como forma de prevenção de uma futura lesão, permitindo uma reestruturação dos tecidos, aumento da circulação uma analgesia temporária e aumento da amplitude de movimento (Jalez, 2017).
- É contraindicado, em lacerações musculares agudas (sobretudo hematomas intramusculares), articulações agudamente inflamadas, doenças de pele (sobretudo dermatite aguda, psoríase, ou qualquer infecção cutânea comunicável) na área a ser tratada, vasos sanguíneos lesionados ou enfermos (sobretudo tromboflebite e trombose venosa profunda) na área a ser tratada, em neoplasia e tuberculose, infecções bacterianas e em articulações.
• MOBILIZAÇÃO ARTICULAR
	- Técnica manual que busca restaurar o movimento artrocinemático de deslizamento e alongamento. O tecido conjuntivo envolta que possua contratura ou aderências, combatendo assim a hipomobilidade.
• MOBILIZAÇÃO INTRA ARTICULAR (MIA)
	- Movimentos que ocorrem entre as superfícies articulares e também a dispensabilidade, ou quanto a cápsula “cede”, permitindo movimentos ósseos. Demonstráveis passivamente, mas não podem ser realizados pelo paciente. Separação, deslizamento, compressão, rolamento, circundução, côncavo convexo.
• MAITLAND
	- Reside na avaliação manual dos movimentos fisiológicos (osteocinemáticos) e acessórios (artrocinemáticos) articulares. É um conjunto de níveis articulares para reestabelecer a artrocinemática da articulação e permitir o ganho da ADM e alívio de dor. Não respeita a angulação das facetas articulares das vértebras, mas respeita a regra do côncavo convexo. É uma técnica manual realizada por meio de movimentos oscilatórios nas articulações sendo graduada em graus conforme sua amplitude em relação ao limite do movimento articular.
Mobilização (oscilação rítmicas e passivas), manipulação (alta velocidade a partir do limite da amplitude.
Grau I	> movimento minúsculo no início do arco.					(DOR, 30 vs por min.)
Grau II	> movimento grande sem dor e no meio do movimento.			(DOR, 30 vs por min.)
Grau III	> movimento grande no final do arco.						(ADM, 60 vs por min.)
Grau IV	> movimento minúsculo no final do movimento (e um pouco além).		(ADM, 60 vs por min.)
Grau V	> movimento minúsculo de alta velocidade no ½ do arco até o fim do arco. 	(TRUST)
• MULLIGAN
> Fisioterapeuta Neozelandês Brian Mulligan na dec. 70. Terapia do movimento sem dor.
- Baseia-se na teoria da falha posicional, pois quando temos uma lesão ou injúria, a articulação pode assumir uma posição ligeiramente anormal, muitas vezes invisível em exames, e estas pequenas falhas posicionais levariam a restrições de movimento resultando em dor. Neste conceito as mobilizações são realizadas com carga, combinando movimentos passivos e ativos, e de maneira totalmente indolor.
- Se caracteriza por movimentos articulares sem dor. Criou 2 tipos de movimentos: NAGS e SNAGS, e MWM.
> NAGS (deslizamento neural da apófise), 		> SNAGS (deslizamento sustentado neural da apófise),
> MWM (mobilização com movimento), 		> THRUST (manipulação rápida).
	- NAGS- deslizamento apofisario natural, indicada para o uso na coluna torácica e cervical superior, são técnicas oscilatórias executadas paralelas aos da articulação faceta.
	- SNAG- mobilizações sustentadas com movimento ativo, são aplicadas a todas articulações espinhais, caixa torácica e a articulação sacrilíaca fornecendo um método para melhorar amplitudes articulares restritas quando os sintomas são induzidos pela movimentação.
	- MWM- são mobilizações com movimento, são a terminologia usada para aplicar em deslizamento acessório a um movimento ativo da articulação periférica.
• TÔNUS
	- Tensão involuntária podendo haver hiperestesia. Estado de contração leve do músculo em repouso.
> Hipotonia (pouco tônus muscular): flacidez muscular, falha no motor neurônio inferior, hipotrofia e atrofia, diminuição dos reflexos, distúrbios da fala, postura incorreta. Presente em patologia como: PC, AVE/AVC (fase aguda), Síndrome de Down, Síndrome de Prader-Willi, Doença de Tay-Sachs, Trissomia do 13.
> Hipertonia (aumento do tônus muscular): alta tensão muscular, movimento passivo resistido, falha no motor neurônio superior, aumento na dor reflexo tendineo. Presente em patologias como: AVE/AVC (fase crônica), Hipertonia piramidal (espasticidade / sinal de canivete), Hipertonia extrapiramidal (rigidez / sinal de roda denteada), Parkinson.
• OSTEOPATIA
	- Teoria de que o corpo é capaz de criar seus próprios medicamentos contra doenças quando está equilibrado em sua estrutura e conta com condições ambientais favoráveis e nutrição adequado. A estrutura determina a função. a unidade do corpo tem a capacidade de se manter em equilíbrio e de se auto curar.
• AVALIAÇÕES
Triagem, anamnese, inspeção, teste de força com palpação, teste de Lesegue, IAP, etc.
• TESTE DE LESEGUE
- Na manobra de Lasegue, o paciente refere uma forte dor inconfundível quando na presença de uma hérnia discal em nível de L4-L5 ou L5-S1 ou ainda no quadro da pseudociática, na qual o músculo piriforme está contraturado e “prende” o nervo ciático quando este atravessa o seu ventre.
- O teste de Lasegue é utilizado para avaliar dor lombar associada a ciatalgia, seja compressiva ou inflamatória. O teste é composto por duas etapas: primeiramente com o paciente em decúbito dorsal, eleva-se o membro com o joelho em extensão até o momento em que o paciente apresentar dor, usualmente por volta de 70º por tensão do ciátio, quando então se flete o quadril e o joelho lentamente para se afastar dor por patologia do quadril. Realiza-se então a mesma manobra no membro contra-lateral. É positivo quando o paciente queixa dor lombar e no membro inferior a partir dos 30º de elevação. A manobra contra-lateral com presença de dor no membro afetado ajuda confirmar a suspeita de compressão radicular.
• POMPAGEM
	- Manobras utilizadas para relaxar a musculatura em torno das articulações. Estas manobras são realizadas de forma precisa e têm determinadas características que proporcionam relaxamento da musculatura estática. Atua sobre o tecido conjuntivo e, portanto, sobre as fáscias musculares (vide liberação miofascial). Foi desenvolvida pelo osteopata americano Cathie e resgatada mais tarde pelo osteopata francês Marcel Bienfait.
- Seu objetivo é restabelecer a elasticidade e comprimento ideal das fáscias e, por conseguinte, dar mais liberdade para os músculos nelas contidos, estimular a circulação, aumentar o espaço articular e nutrir suas cartilagens. É coadjuvante no tratamento e prevenção de encurtamentos e retrações musculares, desvios posturais e doenças articulares, notadamente a artrose. Tem efeito altamente relaxante. Consiste em tensionar (no sentido de uma tração muito sutil) de maneira lenta e progressiva o segmento corporal a ser tratado, mantendo a tensão por alguns segundos, para em seguida relaxá-la progressivamente.
• RPG (REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL)
	- É uma técnica eficaz na prevençãoe/ou tratamento de dores e alterações posturais abordando o indivíduo de forma global e não apenas mantendo o foco do trabalho na queixa localizada deste paciente. Através das inter-relações da respiração com os músculos e o esqueleto humano, este método trata as desarmonias do corpo humano levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente, já que cada organismo reage de maneira diferente às agressões sofridas. A RPG baseia-se em três princípios fundamentais:
> Individualidade: Cada ser humano é único e reage de forma diferente;
> Casualidade: A verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma (causa/consequência);
> Globalidade: Deve-se tratar o corpo como um todo, buscando identificar as responsabilidades das retrações musculares nas patologias musculoesqueléticas.
	CADEIAS MUSCULARES
	MÚCULOS
	CADEIA RESPIRATÓRIA
	•Peitoral menor •Escalenos
•Esternocleidomastóideo •Intercostais
•Diafragma
	CADEIA POSTERIOR
	Músculos da perna, da coxa e da coluna:
•Gastrocnêmio •Sóleo
•Poplíteo •Ísquios tibiais 
•Glúteo máximo •Grupo superficial e profundo da coluna
	CADEIA POSTERIOR
	Músculos da planta do pé:
•Abdutor do hálux •Adutor do hálux
•Flexores do hálux •Flexores dos dedos
	CADEIA ANTERIOR INTERNA DA BACIA
	•Ilíaco •Psoas maior e menor 
•Pectíneo •Grácil 
•Adutores
	CADEIA ANTERIOR DO BRAÇO
	• Músculos da região tenar e hipotenar •Deltóide 
•Flexores de cotovelo •Pronador redondo 
•Flexores do carpo e dos dedos • Trapézio 
	CADEIA ANTERIOR INTERNA DO OMBR
	•Peitoral maior •Coracobraquial
•Subescapular

Continue navegando