Buscar

Módulo 1 ao 8 resposta organização do estado

Prévia do material em texto

,Módulo 1
1Com base no critério da estabilidade, a Constituição Federal de 1988 pode ser classificada como
rígida, pois só é alterável mediante a observância de processos mais rigorosos e complexos do que os vistos na elaboração de leis comuns.
2Hans Kelsen sempre defendeu que o estudo dos fatores sociais em uma dada sociedade não compete ao jurista e que a Constituição é considerada norma pura, puro dever-ser. Com base na classificação das constituições, é correto afirmar que Hans Kelsen está associado à teoria da constituição em seu sentido:
jurídico.
3A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (CF) caracteriza-se por ser:
escrita e rígida.
4  A Constituição que é votada por uma Assembleia composta de representantes do povo e que admite ser modificada, exigindo, porém, um processo legislativo mais solene e dificultoso do que aquele seguido para a edição de leis ordinárias é chamada de:
Constituição promulgada e rígida.
5O Constitucionalismo do Estado Novo, no Brasil, apresentou como características:
A outorga de uma Constituição, em 1937, que dava amplos poderes ao Presidente da República para fechar ou manter sem funcionamento o Congresso Nacional e pela via dos decretos-leis, governar como única fonte de poder legislativo.
6Sobre a evolução histórica do constitucionalismo no Brasil, é INCORRETO afirmar:
De acordo com a Constituição de 1967, a administração pública federal era representada em juízo pela Consultoria Geral da União.
 
MÓDULO 2
1A Constituição Federal estabelece que, em determinadas situações, projetos de lei aprovados pelo legislativo devem ser ratificados pela vontade popular.
Essas normas realizam o princípio fundamental da:
DEMOCRACIA
2Sobre os fundamentos da República Federativa do Brasil é incorreto afirmar que:
Todos os preceitos que identificam o regime adotado como democrático são bens reveladores da ideia de Direito ou da ordem de valores acolhida na constituição, refletindo-se, contudo, apenas indiretamente nas normas atributivas de direitos e, portanto, não se impondo diretamente ao intérprete e aplicador das normas constitucionais e legais;
3Considerando o que dispõe a Constituição Federal de 1988 (CF) acerca de princípios fundamentais, assinale a opção correta:
Constitui objetivo fundamental da República Federativa do Brasil, expresso no texto constitucional, a construção de uma sociedade livre, justa e solidária.
4Em relação à República Federativa do Brasil, considere:
1. A dignidade da pessoa humana é um dos seus fundamentos.
II. A promoção do bem de todos - sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação - constitui um de seus objetivos fundamentais.
III. O repúdio ao racismo deverá reger as suas relações internacionais.
.
Está correto o que se afirma APENAS em
1,2 E 3
5 Em relação à República Federativa do Brasil, considere:
1. É formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal.
II. Constitui - se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos, dentre outros, a soberania, a cidadania e a dignidade da pessoa humana.
III. Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituição Federal.
Está correto o que se afirma APENAS em:
1,2 E 3
6 A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos os que estão elencados no artigo 1.º da Constituição Federal. Dentre os referidos fundamentos, é correto citar a:
soberania e os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.
MÓDULO 3
1Na Constituição Federal de 1988, o Município é uma pessoa jurídica de direito público interno, que possui autonomia, caracterizada por sua capacidade de
auto-organização, autogoverno, autoadministração e autolegislação.
 
2A organização político-administrativa brasileira compreende:
Apenas a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos da Constituição Federal.
3Elaborar e executar planos nacionais e regionais de ordenação do território e de desenvolvimento econômico e social compete
à União.
 
4Ao Estado Federado pertence(m), desde que localizado(s) em seu território ou na extensão do seu litoral:
as terras devolutas não compreendidas entre as da União.
5Assinale a opção correta no que se refere à organização político- administrativa.
Segundo a CF, a faixa de até cento e cinquenta quilômetros de largura, ao longo das fronteiras terrestres, é considerada essencial para a defesa do território nacional.
6Assinale a opção correta no que se refere à organização político- administrativa
Segundo a CF, a faixa de até cento e cinquenta quilômetros de largura, ao longo das fronteiras terrestres, é considerada essencial para a defesa do território nacional.
 
Módulo 4
1No que se refere ao Ministério Público, assinale a opção correta.
O Conselho Nacional do Ministério Público é composto por quatorze membros nomeados pelo presidente da República, após aprovação do Senado Federal.
2Assinale a opção correta acerca das funções essenciais à justiça, conforme dispõe a CF.
A representação da União, na execução da dívida ativa de natureza tributária, cabe à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.
3 Nos Municípios, cabe a Lei Orgânica disciplinar a iniciativa popular, segundo os parâmetros estabelecidos pela Constituição, que estabelece:
a iniciativa popular de projetos de lei de interesse específico do Município, da cidade ou de bairros, por meio de manifestação de, pelo menos, 5% (cinco por cento) do eleitorado.
4A respeito do Conselho Nacional de Justiça, assinale a alternativa correta.
Tem como função apreciar a legalidade dos atos administrativos praticados por membros do Poder Judiciário.
5A respeito dos poderes Executivo e Legislativo, assinale a opção correta.
O Tribunal de Contas da União detém a competência para a iniciativa de lei que trate sobre sua lei orgânica, suas atribuições, competências, cargos e servidores.
6São poderes ou órgãos que existem, obrigatoriamente, na União, nos Estados e em todos os Municípios
Poder Executivo e Poder Legislativo;
Módulo 5
1Com relação à defesa do Estado e das instituições democráticas, assinale a alternativa correta
A apuração de infrações penais cometidas contra os interesses de empresa pública federal insere-se no âmbito de atribuição da Polícia Federal.
2Nos moldes da Constituição Federal, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares, incumbem:
às Polícias Civis.
3Dentre as medidas passíveis de adoção na vigência do estado de sítio decretado em caso de comoção grave de repercussão nacional, NÃO se inclui a possibilidade de:
restrição relativa à difusão de pronunciamentos de parlamentares, efetuados em suas Casas legislativas, ainda que tenha sido liberada pela Mesa respectiva.
4Considerando as disposições constitucionais a respeito da organização do Estado, pode-se dizer que é instrumento de manutenção da unidade do pacto federativo, apto a impedir a desagregação da Federação
A intervenção federal
5No que concerne à defesa do Estado e das instituições democráticas e da ordem social, assinale a opção correta.
	
	
É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no país, ressalvados os casos legalmente previstos.
6Assinale a opção correta no que diz respeito à defesa do Estado e das instituições democráticas, conforme disposição constitucional
A CF admite restrições ao direito de sigilo de comunicação telegráfica e telefônica durante o estado de defesa.
Módulo 6
1. Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir os seguintes tributos:
Apenas I, II e IV.
impostos.2. taxas, em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição. IV. contribuição de melhoria, decorrente de obras públicas.
2Sobre o Sistema Tributário Nacional, de acordo com a Constituição Federal, considere: 2 e 3 corretas
II. É vedado aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer diferença tributária entre bens e serviços, de qualquer natureza, em razão de sua procedência ou destino.
III. É vedado à União instituir isenções de tributos da competência dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios.
3No que tange às normas constitucionais reguladoras do Sistema Tributário Nacional, assinale a opção correta.
Competem à União, em território federal, os impostos estaduais.
4Compete aos Municípios, de acordo com a Constituição Federal, instituir impostos sobre:
transmissão "inter vivos", a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos a sua aquisição.
5As taxas, como modalidade tributária, segundo a Constituição Federal, são cabíveis:
em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição.
6Acerca do Sistema Tributário Nacional e das regras constitucionais relacionadas às finanças públicas, assinale a opção correta.
Os estados não podem cobrar o imposto sobre propriedade de veículo automotores de veículos de propriedade de autarquia pública federal prestadora de serviço público, pois a CF estabelece, para casos como esse, a imunidade recíproca.
Módulo 7
1A ordem econômica é fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa. Em relação a esta afirmação, aponte a alternativa correta
Uma das finalidades da ordem econômica é dar tratamento favorecido às pequenas empresas, desde que sejam constituídas de acordo com a lei nacional e tenham sua sede e administração no Brasil.
2São princípios gerais da atividade econômica brasileira:
a defesa do consumidor, a defesa do meio ambiente e a livre concorrência.
3“Art. 170. A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social”. A respeito da ordem econômica e social disposta na Constituição, assinale a alternativa correta.
Pode-se dizer que a atuação do Estado na economia se sujeita ao princípio da subsidiariedade.
4Prevê a Constituição Federal que deverá ser editada lei que estabelecerá o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias que explorem atividade econômica de produção ou comercialização de bens ou de prestação de serviços. Tal lei deverá prever:
a sujeição ao regime jurídico próprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigações civis, comerciais, trabalhistas e tributários.
5Acerca da Ordem Econômica e Financeira, conforme disciplinada pela Constituição Federal de 1988, é correto afirmar que:
é assegurado a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização dos órgãos públicos, salvo nos casos previstos em lei.
6Nos termos da ordem econômica instituída e regulada pela Constituição Federal de 1988, é correto afirmar que:
há a consagração de uma economia de mercado, de natureza capitalista;
módulo 8
1. A previdência social, de acordo com a Constituição Federal, será organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial, fixadas, dentre outras, as seguintes regras?
para efeito de aposentadoria, é assegurada a contagem recíproca do tempo de contribuição na administração pública e na atividade privada, rural e urbana, hipótese em que os diversos regimes de previdência social se compensarão financeiramente, segundo critérios estabelecidos em lei.
2Acerca dos princípios do Sistema Nacional de Cultura, assinale a alternativa correta.
Ampliação progressiva dos recursos contidos nos orçamentos públicos para a cultura e transversalidade das políticas culturais são princípios do Sistema Nacional de Cultura.
3Assinale a alternativa correta quanto à concessão, permissão e autorização para radiodifusão e programação de emissoras, à luz da Constituição Federal.
A produção e a programação das emissoras de rádio e televisão atenderão aos seguintes princípios: preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas; promoção da cultura nacional e regional e estímulo a` produção independente que objetive sua divulgação; regionalização da produção cultural, artística e jornalística, conforme percentuais estabelecidos em lei, e respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família.
4De acordo com a Constituição Federal, as ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e constituem um sistema único:
ao qual compete, dentre outras atribuições, participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunubiológicos, hemoderivados e outros insumos.
5Considerando a disciplina constitucional para a proteção da família, da criança, do adolescente, do jovem e do idoso, assinale a opção CORRETA:
A lei estabelecerá o plano nacional de juventude, de duração decenal, visando à articulação das várias esferas do poder público para a execução de políticas públicas.

Continue navegando