Buscar

avaliação presencial 2017 1

Prévia do material em texto

Uninassau 
COMUNICAÇÃO E EXPRE SSÃO 
 PROFESSOR (A): 1. A Comunicação só poderá existir quando duas ou mais pessoas estiverem interagindo em torno de uma mensagem, seja ela escrita ou oral por canais, como rádio, telefone, carta, etc. Para que haja comunicação, é necessária a interação de vários elementos. Sobre os elementos da comunicação, assinale a alternativa que corresponde ao veículo que permite a transmissão da mensagem. 
 a) Emissor. 
b) Receptor. 
c) Canal. 
d) Mensagem. 
e) Ruído. 
Alternativa correta: Letra C. 
Identificação do conteúdo: Modelo Comunicativo (Unidade 1). 
Comentário: A partir da análise do texto e os elementos que compõem o referido modelo, a letra C responde corretamente ao solicitado. O “Canal” corresponde ao veículo que permite a transmissão da mensagem. 
 2. Quanto à concordância verbal, a alternativa em que o verbo grifado pode ficar no singular ou no plural é: 
 a) Se não houvesse “tantas solicitudes desastrosas”, os idosos seriam mais felizes. 
b) Passam, rapidamente, os anos e a juventude. 
c) Pedro, Paulo e João, ninguém faltou ao dever. 
d) Se existissem mais filhos dedicados, a velhice seria menos difícil. 
e) Passará, por todos nós, o céu e a terra, mas a integridade do homem não passará. 
Alternativa correta: Letra E. 
Identificação do conteúdo: (Unidade 2). 
Comentário: A resposta correta é a le tra E, pois o sujeito é composto e es tá posposto ao verbo (o céu e a terra), sendo assim o verbo pode ficar no plural, c oncordando com todos os núcleos, ou no singular, concordando com o núcleo mais próximo (céu).
3. Leia o texto abaixo: 
 Asa branca, composição de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, é uma das canções mais conhecidas da história da música brasileira. Transcrevemos dela a quarta estrofe, procurando “imitar” a pronúncia das palavras na gravação do próprio Luiz Gonzaga: 
 Hoje longe muitas légua, 
Numa triste solidão, 
Espero a chuva caí de novo, 
Pra mim vortá pro meu sertão. 
 
Em algumas gravações mais recentes, porém, os intérpretes de Asa branca preferiram alterar a variantelinguística empregada por Luiz Gonzaga, cantando: 
 Hoje longe muitas léguas, 
Numa triste solidão, 
Espero a chuva cair de novo, 
Para eu voltar para o meu sertão. 
 
Comparando os dois textos e considerando que o narrador de Asa branca é um típico retirante nordestino, podemos inferir que: 
 a) A gravação de Luiz Gonzaga se vale de registros linguísticos incompatíveis com a situação de comunicação apresentada na canção. 
b) A versão mais formal da letra da canção é mais persuasiva, já que respeita o padrão culto da língua e por isso atinge mais falantes. 
c) Ambas as versões de Asa branca produzem os mesmos efeitos, já que essas sutilezas gramaticais não interferem na produção do sentido. 
d) A gravação de Luiz Gonzaga emprega uma variante linguística mais coerente com o tema da canção. 
e) A segunda versão da letra se vale de uma variante linguística típica de alguém que está diante do problema da seca no nordeste. 
Alternativa correta: Letra D. 
Identificação do conteúdo: A questão apresentava o contexto das variedades linguísticas, assim como a língua padrão e, sobretudo as transformações da língua (Unidades 3 e 4). 
Comentário: A letra D responde corretamente, já que a gravação original de “Asa Branca”, ao empregar uma variante linguística tipicamente popular produz um efeito de aproximação com o universo social dos retirantes nordestinos. 
Assim, a versão “original” da letra é mais coerente com o tema da canção. 
 4. De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, no que se refere à concordância verbal e nominal, as lacunas do texto devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com: 
 “Os esgotos _______________ grandes causadores de poluição, pois ao não receberem o tratamento adequado, liberam à natureza diversos poluentes que _____________ a deterioração dos rios, lagos e oceanos. 
É no esgoto, também, que se _______________ bactérias, vírus e larvas de parasitas, considerados nocivos.” (http://www.educaca o.cc/amb iental/causas -da-poluiçao- ... Adaptado) 
 a) são considerado … provoca … encontram 
b) é considerado … provoca … encontram 
c) são considerados … provocam … encontram 
d) são considerados … provoca … encontra 
e) é considerado … provocam … encontra 
 Alternativa correta: Letra C. 
Identificação do conteúdo: (Unidade 2). 
Comentário: De acordo com o texto temos: V – “Nenhuma outra (...) se iguala a nossa em termos de sobrevivência e proliferação”; F – Não há menção para essa observação. Há que se inferir, deduzir, de acordo com a leitura; V – Viver fora do ecossistema só poderia nos dar a capacidade de sobrevivência; F – O processo de seleção não limita, mas sim nos dá condição de mobilidade e sociabilidade; V – No texto: “E tudo s e deve à agricultura” e F – O processo de seleção é o principal resultado da não-extinção da espécie. 
 7. Leia o cartum a seguir e escolha a resposta adequada ao que se pede. 
 Ao aliar linguagem verbal e não verbal, o cartunista constrói um interessante texto com elementos da intertextualidade. 
 Sobre o cartum de Caulos, analise as proposição abaixo: 
 I. A linguagem verbal é desnecessária para o entendimento do texto. 
II. Linguagem verbal e não verbal são necessárias para a construção dos sentidos pretendidos pelo cartunista. 
III. O cartunista estabelece uma relação de intertextualidade com o poema “No meio do caminho”, de Carlos Drummond de Andrade. 
IV. O cartum é uma crítica ao poema de Carlos Drummond de Andrade, já que o cartunista considera o poeta pouco prático. 
 Está correto o que se declara em:
a) I e IV estão corretas. 
b) II e III estão corretas. 
c) Todas estão corretas. 
d) II e IV estão corretas. 
e) Apenas I está correta. 
Alternativa correta: Letra B. 
Identificação do conteúdo: A questão apresentava o contexto das situações reais de comunicação e li nguagem e, sobretudo as transformações da língua/linguagem, assim como a construção de sentido fazendo as devidas interseções com os pressupostos das Linguagens Verbais e Não Verbais (Unidades 1, 2 e 3). 
Comentário: Estão corretas as proposições II e III, já que a Linguagem Verbal, ne ste caso, é necessária para o entendimento do texto (proposição I) e o cartum não é uma crítica ao poema, ele estabelece intertextualidade com o poema (proposição IV). 
 8. Leia a tirinha a seguir e escolha a resposta adequada ao que se pede. 
 I. Para a compreensão do texto, é preciso ativar o conhecimento de mundo do leitor para que entenda a alusão feita da nota vermelha com os demais discursos apresentados nos balões de fala; 
II. Como se trata de um gênero textual de humor, o contexto não interfere na construção de sentido; 
III. A comunicação é efetivada no último quadrinho, sem interferência, uma vez que o texto “...esta noite está chovendo no meu vale...” foi elaborado com uma linguagem no seu sentido real. 
Está(ão) correta(s): (s): 
 a) I, II e III. 
b) I e III. 
c) Somente a I. 
d) II e III. 
e) I e II. 
Alternativa correta: Letra C. 
Identificação do conteúdo: A partir da leitura e análise crítica da tirinha e das proposições, fazendo as devidas interseções com os pressupostos da Interpretação de Texto, assim como Coesão e Coerência (Unidades 3 e 4). 
ANALISAR E INTERPRETAR TEXTOS, TEMASE SITUAÇÕES DO COTIDIANO DE FORMA CRÍTICA, 
ESTABELECENDO SUA RELAÇÃO COM A REALIDADE E OS PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO). 
Comentário: A alternativa certa é a letra C, já que explicita a perspectiva da relação da tirinha e sua construção de sentido. 
 A partir da leitura dos textos I e II, é correto afirmar que, no texto: 
 a) I, a expressão Vida de Cachorro tem sentido de Vida Sofrida. 
b) II, a frase Você tem licença? está empregada com sentido figurado. 
c) II, a forma verbal acompanhe, empregada pelo fiscal, tem como sinônimo “execute o acompanhamento instrumental”. 
d) II, a forma verbal "acompanhe" assume sentidos diferentes para o fiscal e para o músico. 
e) I, a frase “EU LEVO UMA VIDA DE CACHORRO!” foi empregada, no contexto, com sentido figurado, significando Vida Indesejável. 
Alternativa correta: Letra D. 
Identificação do conteúdo: A questão apresentava o c ontexto das situações reais de comunicação e linguagem e, sobretudo as transformações da língua/linguagem, assim como a construção de sentido (Unidades 1 e 3). 
Comentário: A letra D responde corretamente a referida análise.
 
 9. A visão sistêmica exclui o diálogo, de resto necessário em uma sociedade na qual a forma de codificação das relações sociais encontrou no dinheiro uma linguagem universal. A validade dessa linguagem não precisa ser questionada, já que o sistema funciona na base de imperativos automáticos que jamais foram objetos de discussão dos interessados. 
 Levando em consideração que as expressões destacadas no texto contribuem para a progressão temática, infere-se que tais termos fazem referência, respectivamente, a: 
 a) Sociedade e linguagem. 
b) Codificação e linguagem. 
c) Forma e validade. 
d) Forma e questionada. 
e) Sociedade e validade. 
Alternativa correta: Letra A. 
Identificação do conteúdo: A partir da leitura e análise crítica do texto, fazendo as devidas interseções com os pressupostos da Heterogeneidade da Língua, assim como a Coesão e Coerência (Unidades 1 e 4). 
Comentário: A alternativa correta é a letra A, já que explicita a perspectiva da relação do texto e sua construção de sentido. 
 10. Leia os textos a seguir para responder à questão. 
 Texto I 
 Texto II 
 Anedota 
Um músico mambembe resolve ganhar algum dinheiro tocando sanfona no meio da praça. Aparece um fiscal e o interrompe: – Você tem licença? 
– Não. 
– Então me acompanhe. 
– Claro. E que música o senhor vai cantar? 
(Brasil: almanaque d e cultura popular. São Paulo, n.97, maio 2007. In : Maria Luiza M. Abaurre e o utras. Ed. Moderna, vol. 3. Po rtuguês: contexto, interlocução e se ntido)

Continue navegando