Buscar

REVISÃO DE PESQUISA E OPINIÃO MERCADOLÓGICA

Prévia do material em texto

RESUMÃO PESQUISA DE OPINIÃO E MERCADOLÓGICA
Dados primários: São aqueles que ainda não foram antes coletados. Eles são pesquisados com o objetivo de atender às necessidades específicas da pesquisa em andamento. São utilizadas no processo de segmentação do mercado.
Dados secundários: São dados já publicados anteriormente que não foram coletados em prol da pesquisa em questão, mas que estão disponíveis para consultas.
Amostragem: é o processo de selecionar um grupo de indivíduos de uma população, a fim de estudar e caracterizar a população total.
PLANOS DE PESQUISA - TIPOS DE ABORDAGEM:
Exploratória: Pode ser usada quando se busca um entendimento sobre a natureza geral de um problema, as possíveis hipóteses alternativas e as variáveis relevantes que precisam ser consideradas, visando a ampliar os limites investigatórios e sem preconcepções sobre aquilo que será encontrado; (SECUNDÁRIA)
Descritiva: Tem o propósito de obter um instantâneo preciso de alguns aspectos do ambiente de mercado, ex: uma parcela da população adulta que apoia determinada instituição ou uma avaliação dos atributos de um produto em comparação com os concorrentes ou, ainda, as características socioeconômicas e demográficas dos leitores de uma revista. As hipóteses existentes nesse tipo de abordagem são quase sempre especulativas e podem se úteis para as previsões;
Causal: utilizada quando é necessário mostrar que uma variável causa ou determina o valor de outras variáveis e, normalmente pode ser utilizada a partir dos resultados de uma pesquisa descritiva que mostrou que duas ou mais variáveis estão relacionadas, mas sem poder demonstrar que uma precede a outra. A pesquisa descritiva pode, nesses casos, estabelecer parâmetros mais precisos para determinar ações específicas nas variáveis que tiverem mais peso nas decisões a serem tomadas.
Pesquisa quantitativa: Método de pesquisa social que utiliza técnicas estatísticas,  Normalmente implica a construção de inquéritos por questionário e o número de pessoas envolvidas é grande.  é apropriada para medir tanto opiniões, atitudes e preferências como comportamentos.  Se você quer saber quantas pessoas usam um produto ou serviço ou têm interesse em um novo conceito de produto, a pesquisa quantitativa é o que você precisa.  . Ela também é usada para medir um mercado, estimar o potencial ou volume de um negócio e para medir o tamanho e a importância de segmentos de mercado.
Pesquisa qualitativa: Descobrir o que o consumidor tem em mente. É realizada para que se possa ter uma ideia de suas perspectivas e ajuda o pesquisador a compreender o escopo e a complexidade das atividades e preocupações dos consumidores.  Os dados qualitativos são coletados para que se possa conhecer melhor aspectos que não podem ser observados ou medidos diretamente, como sentimentos, pensamentos, intenções e comportamentos passados.
Os tipos de amostragem:
 
Probabilística: aleatória simples, amostra sistemática, amostra 
estratificada e amostra por grupo.
Amostra Sistemática: Neste tipo de amostragem os elementos são selecionados aleatoriamente e é definido um intervalo entre esses elementos.
Amostra por grupo: Neste tipo de amostra , em vez de elementos isolados, como na amostra estratificada, selecionam-se grupo, denominados conglomerados, como quarteirões de domicílios, sorteados para compor a amostra.
Amostra estratificada: Neste tipo de amostra a população é dividida em grupos com características semelhantes, e as amostras simples são construídas a partir desses grupos.
Amostra Aleatória simples: São extraídas ao acaso de uma população previamente definida. Todos os elementos têm a mesma probabilidade de serem escolhidos. 
Não-probabilística: A escolha é intencional ou por conveniência, considerando as características particulares do grupo em estudo ou ainda o conhecimento que o pesquisador tem daquilo que está investigando.
Três parâmetros essenciais: Confiabilidade, temporalidade e viabilidade econômica
SIM (O Sistema de Informação de Marketing): reúne as ferramentas essenciais para a aquisição de informações que possam ser utilizadas nas tomadas de decisão gerenciais de marketing
METODO DE COLETA DE DADOS: Determinam a maneira como os dados serão obtidos. Há basicamente 4 métodos:
. Observação (Experimental)
. Inquérito ou contato (Pesquisa Descritiva)
. Pessoal
. Telefone
. Correspondência
. Experimental (Pesquisa Causal)
. Interativo

Continue navegando