Buscar

avaliando Aprendizado Microbiologia Aplicada

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.:201706424213)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um dos mecanismos de resistência antimicrobiana é a inativação da droga pela síntese de enzimas como as B-lactamases que inativa os antimicrobianos:
		
	 
	Beta-lactâmicos
	
	Macrolídeos
	
	Quinolonas
	
	Carbapenêmicos
	
	Aminoglicosídeos
	Respondido em 21/05/2019 10:24:10
	
Compare com a sua resposta: o aluno deve responder sobre a formação de água e gases e como isso pode prejudicar o desenvolvimento do microrganismo caso o mesmo não seja colocado de forma invertida
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201706424233)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Sobre as características e controle microbiano, marque a alternativa INCORRETA:
		
	
	Os vírus não envelopados geralmente são mais resistentes que os vírus envelopados aos desinfetantes e antissépticos.
	
	As bactérias gram-negativas geralmente são mais resistentes que as bactérias gram-positivas aos desinfetantes e antissépticos.
	
	As micobactérias e os endósporos são muito resistentes aos desinfetantes e aos antissépticos.
	 
	Os endósporos bacterianos são afetados por uma grande variedade de biocidas.
	 
	Os príons são resistentes à desinfecção e à autoclave.
	Respondido em 21/05/2019 10:28:49
	
Compare com a sua resposta: O metabolismo energético microbiano é classificado em catabolismo e anabolismo. O catabolismo compreende as reações exergônicas (liberam energia), onde há quebra de compostos orgânicos complexos em compostos mais simples. O anabolismo compreende reações endergônicas (requerem energia, onde há construção de moléculas orgânicas complexas a partir de moléculas mais simples.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201706424125)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As bactérias são capazes de transferir seus genes de uma espécie para outra por meio de um processo chamado de transferência horizontal. A transferência horizontal de genes pode ocorrer de várias formas e é fundamental não só na evolução dos microrganismos em geral, mas também para a evolução das bactérias patogênicas. Nelas, grande parte dos genes que codificam para fatores de virulência surge por transferência horizontal. A transferência de DNA de uma célula doadora para uma receptora como DNA nu em solução é denominada de:
		
	 
	transformação.
	
	transcrição.
	
	tradução.
	
	transdução.
	
	conjugação.
	Respondido em 21/05/2019 10:29:52
	
Compare com a sua resposta: O nome binomial é composto por dois nomes: o GÊNERO, ao qual pertence o microrganismo, e um adjetivo modificado chamado de ESPÉCIE-MODIFICADOR ou EPÍTETO ESPECÍFICO. A primeira letra do nome do gênero é escrita em letra maiúscula, e o restante do nome é escrito em letras minúsculas. O nome inteiro binomial é escrito em itálico ou sublinhado.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201706424101)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma mulher de 48 anos de idade chegou ao hospital, apresentando febre e calafrio. Antes do início do tratamento com antibiótico, apresentou hipotensão e coagulação intravascular. O exame microscópico demonstrou a presença de bactérias Gram-negativas. Essas observações sugerem que a mulher está respondendo à liberação na corrente sanguínea de qual estrutura bacteriana?
		
	
	Ácido teicoico.
	
	Peptidioglicano.
	
	Mucopolissacarídeo.
	
	Ácido lipoteicoico.
	 
	Lipopolissacarídeo.
	Respondido em 21/05/2019 10:32:14
	
Compare com a sua resposta: Os esporos são estruturas de dormência e caracterizam-se pela extraordinária resistência ao calor, às radiações, aos desinfetantes e à desidratação. Garantem, assim, a manutenção de seu material genético e a perpetuação da espécie.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201706424226)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	É a capacidade que um antimicrobiano tem de matar ou inibir os patógenos causando o menor dano possível ao indivíduo, está relacionado a qual item abaixo:
		
	
	Sinergismo
	 
	Toxicidade Seletiva
	
	Antagonismo
	
	Pressão Seletiva
	
	Concentração bactericida mínima
	Respondido em 21/05/2019 10:34:27
	
Compare com a sua resposta: O ATP é a principal molécula transportadora de energia de todas as células e é indispensável para a vida da célula. Armazena energia química liberada por algumas reações químicas e fornece energia para reações que requerem energia. Consiste de uma unidade de adenosina (composta de adenina e ribose) e três grupos fosfato unidos.
	
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201706424266)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a ÚNICA alternativa que descreve corretamente o mecanismo de ação do sal na conservação dos alimentos, como carnes por exemplo.
		
	
	Sua baixa concentração em peixes de água doce pode induzir o processo de plasmólise das células bacterianas, portanto, inibe a contaminação microbiana em pescado ( ).
	
	Ainda que em baixas concentrações nos alimentos, permite o desenvolvimento de bactérias halófitas extremas ( ).
	 
	Sua alta concentração em peixes de água salgada pode induzir o processo de plasmólise nas células bacterianas, portanto, inibe a contaminação microbiana em pescado ( ).
	
	O sal não interfere no metabolismo microbiano, ainda que exista o velho costume de salgar carnes para sua posterior estocagem ( ).
	
	Sua alta concentração em peixes de água salgada pode induzir o processo de turgescência nas células bacterianas, portanto, inibe a contaminação microbiana em pescado ( ).
	Respondido em 21/05/2019 10:38:05
	
Compare com a sua resposta: Antibióticos são compostos naturais ou sintéticos capazes de inibir o crescimento ou causar a morte de bactérias, podendo ser classificados como bactericidas, quando causam a morte da bactéria, ou bacteriostáticos, quando promovem a inibição do crescimento microbiano.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201706424219)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre os vírus assinale a proposição correta: (1). os vírus são organismos celulares que tornam-se inativos quando fora da célula. (2). são considerados parasitas intracelulares obrigatórios, ou seja, só conseguem se multiplicar e reproduzir desde que utilizem a maquinaria celular hospedeira. (3). apresentam duas formas, os vírus nus, os quais são constituídos de nucleocapsídeo, e envelopados, constituídos de nucleocapsídeo mais envelope viral. (4). o envelope viral pode aumentar o poder infeccioso de um vírus já que apresenta um maior poder de fixação (5). o material genético viral pode ser DNA ou RNA, sendo que a transcriptase reversa para a síntese do DNA a partir do RNA é obtida no momento da infecção.
		
	
	a) 1, 2, 3, 4 e 5 estão corretas.
	
	d) 1, 2 e 4 estão corretas.
	 
	e) 1,2, 3 e 4 estão corretas.
	
	b) 2, 3, 4 e 5 estão corretas.
	
	c) 3, 4 e 5 estão corretas.
	Respondido em 21/05/2019 10:39:32
	
Compare com a sua resposta: 1) LAG (adaptação): adaptação das células ao meio de cultura. 2) LOG (exponencial): fase de crescimento exponencial, aumento do número de células com o passar do tempo. 3) Estacionária: número de células viáveis é semelhante ao número de células mortas, com o decorrer do tempo. 4) Morte (declínio): Com a escassez de nutrientes e acúmulo de metabólitos secundários tóxicos, o número de células mortas é crescente com o decorrer do tempo.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201706424314)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Algumas bactérias e fungos são capazes de produzir antibióticos, os quais são fundamentais para o tratamento de infecções bacterianas. Os fungos, assim como as bactérias, também podem causar doenças infecciosas no organismo humano. Marque a alternativa que indica características que todos os fungos possuem e que estão ausentes nas bactérias:
		
	
	São constituídos por células procarióticas; possuem quitina na parede celular.
	
	Possuem peptideoglicano na parede celular; a membrana citoplasmática contém ergosterol.
São unicelulares; se reproduzem por brotamento.
	 
	São eucariontes; apresentam ergosterol na membrana citoplasmática. 
	
	Apresentam quitina na parede celular; moléculas de colesterol estão presentes na membrana citoplasmática.
	Respondido em 21/05/2019 10:44:05
	
Compare com a sua resposta: O termo "descontaminação" pode ser substituído por antissepsia, uma vez que o produto irá eliminar microrganismos presentes em uma superfície viva. Como exemplos, podem ser citados os seguintes agentes químicos: clorexidina e iodóforos (ex. Povidine).
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201706424338)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O pediatra, após observar múltiplos pontos brancos na mucosa da boca de um recém-nascido, diagnosticou a doença como "sapinho". À mãe da criança, tranqüilizando-a, informou tratar-se de uma doença causada por:
		
	
	c) vírus
	
	a) protozoários
	 
	d) fungos
	
	b) bactérias
	
	e) algas unicelulares
	Respondido em 21/05/2019 10:45:17
	
Compare com a sua resposta: Não, pois o bacteriófago só se reproduz dentro de uma bactéria.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201706424237)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A salmonelose é uma das principais formas de intoxicação alimentar, causada por bactérias do Gênero Salmonella que possui mais de 2500 espécies diferentes. A Salmonella enterica produz uma enterotoxina que gera inflamação na mucosa intestinal resultando em sintomas como diarreia profusa, náusea, cólica abdominal e dor de cabeça. As principais medidas preventivas para o controle da salmonelose são:
		
	
	Tratamento de esgoto e higienização dos alimentos com hipoclorito de sódio.
	
	Administração de antibióticos Betalactâmicos aos pacientes infectados para evitar o contágio de outras pessoas.
	
	Pasteurização de produtos de origem vegetal e ingestão de frutas e verduras higienizadas com hipoclorito de sódio.
	
	Lavagem das mãos ao manipular os alimentos, tratamento de água e esgoto além de higienizar os alimentos com hipoclorito de sódio.
	 
	Pasteurização de produtos de origem animal e ingestão de carnes e ovos bem cozidos.
	Respondido em 21/05/2019 10:46:33
	
Compare com a sua resposta: Em lâmina contendo esfregaço fresco, secar e flambar rapidamente em bico de Bunsen. Cobrir a lâmina com solução de cristal de violeta e aguardar 1 minuto. Lavar rapidamente com água destilada. Cobrir a lâmina com solução de lugol por um minuto. Lavar em seguida com água destilada. Inclinar a lâmina e gotejar álcool-acetona cerca de 15 segundos. Lavar a lâmina e cobrir com fucsina por 30 segundos. Lavar novamente a lâmina com água destilada, levar ao microscópio e observar. Bactérias Gram-positivas desenvolvem coloração roxa e bactérias Gram-negativas coloração rosa/vermelho

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando