Buscar

Varvara Stepanova e a escola soviética Vkhutemas

Prévia do material em texto

Varvara Stepanova e a escola soviética Vkhutemas
Varvara Stepanova
Varvara Stepanova (1894-1958) foi uma grande artista e pensadora construtivista soviética. Foi pintora, fotógrafa, tipógrafa, ilustradora, cenógrafa e estilista. 
Mais conhecida como designer, compôs a cadeira de professora de design têxtil nas oficinas regulares da escola russa Vkhutemas.
Foi uma das principais figuras do movimento artístico-político revolucionário russo, que repercutiu no caminho da arte, arquitetura e design industrial do mundo.
Muito pouco se lê e sabe sobre ela, sendo a maioria do material encontrado nas biografias do Rodchenko.
Suas obras revelam seu espírito crítico vanguardista. Destaca-se sua atuação como designer de padrão
Trabalhou como designers na Tsindel (Primeira Fábrica Têxtil do Estado), criando o acervo ímpar do design têxtil soviético, iniciando principalmente a abstração geométrica na criação de padrões, acreditando no design como ferramenta de educação, informação e arte.
Obras de Padrões temáticos.
Em seu trabalho de design de vestuário, batalhou pela “roupa sem gênero”, discutindo o fim do sexismo e o processo industrial de produção e sustentabilidade no vestuário.
ela desenvolveu vestimentas utilitárias para trabalhadores, padrões coloridos e geométricos para estamparia, figurinos para teatro, dentre outras produções voltados ao design de vestuário e têxtil e ao design gráfico.
Seu pensamento sobre o artista e o desenho engajado na produção industrial se esclarece na seguinte passagem: 
“Me perguntam pelo desenho. Qual o papel do desenho no projeto industrial de bens de consumo na construção do socialismo? Que o uso do produto seja democrático, igualitário na demanda e oferta, numa vivência diária adequada pelos esforços comunais na construção do socialismo. Em que linhas projetar? O desenho de produtos deve abraçar as idéias do futuro, antecipar necessidades e soluções na prática do uso, determinando o consumo pela qualidade, atemporalidade e funcionalidade, educando e restringindo. Um talher deve durar 100 anos. No desenho gráfico da estampa a comunicação e ensino devem ser valorizadas acima de tudo, construindo informação. O desenho de estampa deve conduzir as novas representações da vida e da arte pelas linhas construtivistas para os olhos de todos, uma nova visão de um novo acontecimento. A beleza já não é objetiva, a proposta é da nova figura, calculada, tecnológica, industrial, para a construção material de novas vivências. É o desenho construtivista, representando para todos.”
Padrão construtivista geométrico abstrato/ Liubov Popova e Varvara Stepanova 
A influencia era cubo-futurista, com o desenvolvimento de geometrias axonométricas em representação bidimensional
Resultando em padrões ópticos com um trabalho de contrastes alternados de cores, produzindo efeitos de contração e expansão. 
Os temas geométricos representavam registros sensoriais de forças físicas, como impulsos elétricos e forças pressóricas, centrifugas e centripetas.
Enquanto Popova desenvolvia estampas de figuração temática, Varvara Stepanova concentrou seus estudos em desenvolvimento de estampas no abstracionismo geométrico, investigando fortemente a expressividade colorística e as impressões ópticas alcançadas através das composições geométricas.
Sob a influência do futurismo, ela desenvolveu o que denominou de poesia visual não objetiva, como o exemplo do poema Zigra Air.
Trabalhando com formas abstratas vanguardistas

Continue navegando