Buscar

Avaliando 3 farmaco

Prévia do material em texto

Quest.: 1
	
		1.
		Leia atentamente a bula do fármaco Sulfato de salbutamol (ANVISA) e responda a questão. 
FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO
Aerossol 100mcg/jato-dose
CARACTERÍSTICAS FARMACOLÓGICAS
Farmacocinética: Após administração por via inalatória, cerca de 10% a 20% da dose atinge as vias aéreas inferiores. O restante fica retido no dispositivo de liberação ou se deposita na orofaringe, por onde é deglutido. A fração depositada nas vias aéreas é absorvida pelos tecidos pulmonares e pela circulação, não sendo metabolizada pelos pulmões. Ao alcançar a circulação sistêmica, o fármaco se torna vulnerável ao metabolismo hepático e é excretado, principalmente na urina, como droga inalterada e como sulfato fenólico. A porção da dose inalada que é deglutida em seguida é absorvida pelo trato gastrintestinal e sofre metabolização considerável de primeira passagem a sulfato fenólico. Tanto a droga inalterada quanto o conjugado são excretados principalmente na urina. O salbutamol administrado por via intravenosa tem meia-vida de 4 a 6 horas e é parcialmente depurado pelos rins e parcialmente metabolizado, transformando-se no composto inativo 4¿-O-sulfato (sulfato fenólico), excretado principalmente através da urina. As fezes representam uma via menor de excreção. A maior parte da dose de salbutamol, administrada por via intravenosa, oral ou inalatória, é excretada em 72 horas. O salbutamol está ligado às proteínas plasmáticas na proporção de 10%.
Farmacodinâmica:  O sulfato de salbutamol é um agonista seletivo dos beta2-adrenérgicos. Em doses terapêuticas, atua nos receptores beta2-adrenérgicos da musculatura brônquica e tem pouca ou quase nenhuma ação nos receptores beta1-adrenérgicos do músculo cardíaco. O tempo estimado de início de ação do fármaco em spray é até 5 minutos (geralmente ocorre em 3 minutos ou menos).
Sobre a farmacocinética do fármaco sulfato de salbutamol, marque a alternativa correta.
	
	
	
	
	Os fármacos são eliminados apenas pela via pulmonar.
	
	
	As fezes são a principal via de eliminação de fármacos.
	
	
	O metabolismo do fármaco irá ocorrer nos rins e sua eliminação será feita pela urina.
	
	
	A conjugação faz parte da fase I do metabolismo dos fármacos.
	
	
	As enzimas da família citocromo P450 (presentes no fígado) são as principais responsáveis pelo metabolismo dos fármacos.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Qual a enzima inibida pela ação dos anti-inflamatórios não esteroidais (AINES) e esteroidais (AIES), respectivamente?
	
	
	
	
	Fosfolipase e lipoxigenase
	
	
	Cicloxigenase e fosfolipase 
	
	
	Lipoxigenase e cicloxigenase
	
	
	Fosfolipase e cicloxigenase
	
	
	Cicloxigenase e lipoxigenase 
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Quanto aos efeitos fisiológicos do SNA Simpático e Parassimpático pode-se afirmar que produzem respostas Simpática ________ e Parassimpática ________ respectivamente.
	
	
	
	
	Miose e Midríase.
	
	
	Aumento da Motilidade e Diminuição da Motilidade.
	
	
	Broncodilatação e Broncoconstrição
	
	
	Bradicardia e Taquicardia.
	
	
	Salivação aquosa e Inibição de salivação.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		Criança com 5 anos , sexo feminino, está na residência e inicia o quadro dor de cabeça sem vômito. A mãe resolve aguardar algumas horas para procura de atendimento médico. Assinale a a altenativa que corresponde a  forma farmacêutica mais indicada nesse caso,
	
	
	
	
	comprimido sublingual
	
	
	comprimido
	
	
	solução injetável
	
	
	drágea
	
	
	solução oral
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		Absorção pode ser definida como a passagem de um fármaco de seu local de administração para o plasma, podendo esse processo ser influenciado por diversos fatores como: solubilidade, concentração e grau de ionização, entre outros. Acerca desses fatores, todas as alternativas a seguir estão corretas, EXCETO:
	
	
	
	
	Molécula ionizável é menos solúvel em água e, por isso, apresenta boa absorção.
	
	
	A molécula deve estar na sua forma não ionizada no pH intestinal a fim de atingir as propriedades ideais de difusão/absorção no intestino delgado.
	
	
	O intestino delgado (mucosa intestinal com células ricas em microvilosidades) é a porção do Trato Gastrointestinal que possui maior área de superfície e, portanto apresenta maior velocidade de absorção.
	
	
	A desintegração da forma farmacêutica será dependente de seus excipientes, mas a solubilização do fármaco é dependente de sua estrutura química.
	
	
	O ácido acetilsalicílico, um ácido orgânico, fraco, está menos ionizado no estômago podendo ser absorvido neste local.

Continue navegando