Buscar

Avaliando Aprendizado 4 OPS

Prévia do material em texto

Avaliando Aprendizado 4 – OPS
	
	1a Questão (Ref.:201710855951)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A avaliação o impacto das ações desenvolvidas pela a equipe do PSF em uma comunidade dá-se de várias formas, EXCETO pelo (a):
		
	
	diminuição do número de encaminhamentos para os níveis secundário e terciário.
	
	análise positiva dos indicadores da saúde da comunidade.
	
	significativa redução das queixas dos usuários.
	 
	grau de satisfação dos gestores federais do SUS.
	
	redução do número de internações hospitalares entre os membros da comunidade assistida.
	Compare com a sua resposta: Buscar soluções sustentáveis. É preciso que os gestores em saúde busquem soluções para os problemas de saúde da população da região. Através de uma escuta aberta com a população, com os profissionais de saúde e outros gestores. O debate e as discussões nos conselhos municipais de saúde são fundamentais para o entendimento dos problemas que acomentem a população. É necessário observar da região e buscar outras informações. A informação servirá de insumo para o planejamento. Pesquisar sobre os indicadores de saúde e discutir com os profissionais de saúde capacitados para o entendimento sobre todas as medidas adotadas ou não até o momento para a busca da solução dos casos. Realizar o planejamento das ações baseado em todas as construções realizadas, em busca da superação dos problemas e de soluções sustentáveis, onde o dinheiro a ser investido seja para resolver os problemas de saúde da região.
	
	
	2a Questão (Ref.:201710856124)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os serviços privado de assistência à saúde podem participar do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma complementar. Para isso, existe a obrigatoriedade de cumprimento do seguinte requisito:
		
	 
	Oferta de cobertura assistencial pública insuficiente à população de uma determinada região;
	
	Serem entidades filantrópicas sem fins lucrativos;
	
	Interesse dos administradores e dirigentes;
	
	Apresentação de estudo justificando a sua participação no SUS;
	
	Oferta de planos de saúde em conformidade com as normas específicas do SUS;
	Compare com a sua resposta: A União poderá executar ações de vigilância epidemiológica e sanitária em circunstâncias especiais, como na ocorrência de agravos inusitados à saúde, que possam escapar do controle da direção estadual do Sistema Único de Saúde - SUS ou que representem risco de disseminação nacional.
	
	
	3a Questão (Ref.:201711140499)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é um(a)
		
	
	conjunto de resoluções e decretos a fim de proteger as crianças dos crimes e violências. 
	
	decreto presidencial para proteção aos jovens e crianças.
	
	lei que se dirige às crianças e jovens até os 24 anos de idade.
	
	resolução do Senado Nacional para auxiliar o conselho tutelar. 
	 
	lei que dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.
	
	
	4a Questão (Ref.:201710856041)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Devido a chegada do progresso no início do século XX ocorriam muitas mudanças no país, mas também ocorriam epidemias. Além da febre amarela epidemia constatada no Rio de Janeiro e São Paulo, outras doenças assolavam outras cidades do Brasil. Em 1904 ocorreu a Revolta da Vacina por ter sido instituída a vacinação obrigatória contra:
		
	 
	Varíola
	
	Tuberculose
	
	Difteria
	
	Cólera
	
	Malária
	Compare com a sua resposta: A Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS (HumanizaSUS) reconhece que estados, municípios e serviços de saúde estão implantando práticas de humanização nas ações de atenção e gestão, com bons resultados, o que contribui para a legitimação do SUS como política pública. Saúde no cotidiano das práticas de atenção e de gestão, assim como de estimular trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários para a produção de saúde e a produção de sujeitos. Queremos um SUS humanizado, comprometido com a defesa da vida e fortalecido em seu processo de pactuação democrática e coletiva. A humanização do SUS compreende: - Valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores; - Fomento da autonomia e do protagonismo desses sujeitos e dos coletivos; - Aumento do grau de co-responsabilidade na produção de saúde e de sujeitos; - Estabelecimento de vínculos solidários e de participação coletiva no processo de gestão; - Mapeamento e interação com as demandas sociais, coletivas e subjetivas de saúde; - Defesa de um SUS que reconhece a diversidade do povo brasileiro e a todos oferece a mesma atenção à saúde, sem distinção de idade, etnia, origem, gênero e orientação sexual; - Mudança nos modelos de atenção e gestão em sua indissociabilidade, tendo como foco as necessidades dos cidadãos, a produção de saúde e o próprio processo de trabalho em saúde, valorizando os trabalhadores e as relações sociais no trabalho; - Proposta de um trabalho coletivo para que o SUS seja mais acolhedor, mais ágil e mais resolutivo; - Compromisso com a qualificação da ambiência, melhorando as condições de trabalho e de atendimento; - Compromisso com a articulação dos processos de formação com os serviços e práticas de saúde; - Luta por um SUS mais humano, construído com a participação de todos e comprometido com a qualidade dos seus serviços e com a saúde integral para todos e para qualquer um Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS foi criado, em 1988, pela Constituição Federal Brasileira, para ser o sistema de saúde dos mais de 180 milhões de brasileiros. Além de oferecer consultas, exames e internações, o Sistema também promove campanhas de vacinação e ações de prevenção e de vigilância sanitária ¿ como fiscalização de alimentos e registro de medicamentos ¿, atingindo, assim, a vida de cada um dos brasileiros.
	
	5a Questão (Ref.:201711024634)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No século XIX, o médico inglês John Snow fez um estudo sobre o cólera, que identificou os casos, a causa da doença e sua distribuição geográfica. Esta dinâmica ficou conhecida como:
		
	
	Causualismo
	 
	Epidemiologia
	
	Epistemologia.
	
	Funcionalismo
	
	Fenomenologia

Continue navegando