Buscar

Trabalho Ludicidade e Educação - Bambolê

Prévia do material em texto

Aluno: Gislaine de Jesus Alves Caires 		RA: 353943811954  
Bambolê
 
Os primeiros registros foram encontrados no Egito há mais de três mil anos. Eram feito com fios de parreira e as crianças egípcias costumavam brincar imitando os artistas que dançavam com aros em torno do corpo.
O Bambolê que conhecemos atualmente de plástico colorido, surgiu em 1958, quando dois norte-americanos donos de uma fábrica de brinquedos, trouxeram a ideia da Austrália, onde estudantes de ginástica se divertiam girando aros de bambu na cintura.
O brinquedo, batizado de hula hoop, foi um tremendo sucesso vendendo 25 milhões de unidades em apenas quatro meses se tornando febre entre adultos e crianças. Nesse mesmo ano a fábrica de brinquedos Estrela lançou o hula no Brasil, com o nome tirado do verbo “bambolear” (gingar).
No começo do novo ano milênio a prática de hooping (bambolear) foi difundida por grupos de amigos e com aumento do peso e do diâmetro assumiu sua forma atual chegando nas academias das principais cidades dos EUA e Europa nos anos 2000.
FINALIDADE DO BRINQUEDO 
O bambolê, melhora a psicomotricidade das crianças, elas aprenderão a controlar o corpo, já que terão que se movimentar, uma vez que fazem círculos, sejam com sua cintura, com os tornozelos, munhecas e os braços. 
Também desfrutarão ao ar livre, pois o brinquedo é propício para brincar em um lugar longe de uma tela e fora de quatro paredes, e terão interação com outras crianças, pois o bambolê é mais divertido se for desfrutado em grupo, e é uma brincadeira excelente para a socialização das crianças. 
CONFECÇÃO 
A confecção de um bambolê, consiste em alguns passos a serem seguidos: 
- Para uma criança, o diâmetro médio de um bambolê é 71cm, e de um adulto é de 1m. 
MATERIAIS
- Tubo de PVC, diâmetro ¾ (19mm)
- Um cortador de tubos PVC, ou uma tesoura normal. Porém, usar a tesoura requer mais esforços para cortar o tubo
- Emenda para unir as pontas, comprada junto com o tubo.
- Fita isolante colorido para decorar.
Modo de fazer: Já com os materiais, corte o tubo no tamanho cero. Aqueça as pontas em banho-maria ou com o secador de cabelos. Coloque a emenda em uma das pontas e empurre pra dentro (empurre contra o chão, para facilitar), e depois encaixe a outra ponta. Depois é só usar a criatividade, e decorar seu bambolê com a fita isolante.

Continue navegando