Buscar

Caso Concreto 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - CCJ0257 
Título 
Caso Concreto 3 
Descrição 
Avaliação continuada do pensamento crítico e da objetividade do educando, para medir a sua capacidade de análise, de síntese e de avaliação ao nível cognitivo superior, através de questões de desenvolvimento oral ao longo da aula e resolução de exercícios seguintes: 
OBS: O professor pode aproveitar para apresentar também exemplos construídos a partir de sua realidade local. 
CASO CONCRETO 
JUSTIN contrata com BIEBER a locação de um imóvel localizado na cidade de San Juan De Merity por determinado preço. BIEBER, locatário, deixa de pagar os valores acordados, pois foi demitido de seu emprego como garoto de programa. JUSTIN, respaldado na Lei de Locação, entra com ação de despejo cumulada com cobrança dos alugueres em atraso, recuperando, após a decisão do juiz, Dr. Gilmar Mentes, a posse direta de seu imóvel. 
a) Qual foi o fato determinante do despejo de BIEBER ? 
R: Foi a falta de pagamento prevista em contrato.
b) O que visa a Lei de Locação preservar quando determina o despejo do mau pagador? Justifique. 
R: Preservar o direito subjetivo do locador, o negócio jurídico firmado com boa-fé, o adimplemento dos contratos. 
c) Podemos dizer que esta norma contida na Lei de Locação descreve um fato para preservar um valor? Descreva como isso funciona, utilizando o raciocínio à luz da Teoria Tridimensional culturalista do professor Miguel Reale.
R: Sim, pois segundo a teoria de Miguel Reale, o Direito é um fenômeno jurídico tridimensional, ou seja, ele é tudo ao mesmo tempo: fato, porque acontece na sociedade; valor, porque essa sociedade atribui valor a esse fato ocorrido no plano concreto; e norma, porque ao receber esse valor, provoca-se a construção de uma norma. 
Logo, a norma contida na Lei de Locação, ao descrever que em caso de inadimplemento contratual por parte do locatário (fato), o locador poderá ingressar com uma ação de despejo, ela preserva valores e princípios atribuídos a esse fato pela sociedade. 
QUESTÕES OBJETIVAS 
1. (FEPESE - 2012 - DPE-SC - Defensor Público)
Hans Kelsen afirmou que a teoria pura do direito é uma teoria geral do direito positivo. Para ele, o Direito é “uma ordem normativa da conduta humana, ou seja, um sistema de normas que regulam o comportamento humano.” Com o termo norma, Kelsen buscou significar algo que deve ser ou acontecer, especialmente que um homem se deve conduzir de determinada maneira. 
Na obra Teoria Pura do Direito, que leva o mesmo nome da teoria de Kelsen, o autor afirma que essa teoria pura busca única e exclusivamente conhecer o seu próprio objeto, ou seja: 
(a) o que é e como é o Direito. 
(b) como deve ser o Direito. 
(c) como deve ser feito o Direito.
(d) como deve ser feita a política do Direito.
(e) como ocorre a relação entre o Direito e as demais áreas do saber.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando