Buscar

Política Cultural Externa e Relações Internacionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Globalização , atores , ideias e instituições
LESSA, Mônica Leite. Politica Cultural Externa 
A cultura pode ser vista como uma extensão da politica ( ou o contrario ) uma vez que ambas estão conectadas. Podemos dividir a politica cultural em dois planos externo e interno .
*Interno organização da cultura pelo Estado , de forma a homogeneizar a população, legitimando o Estado e evitando tensões entre as classes sociais . *Externo --> nesse caso a cultura nacional pode ser usada como instrumento da politica externa ( ex: soft power ) 
Para Hans Morgenthau a política cultural é a mais sutil e eficaz dos três imperialismos ( econômico , politico e cultural )
Importancia da cultura para as Relaçoes Internacionais ! 
É um dos pilares importantes na formulação da politica externa de cada Estado , desta forma orientando as relações transnacionais . Ela modela e influencia a visão e percepção dos homens de Estado e também de atores não governamentais.
É uma força profunda ( Pierre Renouvin ) ! “... um agente ou fator das relações internacionais , na medida que modela as mentalidades e orienta o sentido do público “
Politica Cultural Externa : Quando o Estado participa de maneira direta ou indireta da disseminação da cultura de um país em direção a outro (s). Seu objetivo é difundir sua cultura em dada sociedade, pois através dessa ação há maior possibilidade se se estreitarem laços de cooperação entre os Estados , facilitando a relação com esses países ( Quando você conhece o outro você o “humaniza “ , o temor “ desaparece “ e a possibilidade de guerra é menor...Pois um dos fatores para se tornar o ato de guerra mais fácil é declarar o outro não humano, algo que deva ser eliminado ). Ex : Brazilian Day .
Após estudos sobre a importância da cultura na politica governo tem incentivado discretamente iniciativas que impulsionam sua cultura em outros países ( Aliança Francesa ) . A partir da Primeira Guerra Mundial a cultura é considerada a Quarta Dimensão da Politica Exterior.
Sua vantagem consiste em poder ser feita implicitamente , ou seja, suas reais intenções não podem ser deflagradas , evitando rivalidades e desconfianças entre as nações

Outros materiais