Buscar

O Estado liberal na Teoria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Estado neoliberal na Teoria
David Harvey, pag 37-48
Através de arranjos institucionais o Estado deve garantir direitos individuais e propriedade privada, instituições de mercados de livre funcionamento e livre comercio .O estado deve usar seu monopólio da violência para manter essa liberdade das pessoas- nisso incluímos negócios e corporações – as empresas privadas e iniciativa dos empreendedores é a chave para a inovação e criação riqueza de um país 
** Proteção da propriedade intelectual – patentes- para gerar mais avanços tecnológicos proporcionando qualidade de vida a todos. 
Pobreza pode ser eliminada através dos livres mercados e livre comercia.
Promovem a privatização de ativos. A ausência de claros direitos de propriedade constitui barreira institucional ao desenvolvimento econômico e melhoria do bem estar humano. 
Esses direitos protegem as pessoas da “tragédia dos bens comuns” super exploração de bens comuns por alguns indivíduos – terra e a agua. Menos poder ao Estado e valorização da competição. Deve interferir somente quando os direitos não são respeitados e resolver questões que envolvam algum tipo de regulamentação que não esteja clara ou seja de difícil definição como na questão da poluição.
Privatização + desregulação = acaba com os entraves burocráticos, diminui custos e melhora a produção.
** individuo julgado pelas próprias ações e pelo próprio bem-estar . Principio aplicado aos domínios do bem estar social como a educação, assistência a saúde e ate regimes previdenciários sucesso e fracasso interpretados em termos de virtude empreendedora ou de falhas pessoais ( não investir suficiente seu próprio capital humano suficiente na educação )
** livre mobilidade de capital é crucial, barreiras como : tarifas compensatórias, sobretaxa , planejamento e o controle ambientais ) devem ser retiradas – exceto em áreas de interesse nacional . SOBERANIA de Estado sobre mercadorias e capital soa entregues ao mercado global ( competição internacional algo saudável – melhora a eficiência e a produtividade, reduz o preço, controla tendências inflacionarias ) 
Suspeita com a democracia ( governança pelo regime da maioria , considerada uma ameaça em potencial aos direitos individuais ) melhor seria a governança pelos especialistas e elites 
Tensões e contradições 
1 ) Problema de interpretação do poder do monopólio. ( monopólio = empresas fortes expulsam as mais fracas a medida que crescem ).** alguns veem nisso aspecto positivo
Monopólios naturais- mais problemático- desnecessário varias empresas tomando conta de bens naturais ( agua, redes de ferrovia, esgoto ) isso provoca lucros abusivos e irregularidades 
2) fracasso de mercado – quando empresas e indivíduos evitam pagar todas as suas dividas tirando seus passivos do mercado ( alguns reconhecem o problema e admitem intervenção estatal limitada )* inação?
Intervenção por meio de mecanismos de mercado: imposto de taxas, oferecimento de incentivos, venda de direitos de poluir e etc.
Admite que para o mercado funcionar perfeitamente todos deveriam ter acesso as mesmas informações e as relações de poder serem simétricas, contudo é difícil ter uma situação assim o que influencia na capacidade do individuo de tomar decisões 
Propriedade intelectual = monopólio 
Como as relações assimétricas de poder tem tendência a aumentar do que a diminuir com o passar do tempo, logo o Estado se faz necessário *** liberalismo parte de um pressuposto de acesso a informação e igualdade na competição o que é um tanto utópico e nos leva claramente para a concentração de riqueza e restauração d e poder de classes ( “ O pressuposto neoliberal de perfeito acesso a informação e de igualdade de condições de competição parece ser ou inocentemente utópico ou um escamoteamento deliberado de processos que vão levar á concentração de riqueza e, portanto, á restauração do poder de classes”)
3) Remédio tecnológico – competição leva a busca de novos produtos crença de independência tecnológica produz tendência de independência tecnológica que se torna desestabilizadora e contraproducente : levando a bolhas especulativas, formação da crise do capitalismo, desestabilidade, desistruturalização ( empresas .COM) 
4) problemas políticos –(individualismo possesivo alienante e o desejo de uma vida coletiva dotada de sentido) para defender seus interesses, os neoliberais devem impor uma democracia limitada se associando a instituições não democráticas ( como o Banco Central norte-americano e o FMI ) já que não prestam conta, para tomar decisões essenciais.
*** paradoxal, pois deve reprimir a liberdade a qual garante, principalmente em movimentos sociais – dicotomia. Se reduzindo a nada***
LIMITAR liberdade das massas em prol da liberdade de poucos ( só funciona perfeitamente com base no autoritarismo )
Isso explica o ódio dos mineiros de 1980 por Margareth TATCHER odiada pelos trabalhadores e amada pelos capitalistas 
Estado neoliberal na pratica
É difícil descreve-lo pois suas contradições internas não permitem seguir um modelo fiel . Sua implementação depende muito do espaço e do tempo em que é aplicado tendo que se fazer alterações = configuração geral é impossível. 
Preza o bom funcionamento do mercado não o bem estar da população 
Prega-se a abertura e o livre comercio mas os governos protegem seus produtos ( seria surpreendente qualquer Estado liberal seguir a ortodoxia liberal )
Necessidades humanas básicas não devem ser medidas por forma de mercado NEM LIMITADAS PELA FORÇA INDIVIDUAL DE PAGAR. ( a medida que delega o individuo responsabilidade sobre sua saúde e educação, tirando do mesmo esses fatores, acaba contribuindo para a pobreza)
Os Estados estão pouco convencidos de que o neoliberalismo seja o caminho correto – difícil mantel uma postura neoliberal externamente- devido as crises do capitalismo que atingem de forte impactante as economias liberais 
Poder do Estado usado frequentemente para salvar empresas e evitar fracassos financeiros ( os investidores deveriam arcar com seus próprios erros )
Investimentos sem cautela deveriam ser punidos , mas os Estados tornam os “emprestadores” largamente imunes – too big to fail – logo os tomadores pagam em seu lugar ( Crise imobiliária de 2008 )
Políticos passam a ser investidores e assim podem manipular as leis em seu beneficio próprio.
O acesso a justiça se torna caro, quando se pretende processar um Estado por não cumprir as regras da OMG – por exemplo. 
Ele aponta as ONG’s e organizações do terceiro setor como uma espécie de resposta politica, uma oposição, da chamada “sociedade civil” ao Estado.
Promete o bem estar de todos, mas na pratica impulsiona o poder dde certas classes
*** nacionalismos impedem um mercado global competitivo idealizado pelos neoliberais***
Individualismo irresponsável e auto-engrandecedor de operadores no seu âmbito produz volatilidade especulativa,escândalos financeiros e instabilidade crônica
Essa mercadificação de tudo pode sair do controle ( grandes monopólios e oligopólios ) destruindo a solidariedade social ?( criminalidade, pronogravia ou escravização )...a liberdade se torna a liberdade de empreender 
 Resposta neoconservadora
Eles sugerem a militarização como solução de um caos proveniente do individualismo ( projeto moral nacional , como Tatcher nas malvinas )

Continue navegando