Buscar

Ativ Educação Ambiental

Prévia do material em texto

...obter crescimento econômico necessário, garantindo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social para o presente e gerações futuras". A definição acima, refere-se a:
		
	
	economia liberal
	
	ecologia
	
	Consumo consciente
	 
	desenvolvimento sustentável
	
	consumo sustentável
	
Explicação:
Desenvolvimento sustentável é um modelo econômico que busca conciliar desenvolvimento econômico à preservação e manutenção dos recursos naturais disponíveis. Segundo a ONU, desenvolvimento sustentável é definido como ¿aquele que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades¿.
	
	
Av Educação Ambiental
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Se o consumo é um ato essencial e inevitável da vida humana, e apresenta características particulares que ultrapassam as necessidades da vida biológica ou material, precisamos raciocinar que a satisfação das necessidades humanas tem três componentes. Quais são os componentes?
		
	
	Utilitário, modismo e psicológico.
	 
	Utilitário, comunicação e psicológico.
	
	Modismo, comunicação e psicológico.
	
	Utilitário, comunicação e modismo.
	
	Modismo, ansiedade e psicológico.
	
Explicação:
Utilitário pois possui utilidade, ou seja, o consumo que tem por finalidade a real necessidade da pessoa. Mas além de consumirmos, somos seres sociáveis, nos relacionamos uns com os outros e por isso a comunicação. E além de nos relacionar-mos, possuímos uma inteligência diferenciada com relação aos outros organismos existentes, por isso o psicológico.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O impacto humano com o crescimento exagerado populacional das últimas décadas sobre o mundo natural continuará e, segundo diversas estimativas, poderíamos alcançar, simultaneamente,  ____________ de quase todas as espécies não domesticadas.
Qual alternativa completa a frase?
		
	
	a proliferação
	
	a diminuição
	 
	a extinção
	
	o acréscimo
	
	a redução
	
Explicação:
Não há espaço para a expansão do território humano sem competição com o território de todos os outros animais, principalmente os grandes mamíferos, por isso a população humana deve ser controlada.
 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Qual o principal causador dos sérios impactos degradadores sobre o meio ambiente neste século, que faz com que ocorra o desenvolvimento da indústria, comércio bem como os diversos ramos do meio rural e urbano?
		
	
	melhoria tecnológica
	 
	crescimento populacional
	
	Desenvolvimento Econômico Sustentável
	
	desenvolvimento científico
	
	melhoria da qualidade de vida
	
Explicação:
Crescimento populacional é a resposta pois com este crescimento, a demanda sobre a indústria torna-se maior (mais produtos serão consumidos, então precisarão ser produzidos). Com isso a pressão sobre os recursos naturais aumenta pois mais insumos e matéria-prima serão utilizados para suprir a maior demanda de produção industrial.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O saber usar para nunca faltar está relacionado a qual item abaixo?
		
	
	Rotulagem ambiental
	
	Consumo consciente
	
	Ciclo de vida de um produto
	 
	Consumo sustentável
	
	Equilíbrio ecológico
	
Explicação:
O consumo sustentável prega que o uso sustentado ao longo do tempo trará grandes vantagens para o meio ambiente e para a humanidade, pois não permite o desperdício.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A concepção de desenvolvimento sustentável tem suas raízes fixadas na:
		
	
	Clube de Roma na publicacao do documento Limites de Crescimento.
	
	Rio 92.
	 
	Conferência de Estocolmo em 1972.
	
	Conferencia da Biosfera.
	
	Conferencia de Tbilisi.
	
Explicação:
O desenvolvimento sustentável é um processo que satisfaz as necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.
Essa ideia surgiu a partir do conceito de ecodesenvolvimento, proposto durante a Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, em Estocolmo, na Suécia, em 1972.
O Relatório Brundtland ou “Nosso Futuro Comum” – lançado em 1987, apresenta um olhar diferenciado sobre o desenvolvimento. Ressalta o desenvolvimento sustentável, considerando-o um modelo de desenvolvimento socioeconômico. Esse relatório aponta as incompatibilidades entre os atuais padrões de produção e consumo e o desenvolvimento sustentável.
Durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento - ECO 92 (RIO 92), realizada no Rio de Janeiro, o conceito tornou-se um princípio orientador de ações.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A concepção de desenvolvimento sustentável se liga fundamentalmente:
		
	
	ao aumento da produção agrícola para combater a fome do mundo.
	
	à mobilização da sociedade para reduzir a produção de lixo.
	 
	ao compromisso da geração atual com as gerações futuras.
	
	à eleição de bons governantes e à escolha de gestores competentes.
	
	ao respeito à legislação e às autoridades ambientais.
	
Explicação:
A definição de desenvolvimento sustentável trata especificamente do compromisso em partilhar os recursos naturais disponíveis com as gerações futuras.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Em um cenário de sucessos e padecimentos humanos, deve-se encontrar um novo conceito de segurança humana, um novo paradigma.
A alternativa que NÃO diz respeito a um novo modelo de desenvolvimento é a que
		
	 
	projeta o desenvolvimento econômico empresarial a qualquer custo.
	
	coloca o ser humano no centro do desenvolvimento.
	
	protege a vida das futuras gerações e igualmente a das atuais.
	
	considera o crescimento econômico como um meio e não um fim.
	
	respeita os sistemas naturais do qual dependem todos os seres vivos.
	
Explicação:
Justamente a frase errada é o contrário do que precisamos fazer para que tenhamos um ambiente conservado, pois diz que o lucro vem na frente de qq outras coisa, até da sobrevivência.
 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Nesse cenário de sucessos e padecimentos humanos, deve-se encontrar um novo conceito de segurança humana, um novo paradigma. Segundo Luzzi (2009), um novo modelo de desenvolvimento. Marque a resposta errada:
		
	
	Coloque o ser humano no centro do desenvolvimento.
	 
	Considere o crescimento econômico como um fim e não um meio.
	
	Considere o crescimento econômico como um meio e não um fim.
	
	Respeite os sistemas naturais do qual dependem todos os seres vivos.
	
	Proteja a vida das futuras gerações e igualmente a das atuais.
	
Explicação:
Se desejamos um novo modelo de desenvolvimento, em uma ruptura com o que se faz com o processo econômico, precisamos entender o desenvolvimento como um meio para criar uma sociedade recompensada pelas suas conquistas, buscando sempre a justiça social e o equilíbrio ambiental.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Acredita-se que no futuro o binômio educação/ambiente desaparecerá, originando uma Educação que não precise de adjetivos e que seja sempre ambiental. Contudo, este acontecimento depende de que sejam tradadas os problemas ambientais oriundos dadesigualdade social. Neste contexto, observamos que o processo de Globalização:
		
	
	A Educação Ambiental não deve se preocupar com as questões sociais no sentido de apresentar formas criativas de se diminuir a desigualdade social e sim focar na recuperação do ambiente.
	
	Está ampliando a oportunidade de expansão do capital para milhões de pessoas, possibilitando uma maior equidade social e oferecimento de novas vagas de empregos nas empresas e outros setores.
	 
	É um modelo atual de desenvolvimento que pode estar ocasionando um consumo irracional dos recursos naturais, além de um processo de degradação ambiental e intensificação da pobreza.
	
	É muito importante que este processo ocorra com bases éticas, onde o lucro máximo dos participantes do mercado seja a principal meta de desenvolvimento.
	
	É errado colocar o ser humano, e demais espécies, como foco do desenvolvimento e o crescimento econômico deve ser considerado um meio e, não, um fim do desenvolvimento.
	
Explicação:
O processo de globalização econômica não tem contribuído com nossas perspectivas para o desenvolvimento sustentável. Pelo contrário, temos visto a ampliação da exploração dos recursos naturais, agora atendendo a demandas de centros produtores que abastecem o mundo em uma escala antes desconhecida, e também a elevação do patamar de consumo de combustíveis para o fluxo crescente de bens pelo mundo. Com isso, as emissões de gases de efeito estufa tendem a crescer, em lugar de diminuir e as riquezas tendem a se concentrar nas regiões de produção mais elaborada. A consequência desse amplo processo é o nosso distanciamento de visões mais sustentáveis para o desenvolvimento.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A ação transformadora da educação ambiental deve estar apoiada em várias atitudes, exceto:
		
	
	na equidade
	 
	na contribuição em dia dos impostos ambientais
	
	no respeito ao próximo e ao meio ambiente
	
	na ética
	
	na justiça social
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Em um cenário de sucessos e padecimentos humanos, deve-se encontrar um novo conceito de segurança humana, um novo paradigma. Assinale a alternativa que não diz respeito a um novo modelo de desenvolvimento
		
	
	que coloque o ser humano no centro do desenvolvimento
	 
	projete o desenvolvimento econômico empresarial a qualquer custo
	
	proteja a vida das futuras gerações e igualmente a das atuais
	
	respeite os sistemas naturais do qual dependem todos os seres vivos
	
	considere o crescimento econômico como um meio e não um fim
	
Explicação:
O desenvolvimento econômico tem que levar em conta o social e o ambiental, não podendo, portanto der feito a qualquer custo.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	As mercadorias e serviços produzidos pelos processos naturais da Terra, os quais sustentam todas as economias e toda a vida estão relacionadas a
		
	
	Recursos culturais
	
	Recursos humanos
	
	Recursos econômicos
	 
	Recursos naturais
	
	Recursos manufaturados
	
Explicação:
Os recursos naturais permitem a existência do processo produtivo na economia. Recursos naturais não renováveis, como petróleo e minérios, precisam ser explorados de forma racional, para permitir que se estendam seus benefícios a gerações futuras; recursos renováveis como solo, água, madeira ou pescado precisam ser explorados com preocupação redobrada, pois a má gestão desses recursos pode acarretar o seu esgotamento ainda na nossa geração.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A _________________é um fator é inerente à educação ambiental. Se os problemas ambientais são muito complexos e são causados pelos modelos de desenvolvimento adotados até hoje, suas soluções dependem de diferentes saberes, de pessoas com diferentes formações voltadas para o objetivo comum de resolvê-los. Qual alternativa completa a frase?
		
	
	aquisição de conhecimento científico específico
	
	análise pública municipal
	
	frequencia na escola de ensino médio
	
	relatividade
	 
	interdisciplinaridade
	
Explicação:
A expectativa é que a interdisciplinaridade seja sempre buscada no processo educacional. Na Educação Ambiental (EA) essa estratégia se torna ainda mais essencial, pois o emprego das questões pedagógicas, ambientais, sociais e econômicas que permeiam a EA requerem a contribuição de profissionais dessas diferentes áreas.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Maquinário, equipamentos e produtos, cujas feituras envolvem recursos naturais e humanos estão relacionados a qual tipo de recurso abaixo
		
	
	Humano
	
	Natural
	 
	Manufaturado
	
	Cultural
	
	Econômico
	
Explicação:
 Maquinário, equipamentos e produtos são produtos manufaturados, ou seja processados, feitos pelo homem.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Sobre as consequências da desigualdade social, que produz tantos flagelos, é CORRETO afirmar que:
		
	
	O processo de globalização liderado pelo livre mercado gera o crescimento ordenado da economia e o aumento das oportunidades de emprego.
	
	Os frutos do crescimento econômico desordenado beneficiam principalmente os mais pobres, por meio da política de livre mercado.
	
	O processo de globalização cultural unidirecional, liderado pelo livre mercado, não tem relação com as pautas culturais, nem com as raízes dos povos.
	
	Com o crescimento econômino distorcido, crescem as economias e também se fortalecem as democracias, no que se refere à participação das pessoas no progresso das nações.
	 
	A não ser que os governos adotem oportunamente medidas corretivas, o crescimento econômico pode ficar distorcido, o que decerto contribui para a destruição da diversidade biológica e cultural e para o esgotamento dos recursos naturais não renováveis.
	
Explicação:
O crescimento econômico deve ser acompanhado de medidas que previnam o dano e que sejam sustentavéis para as futuras gerações.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Tomando como critério a eficácia da ação pública e não apenas a geração de leis, pode-se apontar a década de 1930 como o início de uma política ambiental efetiva (Barbieri, 2010). Conforme Barbieri (2010), uma data de referência é o ano de 1934, quando foram promulgados os seguintes documentos relativos à gestão de recursos naturais. Marque a resposta errada:
		
	
	Código de Águas
	
	Código de Minas
	
	Código Florestal
	 
	Código de Educação ambiental
	
	Código de Caça
	
Explicação:
Aquele período histórico de afirmação de um projeto nacional foi marcado pela criação de instituições e pela ampliação do arcabouço legal, com objetivo de criar as condições de um desenvolvimento urbano e fomentar a modernização do país. Nesse contexto, os códigos de caça, florestal, de minas e de águas foram importantes para nortear as relações do país com suas riquezas naturais. A educação ambiental não surge nesse período histórico, mas posteriormente, principalmente a partir de demandas firmadas em conferências internacionais.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Por seu turno, o ambientalismo coloca-nos a questão dos limites que as sociedades têm na sua relação com a natureza, com suas próprias naturezas como sociedades. Assim, resgatar a política é fundamental para que se estabeleça _______________________________resultante das lutas ambientalistas (Sorrentino et al., 2005). Qual a alternativa completa a frase acima?
		
	
	uma práticamais agressiva para o desenvolvimento do país
	
	um desenvolvimento tecnológico mais acelerado
	
	um regime de uso do meio mais aberto
	
	uma ordem pública
	 
	uma ética da sustentabilidade
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Até o início do século XX, o campo político e institucional brasileiro não se sensibilizava com os problemas ambientais. A abundância de terras férteis e de outros recursos naturais, enaltecida desde a Carta de Caminha ao rei de Portugal, tornou-se uma espécie de dogma que impedia enxergar a destruição que vinha ocorrendo desde os primeiros anos da colonização. Assinale a opção que exemplifica este preceito.
		
	 
	A degradação de uma área não era considerada um problema ambiental pela classe política, pois sempre havia outras a ocupar.
	
	As denúncias sobre o mau uso dos recursos naturais encontravam ecos na esfera política dessa época porque muitos denunciantes eram políticos ilustres.
	
	A degradação de uma área era considerada um problema ambiental pela classe política, pois o desenvolvimento sustentável sempre foi uma preocupação politica.
	
	As denúncias sobre o mau uso dos recursos naturais não encontravam ecos na esfera política dessa época embora André Rebouças muito tenha feito junto as autarquias superiores visando a preservação ambiental.
	
	Muitas das leis ambientais tiveram origem nas denúncias desses políticos, que podem ser considerados os precursores dos movimentos ambientalistas nacionais e que, já nas suas origens, apresentavam uma tônica socioambiental dada pela luta contra a escravatura, a monocultura e o latifúndio.
	
Explicação:
As dimensões e toda exuberância da natureza de nosso país permitiram a formação de uma cultura perdulária com nossos recursos naturais. Por mais que se desmatasse, se exaurisse o solo ou se comprometesse os rios, sempre haveria terras baratas e novos espaços disponíveis para ocupação. Essa visão levou ao comprometimento de nossa biodiversidade e gerou grandes vastidões de terras hoje degradadas e improdutivas, que compõe um sério passivo ambiental a ser enfrentado.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Segundo Sorrentino et al. (2005), a palavra política origina-se do grego e significa limite. Dava-se o nome de  ao muro que delimitava a cidade do campo. só depois se passou a designar polis o que estava contido no interior dos limites do muro. O resgate desse significado, como limite, talvez nos ajude a entender o verdadeiro significado da política, que é:
		
	 
	a arte de definir os limites, ou seja, o que é o bem-comum
	
	controlar a vida de todos
	
	gerenciar uso e retorno de bens a união
	
	manipular a economia
	
	desenvolver o território e adquirir outros mais
	
Explicação:
Através do processo político se define as correlações de forças de uma sociedade, e a representação dos interesses dos diversos setores é fundamental para a construção de um ambiente democrático. Dessa forma, pode-se dizer que a política é a arte de definir limites, pois é preciso conciliar esses interesses em torno dos objetivos maiores de uma nação.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A Lei Federal 6.938 de 1981 estabeleceu a Política Nacional de Meio Ambiente, onde o conceito de responsabilidade objetiva do poluidor foi apresentado. Este conceito determina que:
		
	
	os resíduos nucleares precisam de tratamento especial e devem ser gerenciados por autoridades federais.
	
	os lixões precisam ser substituídos por aterros sanitário, sob pena de responsabilização das autoridades municipais.
	
	o cidadão que joga lixo no chão deve ser multado e esta multa deve ser proporcional à quantidade do resíduo em questão.
	
	as indústrias precisam criar sistemas de gestão dos resíduos sólidos, sob responsabilidade de profissional habilitado para tal.
	 
	o poluidor fica obrigado, independente da existência de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados.
	
Explicação:
Em direito, o conceito de responsabilidade objetiva está associado à responsabilização do agente causador de algum tipo de dano, independentemente de dolo, ou seja, da intenção de cometer aquele dano. Com a referida lei, de 1981, ficou determinado que o agente poluidor é responsável pelos seus resíduos liberados no ambiente, mesmo que acidentalmente.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A degradação ambiental causada por ações antrópicas tem aumentado gradativamente no mundo todo. Desde 1972, data da realização da I Conferência Internacional das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, as práticas humanas predatórias têm sido intensamente discutidas; no entanto, poucos resultados tem sido obtidos para reverter esse processo. Neste contexto, assinale a alternativa correta:
		
	 
	Os problemas ambientais tornaram-se muito preocupantes quando começaram a ser divulgados pela mídia, principalmente em relação à quantidade de agravos à saúde por eles ocasionados.
	
	Os problemas ambientais até hoje não são divulgados pela mídia.
	
	Os especialistas em meio ambiente propõem mudanças sérias na economia para que a sociedade possa reconhecer que o meio ambiente é somente uma fonte de consumo.
	
	Somente a ecologia deveria se preocupar com as questões ambientais.
	
	Não devemos nos preocupar com as questões ambientais, pois seus recursos são ilimitados.
	
Explicação:
Embora problemas ambientais gerados pelo homem tenham raízes em tempos remotos, como degradação do solo, desflorestamento e poluição de rios, na verdade os grandes problemas ambientais que foram se acumulando a partir de meados do séc. XX é que mobilizaram as sociedades em países desenvolvidos, e o papel da mídia foi relevante nesse momento. Alguns desses problemas, que ganharam ampla repercussão foram a tragédia da Baía de Minamata, no Japão e os efeitos da chuva ácida e do Smog na América do Norte e na Europa Ocidental.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	NÃO diz respeito a um princípio da PNMA:
		
	
	Planejamento e fiscalização do uso dos recursos naturais
	
	Controle e zoneamento das atividades potencialmente ou efetivamente poluidoras
	
	Equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como patrimônio público
	 
	Racionalização do uso de material urbano, do tratamento de esgoto rural , da atmosfera e do ar
	
	Proteção dos ecossistemas;
	
Explicação:
O uso dos recursos ou racionalização dos mesmos deve ser controlado por cada um, tendo a fiscalização pelos órgãos competentes, mas não sua distribuição.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Desde o princípio, o homem interage com o meio ambiente esforçando-se em descobrir as charadas da natureza. A condição rude do homem primitivo não o impediu de ser criativo para melhor viver. Os registros da pré-história revelam sua enorme capacidade organizativa e coordenação motora diferenciada. Fazendo uso desses talentos, no afã de evitar seu próprio aniquilamento ante a natureza selvagem, o homem conquistou o mundo (Pedro e Frangetto, 2009). Para que tivéssemos harmonia entre os homens, surgiu __________________________que deveriam regular o uso desses recursos, necessários para a vida da sociedade, de forma justa e com igualdade. Qual alternativa abaixo completa a lacuna?
		
	
	comércio
	
	escola
	
	a instituição familiar
	 
	políticas públicas
	
	indústria manufatureira
	
Explicação:
As políticas públicas são estabelecidas pelos governos e podem se tornar políticas de Estado, caso sua relevância e aceitação as faça transpor a barreira das alternâncias degovernos. São essas políticas públicas que permitem conter o ímpeto do lucro em nome da preservação de áreas que devem ser destinadas a fins diversos daqueles orientados pelo capital, como a conservação da biodiversidade, a preservação dos corpos hídricos, a manutenção da paisagens e monumentos naturais ou mesmo o planejamento urbano no combate à especulação imobiliária.

Continue navegando