Buscar

Prática Pedagógica 2

Prévia do material em texto

.
.
Pesquisa da Prática Pedagógica
Atividade anterior
Próxima atividade
	Iniciado em
	quinta, 16 Mai 2019, 10:19
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quinta, 16 Mai 2019, 11:24
	Avaliar
	8,00 de um máximo de 10,00(80%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Na abordagem progressista, o centro da ação consiste em pressupostos teóricos voltados ao diálogo e à discussão coletiva como elementos propulsores de uma aprendizagem significativa. Destaca-se, assim, uma parceria e participação crítica e reflexiva entre alunos e professores, no sentido de desenvolver:
Escolha uma:
a. Atividades que contribuam para a ajuda mútua entre as pessoas.
b. Atividades que possam contribuir para a produção do conhecimento.
Para incentivar uma aprendizagem significativa, deve haver uma parceria e participação crítica e reflexiva entre alunos e professores no sentido de desenvolver atividades que possam contribuir para a produção do conhecimento. Ainda, possibilita estabelecer o intercâmbio entre sujeito e objeto a serem conhecidos e busca a formação do homem real, concreto, situado no tempo e no espaço, conforme declara Mizukami (1986, p. 87): “O homem é um ser que possui raízes espaço-temporais: é um ser situado no e com o mundo”. Cap 02.
c. Atividades que incentivem o ato de repetir X memorizar.
d. Atividades que incentivem o ato da memorização.
e. Atividades que incentivem a concentração e o ato de memorização.
Feedback
A resposta correta é: Atividades que possam contribuir para a produção do conhecimento..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O trabalho pedagógico com projetos se apresenta, atualmente, como uma alternativa de ensino que supera a fragmentação e a mera transmissão de conteúdos característicos do modelo clássico e tradicional de escola. Os estudiosos Fernando Hernández e Paulo Freire defendem a ideia de que o aluno aprende participando, tomando atitudes diante dos fatos, investigando, construindo novos conceitos, informações e selecionando os procedimentos apropriados quando diante da necessidade de resolver problemas. Diante disso assinale a alternativa que apresenta qual é o objetivo de trabalhar com projetos pedagógicos?
Escolha uma:
a. Objetivo é que o aluno se envolva parcialmente nas atividades educativas alvo do projeto proposto.
b. O objetivo é fazer com que o aluno se envolva intensamente na atividade educativa alvo do projeto proposto.
O trabalho pedagógico com projetos se apresenta, atualmente, como uma alternativa de ensino que supera a fragmentação e a mera transmissão de conteúdos característicos do modelo clássico e tradicional de escola. Não se trata de uma técnica sedutora para atrair a atenção dos alunos: seu objetivo é fazer com que o aluno se envolva intensamente na atividade educativa alvo do projeto proposto. Significa, também, repensar a escola, o currículo, os tempos escolares, a avaliação e os objetivos da educação escolar. Os estudiosos Fernando Hernández e Paulo Freire defendem a ideia de que o aluno aprende participando, tomando atitudes diante dos fatos, investigando, construindo novos conceitos, informações e selecionando os procedimentos apropriados quando diante da necessidade de resolver problemas. Cap 02.
c. O objetivo é o aluno não tenha envolvimento nas atividades educativas alvo do projeto proposto.
d. O objetivo é o aluno apenas conheça a técnica de trabalhar com projetos, não sendo necessário estar em volvido nas atividades educativas alvo do projeto proposto.
e. O objetivo é apenas o professore estejam envolvidos nas atividades educativas alvo do projeto proposto.
Feedback
A resposta correta é: O objetivo é fazer com que o aluno se envolva intensamente na atividade educativa alvo do projeto proposto..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Freire (1999, p. 55) chama nossa atenção para o necessário reconhecimento do “inacabamento do ser humano”. Essa perspectiva remete-nos à necessidade da constante formação, no sentido de buscar o aperfeiçoamento, a aprendizagem permanente, pressupostos da formação continuada. Sobre este assunto, pode-se afirmar que:
Escolha uma:
a. A formação continuada de professores tem ocupado espaço significativo entre os estudiosos da área da educação, especialmente aqueles que tratam da formação de professores.
A formação continuada de professores tem ocupado espaço significativo entre os estudiosos da área da educação, especialmente aqueles que tratam da formação de professores. Alarcão (1998, p. 100), por exemplo, define formação continuada como o processo dinâmico por meio do qual, ao longo do tempo, um profissional vai adequando. Cap 01.
b. A formação continuada não é importante, considerada dispensável, porém a formação inicial sim é imprescindível.
c. A formação inicial é obrigatória e a formação continuada não faz-necessária nas escolas.
d. A formação inicial e formação continuada são optativas aos professores, pois os ensinamentos existem, mas nem sempre os professores acatam os ensinamentos.
e. A formação inicial não é tão importante, porém a formação continuada é indispensável.
Feedback
A resposta correta é: A formação continuada de professores tem ocupado espaço significativo entre os estudiosos da área da educação, especialmente aqueles que tratam da formação de professores..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A análise da práxis pedagógicas do professor, precisa ser interpretada de forma muito mais ampla que circunscrita ao simples dado objetivo. Portanto aos buscarmos conhecer a práxis do professor no seu próprio espaço de trabalho, a escola, estamos considerando o ambiente como:
Escolha uma:
a. Diferentes com significados diversos.
b. Profissionais com determinações.
c. Natural como fonte direta de dados.
Natural como fonte direta de dados. Capítulo 3. Aos buscarmos conhecer a práxis do professor no seu próprio espaço de trabalho, a escola, estamos considerando o ambiente natural como fonte direta de dados. A técnica da observação faz parte da abordagem qualitativa de pesquisa, a qual tem como pressuposto dar voz ao sujeito analisado, apresentando-se como a abordagem mais adequada na busca dos significados das relações sociais e dos conhecimentos elaborados em sua prática cotidiana.
d. Ativo a movimentos de ação.
e. Social e historicamente desenvolvido.
Feedback
A resposta correta é: Natural como fonte direta de dados..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
“Ao observarmos as transformações que vêm ocorrendo na sociedade contemporânea, percebemos que estas implicam diretamente na educação. Hoje, o conhecimento passou a ser considerado elemento fundamental para a produção de riquezas e na geração de qualidade de vida para os indivíduos, o que exige mudanças significativas nos modelos educacionais, pois as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores, muitas vezes, não têm dado conta de atender aos desafios que o atual momento exige.” (PIENTA, 2014, p.13). Esta sociedade contemporânea, sociedade do conhecimento, também é conhecida por outra terminologia, assinale a alternativa que apresenta corretamente essa nomenclatura:
Escolha uma:
a. Sociedade conhecedora.
b. Sociedade aberta.
c. Sociedade antenada.
d. Sociedade aprendente.
“A sociedade do conhecimento, também chamada de sociedade aprendente, requer uma leitura diferenciada do mundo em que se vive. Isso, evidentemente, exige uma postura de desprendimento de velhos conceitos e velhas linguagens, dos paradigmas e práticas pedagógicas.” Cap 01.
e. Sociedade construtora.
Feedback
A resposta correta é: Sociedade aprendente..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Nenhum profissional, nenhum professor, é obrigado a aceitar ser objeto de pesquisa e observação. Portanto em hipótese alguma fazer julgamentos ou avaliações do trabalho do professor, isso poderá intimidá-lo e interferir negativamente na pesquisa realizada. Neste caso qual é o objetivo da atividade de pesquisa?
Escolhauma:
a. A classificação das formas.
b. A observação da prática pedagógica.
A observação da prática pedagógica. Capítulo 3, sempre vale lembrar que o objetivo da atividade de pesquisa é a observação da prática pedagógica, sendo assim, mesmo durante as atividades de auxílio em sala de aula, não se deve perder o foco do objeto de pesquisa.
c. A coleta de acontecimentos variáveis.
d. A análise desfavorável.
e. A interferência negativa na orientação.
Feedback
A resposta correta é: A observação da prática pedagógica..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
No meio educacional não é difícil ouvir falar em práxis onde todos aqueles que se propõem a estudar e intervir com e sobre o conhecimento necessitam saber que a relação entre teoria e prática educacional é abordada por muitos como o problema básico da ciência da educação. Mas, o que é práxis? Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Práxis é todo problema o que acontece no ambiente escolar.
b. Práxis é tudo o que é administrativo e executivo e que pode ser executado pelo professor.
c. Práxis é todo equívovo que acontece em sala de aula.
d. Práxis é toda atividade administrativa.
e. Práxis é toda atividade consciente, intencional, que tem como finalidade um resultado efetivo.
“Vázquez (1977, p. 185), em sua obra Filosofia da práxis, afirma que “toda práxis é atividade, mas nem toda atividade é práxis”, apenas a atividade consciente, intencional, que tem como finalidade um resultado efetivo.” Cap 01.
Feedback
A resposta correta é: Práxis é toda atividade consciente, intencional, que tem como finalidade um resultado efetivo..
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Cada material ______________________, em particular, tem uma inserção ______________________ e uma “personalidade” própria, estabelecendo, portanto, uma relação de “______________”, subjetiva, com os _________________ que o utilizam.
As palavras que completam corretamente essas lacunas são:
Escolha uma:
a. Pedagógico – social – conversa – membros.
b. Pedagógico –lacunas – diálogo – seres.
c. Pedagógico – cultural – social– matemáticos.
“Cada material didático, em particular, tem uma inserção cultural e uma “personalidade” própria, estabelecendo, portanto, uma relação de “diálogo”, subjetiva, com os sujeitos que o utilizam.” Portanto, as palavras que completam corretamente as lacunas são: didático, cultural, diálogo, sujeitos. Cap 02.
d. Didático – cultural – diálogo – sujeitos.
e. Didático – social – lacuna – membros.
Feedback
A resposta correta é: Didático – cultural – diálogo – sujeitos..
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Constata-se que grande parte dos docentes saem das universidades com uma formação predominantemente científica, que preconiza o domínio de conteúdo específicos que deverão ser transmitidos futuramente, sem a devida articulação com os conhecimentos pedagógicos e metodológicos; e esse mesmo enfoque é reforçado nos cursos de formação continuada.
Demailly (1992) identifica quatro modelos formais de educação continuada:
I. Forma Universitária: se caracteriza por ter como finalidade a transmissão do saber e da teoria.
II. Forma Escolar: em que se encontram todos os cursos organizados por um poder legítimo e os formadores não são os responsáveis pelos programas, que são definidos pelos organizadores.
III.Forma Conceitual: caracteriza-se pela transmissão de conhecimento unilateral, baseado em conceitos pré-definidos.
IV. Forma Contratual: caracteriza-se pela negociação entre diferentes parceiros ligados por uma relação contratual do programa pretendido.
V.Forma Interativa Reflexiva: presente nas iniciativas de formação ligadas à resolução de problemas reais, com a ajuda mútua entre formandos e uma ligação à situação de trabalho.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I ,II, IV e V.
b. Apenas as afirmativas III e V estão corretas.
c. Todos estão corretos.
Demailly (1992) identifica quatro modelos formais de educação continuada: 2 forma universitária – se caracteriza por ter como finalidade a transmissão do saber e da teoria; 2 forma escolar – em que se encontram todos os cursos organizados por um poder legítimo e os formadores não são os responsáveis pelos programas, que são definidos pelos organizadores; 2 forma contratual – caracteriza-se pela negociação entre diferentes parceiros ligados por uma relação contratual do programa pretendido; forma interativa reflexiva – presente nas iniciativas de formação ligadas à resolução de problemas reais, com a ajuda mútua entre formandos e uma ligação à situação de trabalho. Cap 01.
d. Nenhuma das afirmativas está correta.
e. Apenas afirmativas I e II estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: I ,II, IV e V..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A ideia de práxis relaciona-se, diretamente, com os conceitos de teoria e prática. A relação da teoria com a prática educacional é revelada, por diversos autores, como problema básico da ciência da educação. Entende-se por prática toda atividade humana diferenciada de qualquer comportamento natural. Logo, a prática não é uma atividade espontaneísta, “justamente porque a prática não ocorre de modo imediato e sem intermediação, requerendo uma decisão coerente, acaba sempre incluindo elementos teóricos” (SCHMIED-KOWARZIK, 1983, p. 20). Vázquez (1977, p. 185), em sua obra Filosofia da práxis, afirma que “toda práxis é atividade, mas nem toda atividade é práxis”, apenas a atividade consciente, intencional, que tem como finalidade um resultado efetivo. Dessa forma, podemos afirmar que:
I. As atividades práxicas são formas de ação inespecífica e dirigidas de forma aleatória.
II. A atividade que se caracteriza como práxis é uma atividade material, transformadora e ajustada a objetivos.
III. Práxis é uma atividade humana sempre intencional, com uma finalidade definida.
IV. A atividade que se caracteriza como práxis não ocasiona mudanças e é sempre estática e inajustada.
V. A atividade práxica é uma forma de ação específica, propriamente humana, só se verifica quando atos dirigidos a um objeto para transformá-lo se iniciam com um resultado ideal, ou finalidade, e terminam com um resultado ou produto efetivo, real.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Nenhuma das afirmativas.
b. Estão corretas apenas afirmativa I e III.
c. Está correta apenas afirmativa II.
d. Está correta apenas afirmativa I.
e. Estão corretas as afirmativas II , III e V.
A atividade que se caracteriza como práxis é: [...] uma atividade material, transformadora e ajustada a objetivos. Fora dela, fica a atividade teórica que não se materializa, na medida em que é atividade espiritual pura. Mas, por outro lado, não há práxis como atividade puramente material, isto é, sem a produção de finalidades e conhecimentos que caracteriza a atividade teórica (VÁZQUEZ, 1977, p. 108). Assim sendo, a atividade práxica é uma forma de ação específica, propriamente humana, só se verifica quando atos dirigidos a um objeto para transformá-lo se iniciam com um resultado ideal, ou finalidade, e terminam com um resultado ou produto efetivo, real. Práxis, portanto, é uma atividade humana sempre intencional, com uma finalidade definida. Cap 01.
Feedback
A resposta correta é: Estão corretas as afirmativas II , III e V..
Parte inferior do formulário

Continue navegando