Buscar

Atividade 4 Leitura

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Atividade 4 Leitura 
Pergunta 1
	0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A aprendizagem, por meio da pesquisa-ação, em literatura insere o estudante no papel de produtor de conhecimento - cientista da linguagem -, por esse viés as atividades passam a fazer sentido, pois há uma finalidade: a promoção da aprendizagem coletivamente. Além disso, por ser realizada em etapas e por meio de processos, o estudante tem confiança para expor sua pesquisa. 
Dito isso, qual a idade correta para aplicar a pesquisa ação no ambiente escolar? Assinale a alternativa correta:
	Resposta Selecionada:
	Correta 
Pode ser aplicada desde o primário até o stricto sensu.
	Resposta Correta:
	Correta 
Pode ser aplicada desde o primário até o stricto sensu.
	Feedback da resposta:
	 Resposta correta. A pesquisa-ação garante a todas as faixas etárias escolares autonomia e responsabilidade, pois o estudante passa a analisar as situações, racionalizar e refletir criticamente sobre o assunto que será trabalho. 
 
	
	
	
			Pergunta 2
	0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A importante pesquisadora Maria do Rosário Mortatti propõe o seguinte caminho de pesquisa para a Literatura Infantil: 
  
“Com a expressão configuração textual nomeio o conjunto de aspectos constitutivos de determinado escrito e que conferem sua singularidade como texto: as opções temático-conteudísticas (o quê?) e estruturais-formais (como?) projetadas por determinado autor (quem?), que se apresenta como sujeito de um discurso produzido de determinado ponto de vista e lugar social (de onde?) e momento histórico (quando?), movido por certas necessidades (por quê?) e propósitos (para quê?) e visando a determinado efeito em determinado tipo de leitor previsto (para quem?); assim como a circulação, utilização e repercussão logradas pelo projeto do autor ao longo da história (de leitura) do texto”. 
  
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Literatura infantil e/ou juvenil: a" prima pobre" da pesquisa em Letras?. Guavira Letras, v. 1, n. 06, 2015. 
  
Assinale a alternativa que melhor responde a pergunta: o que significa analisar a literatura infantil pela “configuração textual” como defende a autora?
	Resposta Selecionada:
	Correta
Significa ler o texto e perceber nele a sua riqueza de sentidos, analisar as relações estabelecidas entre o autor e o seu tempo, além da linguagem literária.
	Resposta Correta:
	Correta
Significa ler o texto e perceber nele a sua riqueza de sentidos, analisar as relações estabelecidas entre o autor e o seu tempo, além da linguagem literária.
	Feedback da resposta:
	 Resposta correta. Mortatti cria o termo configuração textual para apontar que o texto infantil deve ser estudado e pesquisado em toda a sua complexidade. Ou seja, devemos analisar a linguagem, o autor, onde foi produzido, quais são suas intencionalidades. Pois estamos analisando literatura, e a literatura sempre é complexa, não importa se utilizamos o adjetivo infantil. 
 
	
	
	
			Pergunta 3
	0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Uma característica marcante dos quadrinhos de Mauricio de Sousa é o uso da intertextualidade. Em relação à isso observe o trecho a seguir: 
  
“Desde o início das revistas, nos anos 70, o quadrinista teve uma preocupação em misturar a fantasia e o imaginário com acontecimentos reais, algo que de fato pudesse acontecer no universo infantil, para uma maior aproximação com as crianças; além de preencher as histórias com eventos atualizados de cada época. No entanto, no anseio de atingir o cômico e preservar o público conquistado na tenra idade, os recursos intertextuais foram se tornando mais específicos, sofisticados, e o que se vê hoje são histórias plenas de alusões, citações, paródias e paráfrases das mais variadas fontes do mundo real: filmes, contos de fadas, clássicos da literatura universal, músicas e programas de televisão. Sejam elas discretas ou audaciosas, estão cada vez mais presentes nas historinhas, sempre buscando atingir o riso com o que há de mais recente na mídia”. 
  
VERDOLINI, Thaís Helena Affonso. A intertextualidade nos quadrinhos da Turma da Mônica. Cadernos de Pós-Graduação em Letras, v. 7, n. 1, 2016, p. 2 
  
Qual dos personagens da turma da Mônica pode ser um exemplo da relação de Maurício de Sousa com a intertextualidade apontada na citação?
	Resposta Selecionada:
	Incorreta 
A personagem Mônica
	Resposta Correta:
	Correta 
Personagens inspirados em jogadores de futebol: Pelezinho, Neymar Jr.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. Chico Bento, Rosinha, Bidu, Floquinho, Mônica e Magali são personagens adoráveis e cheios de camadas. Mas por si só não representam intertextualidades com acontecimentos da mídia.
	
	
	
			Pergunta 4
	0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Uma característica muito presente na literatura infantil de Ziraldo é o jogo lúdico que é construído por meio da intertextualidade. Observe a citação a seguir:
 
“Ziraldo investe em seu jogo lúdico de escritura no diálogo intra e intertextual e, dessa forma, propõe uma solução poética moderna para a literatura infantil.[...] Acentua-se, assim sua intenção de inverter, contestar ou deformar alguns sentidos e objetivos da clássica literatura infantil, tipicamente, dos contos de fadas. Ocorre nas entrelinhas, portanto, uma discussão sobre os valores morais anteriormente impostos às crianças. O movimento inter e intra textual, assim considerado, será o suporte do moderno enunciado”.
 
DO NASCIMENTO, Maria Teresinha Martins. A Saudável Maluquice de um Menino Feliz. Revista Guará-Revista de Linguagem e Literatura, v. 2, n. 1, p. 124-132, 2012, p. 128.
 
Após a leitura dos textos do nosso material e da citação acima, responda a pergunta: como a personagem “Menino Maluquinho” de Ziraldo representa a “discussão sobre valores morais anteriormente impostos às crianças”? Assinale a alternativa que melhor responde essa questão:
	Resposta Selecionada:
	Correta
O Menino Maluquinho é representado como um ser em construção, que tem o direito de ser criança e com ajuda da família descobre o mundo com liberdade, respeito e alegria.
	Resposta Correta:
	Correta
O Menino Maluquinho é representado como um ser em construção, que tem o direito de ser criança e com ajuda da família descobre o mundo com liberdade, respeito e alegria.
	Feedback da resposta:
	 Resposta correta. Parabéns a opção está correta! O menino maluquinho é uma criança saudável criada com liberdade e respeito. Isso entra em contraste com as crianças da literatura infantil anterior que não eram livres para viver as próprias experiências. Menino Maluquinho é um personagem travesso e representante do espírito infantil e por meio dele podemos refletir sobre a função emancipadora da literatura infantil.
	
	
	
			Pergunta 5
	0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Ziraldo é um dos autores mais importantes da literatura infantil e juvenil contemporânea. Sobre ele, analise o seguinte texto que analisa a sua obra:
 
“Percebe-se uma preocupação constante em seus livros com o poder que a palavra exerce sobre as pessoas. Outra característica das obras de Ziraldo é a exaltação de valores familiares “A família para mim sempre foi uma coisa muito forte, muito presente. Fui criado segundo os padrões tradicionais” e sua obra comprova isso através dos livros O menino maluquinho; Tantas tias; Tia te amo; Tia nota dez; Vovó delícia; Um amor de família; Menina Nina. Além disso, suas obras tratam da infância com ternura e magia, levando o leitor a perceber pequenos valores que vão sendo esquecidos pelos adultos. Seus personagens carregam o universo da curiosidade infantil. Algumas obras fazem ver o avesso, o inverso, a relatividade, o inédito. Cria, através de uma linguagem icônica, a possibilidade de construção de novos conceitos, novas posições diante da vida e suas dificuldades. Em todas as suas obras infantis, a preocupação estética
e gráfica é evidente, pois utiliza letras de tamanhos e formas diferentes, cuidadosamente planejadas para não incorrer no excesso e não prejudicar a harmonia da escrita com a ilustração”.
 
Fonte: BIER, Marilena Loss. A criança e a recepção da literatura infantil contemporânea: uma leitura de Ziraldo. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, 2004, p. 29
 
A partir da citação podemos elencar algumas características gerais para a obra de Ziraldo. Em relação à isso analise as assertivas:
 
I- A importância da família para Ziraldo é atestada na obra Flicts, que conta a história de um bichinho da maçã colorido que precisa encontrar sua família.
II- Há uma preocupação estética e gráfica que é explorada principalmente porque Ziraldo é o ilustrador da maioria de seus livros.
III- Um personagem irreverente de Ziraldo que tem em si a curiosidade infantil, a irreverência, o avesso é o menino maluquinho.
IV- A obra de Ziraldo é, sobretudo moralista, toda história é como uma fábula trazendo um ensinamento explícito.
 
Assinale a alternativa que apresenta todas as alternativas verdadeiras:
	Resposta Selecionada:
	Correta 
São verdadeiras as assertivas II e III.
	Resposta Correta:
	Correta 
São verdadeiras as assertivas II e III.
	Feedback da resposta:
	 Resposta correta. Parabéns a opção está correta! A opção II é verdadeira, pois há uma preocupação estética e gráfica que é explorada e, portanto, está corretíssima essa assertiva. A opção III é verdadeira, é uma alternativa correta, Menino Maluquinho é um personagem travesso e representante do espírito infantil.
	
	
	
			Pergunta 6
	0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Quando o docente concebe a leitura como uma construção subjetiva, presume um trabalho de interpretação por parte do leitor, acionando seus conhecimentos de mundo, linguagem, literatura etc. Com base no exposto, analise as assertivas a seguir: 
  
I - a formação do leitor de literatura pressupõe, portanto, que as práticas motivem os alunos a realizarem suas leituras em busca dos diversos sentidos que um único texto pode ter. 
II - A leitura é uma capacidade estimulada por toda a vida, por isso não é prioridade incentivar a leitura nas crianças. 
III - o professor deve exercer o papel de mediador entre o aluno e o texto literário. 
IV – somente por meio da leitura da literatura é que o leitor pode extrapolar os limites de seu cotidiano e recriar sua história como sujeito ativo, crítico e reflexivo. 
  
Assinale a alternativa que apresenta todas as alternativas verdadeiras:
	Resposta Selecionada:
	Correta 
São verdadeiras as assertivas I, III e IV.
	Resposta Correta:
	Correta 
São verdadeiras as assertivas I, III e IV.
	Feedback da resposta:
	 Resposta correta. É uma responsabilidade dos professores formar leitores, especialmente leitores literários, pois é por meio da leitura e da literatura que os alunos aprenderão a entender o mundo a sua volta.
	
	
	
			Pergunta 7
	0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Observe a seguinte citação: 
  
“A Literatura Infantil contemporânea transforma a literatura para crianças em suporte para a experimentação do mundo. Ao apresentarem as dúvidas da criança em relação ao mundo em que vive, abrem espaço para o questionamento e a reflexão. Os contos clássicos aguçam a sensibilidade da criança ao equilibrar o sonho com o real. Trata-se de um jogo estimulante, a magia do imaginário, tão necessária ao desenvolvimento infantil” (DOMINGUES; REDMOND, 2012, p. 308). 
  
Fonte: DOMINGUES, Thereza da Conceição Aparecida; REDMOND, William Valentine 
(Org.). A Literatura Infantojuvenil brasileira da contemporaneidade. Juiz de 
Fora, MG: Editora Associada, 2012. 
  
Podemos observar essa experimentação do mundo na literatura contemporânea. Em relação a isso, observe as seguintes asserções: 
  
I - Mauricio de Sousa com seus quadrinhos permite a experimentação do mundo, pois cria personagens que representam crianças e suas descobertas do mundo. 
  
PORQUE 
  
II - Ziraldo com sua obra permite a experimentação do mundo. Por exemplo, o menino maluquinho revela o desenvolvimento infantil. O autor lida com as etapas e angústias que envolvem o crescimento e o amadurecimento com humor. 
  
A partir da relação entre as duas asserções é correto afirmar que:
	Resposta Selecionada:
	Correta 
As duas são verdadeiras, porém não estabelecem relação entre si: a segunda não é uma justificativa da primeira.
	Resposta Correta:
	Correta 
As duas são verdadeiras, porém não estabelecem relação entre si: a segunda não é uma justificativa da primeira.
	Feedback da resposta:
	 Resposta correta. A primeira asserção aponta corretamente a razão dos quadrinhos de Mauricio de Sousa permitirem a fruição e experimentação de crianças. A segunda asserção aponta uma exemplo na obra de Ziraldo que permite a experimentação infantil. Porém, não há uma relação entre as duas asserções, uma não é justificativa da outra.
	
	
	
			Pergunta 8
	0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Vamos ler o início do conto infantil, O reizinho Mandão de Ruth Rocha: 
  
“O reizinho mandão 
  
Eu vou contar pra vocês uma história que o meu avô sempre contava. Ele dizia que essa história aconteceu há muitos e muitos anos, num lugar muito longe daqui. 
Nesse lugar tinha um rei, daqueles que têm nas histórias. Da barba branca batendo no peito, da capa vermelha batendo no pé. 
Como esse rei era rei de história, era um rei muito bonzinho, muito justo... E tudo o que ele fazia era para o bem do povo.  Vai que esse rei morreu, porque era muito velhinho, e o príncipe, filho do rei, virou rei daquele lugar. 
O príncipe era um sujeitinho muito mal-educado, mimado, destes que as mães deles fazem todas as vontades, e eles ficam pensando que são os donos do mundo. Eu tenho uma porção de amigos assim. Querem mandar nas brincadeiras... Querem que a gente faça tudo o que eles gostam... Quando a gente quer brincar de outra coisa, ficam logo zangados. Vão logo dizendo: "Não brinco mais!" E quando as mães deles vêm ver o que aconteceu se atiram no chão e ficam roxinhos, esperneiam e tudo.  Então as mães deles ficam achando que a gente está maltratando o filhinho delas. 
Então, como eu estava contando, o tal do príncipe ficou sendo o rei daquele país. Precisa ver que reizinho chato que ele ficou! Mandão, teimoso, implicante, xereta! 
Ele era tão xereta, tão mandão, que queria mandar em tudo o que acontecia no reino. 
Quando eu digo tudo, era tudo mesmo! 
A diversão do reizinho era fazer leis e mais leis. E as leis que ele fazia eram as mais absurdas do mundo.  Olhem só esta lei: 
"Fica terminantemente proibido cortar a unha do dedão do pé direito em noite de lua cheia!" 
Agora, por que é que o reizinho queria mandar no dedão das pessoas, isso ninguém jamais vai saber.  Outra lei que ele fez: "É proibido dormir de gorro na primeira quarta-feira do mês". 
Agora, por que é que ele inventou essas tolices, isso ninguém sabia.  Eu tenho a impressão de que era mesmo mania de mandar em tudo.[...]”. 
  
Ruth Rocha. O reizinho mandão. São Paulo, Quinteto Editorial, 1997, p. 7-10. 
  
A partir da leitura, analise as seguintes assertivas: 
  
I - A narrativa é contada em primeira pessoa e o narrador emula a linguagem infantil; 
II - A narrativa cria um diálogo intertextual com os contos de fadas; 
III - Há uma aproximação dos acontecimentos do conto com o cotidiano de uma criança, criando uma identificação com esses leitores. 
IV - A narrativa é contada pelo Reizinho Mandão que dialoga com os leitores. 
  
Assinale a alternativa que apresenta todas as alternativas verdadeiras:
	Resposta Selecionada:
	Correta 
São verdadeiras as assertivas I, II e III.
	Resposta Correta:
	Correta 
São verdadeiras as assertivas I, II e III.
	Feedback da resposta:
	 Resposta correta. O conto é um exemplo maravilhoso da qualidade da literatura infantil de Ruth Rocha. Há
aproximações com o mundo infantil tanto na intertextualidade com contos de fadas, no narrador em primeira pessoa, nos exemplos do mundo da crianças que aproximam o texto desses leitores.
	
	
	
			Pergunta 9
	0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A citação a seguir aponta o crescimento da publicação dos quadrinhos para crianças. 
  
“Um grande número de recontos e adaptações de textos já consagrados pela crítica ganhou o mercado nos últimos anos. Da narrativa oral africana para a escrita, de obras da literatura universal para produções com texto mais enxuto, voltadas para o leitor menos experiente, de romances mais atuais para histórias em quadrinhos, sem falar em filmes que saíram das telas e ganharam as páginas do livro, são inúmeras as adaptações. Se verificarmos esse percentual nos últimos anos, esse dado fica ainda mais claro ao observador que se depara com o crescimento de textos que ganharam a roupagem dos quadrinhos. Aproximadamente, 1300 títulos de literatura infantil e juvenil produzidos em 2011, foram inscritos pelas editoras para concorrer ao Prêmio Anual da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, sem contar os outros livros publicados”. 
  
RICHE, Rosa Cuba. Literatura e quadrinhos: linguagens em diálogo. XVI CNLF. Rio de Janeiro: CiFEFiL, p. 2226-2239, 2012. 
  
A partir dos nossos estudos, responda: como deve ser visto esse crescimento dos quadrinhos para crianças? Assinale a alternativa que traz a resposta mais completa para esse questionamento:
	Resposta Selecionada:
	Correta 
Deve ser visto com otimismo, pois representam mais obras sendo oferecidas para crianças.
	Resposta Correta:
	Correta 
Deve ser visto com otimismo, pois representam mais obras sendo oferecidas para crianças.
	Feedback da resposta:
	 Resposta correta. Levando em conta que os quadrinhos podem ser textos eu vão aproximar crianças da literatura e permitem o surgimento de habilidades de leitura e de multimodalidade, o crescimento de publicações deve ser visto com otimismo. 
 
	
	
	
			Pergunta 10
	0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Mauricio de Sousa, mesmo sendo um autor consagrado nos quadrinhos infantis, busca sempre uma renovação. Observe a citação que explica um dos projetos do autor na última década, a Turma da Mônica Jovem: 
  
“A proposta é fisgar o leitor fidelizado pela “turminha”, tornando-se uma alternativa aos cultuados quadrinhos japoneses. A Turma da Mônica Jovem uniu o apelo “exótico” do mangá ao conhecimento adquirido das características dos personagens. Boa parte do atrativo das histórias vem justamente do jogo de correspondências entre as peculiaridades infantis de cada um (força da Mônica, gula da Magali, sujeira do Cascão) e suas ‘novas identidades’”. 
  
D'OLIVEIRA, Gêisa Fernandes. Humor e identidade: 
brasilidade em Laerte e Mauricio de Sousa. Revista USP, n. 88, p. 60-72, 2011. 
  
Após a leitura da citação, analise as seguintes assertivas: 
  
I – Um dos atrativos da Turma da Mônica Jovem é ver como os personagens consagrados comportam-se sendo adolescentes e vivendo conflitos típicos desse período da vida 
  
PORQUE 
  
II- Durante décadas leitores acostumaram-se com os personagens da Turma da Mônica e com suas características, e por isso sabem exatamente o que os caracteriza: vê-los com outra idade é um aspecto muito chamativo. 
  
A partir da relação entre as duas asserções é correto afirmar que:
	Resposta Selecionada:
	Correta 
As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	Resposta Correta:
	Correta 
As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	Feedback da resposta:
	 Resposta correta. A primeira asserção aponta os atrativos da Turma da Mônica Jovem: ver os personagens agindo e vivendo os conflitos da adolescência. Isso funciona muito como um chamariz pois o público durante anos conviveu com os personagens da Turma da Mônica e sabe como eles se caracterizam.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando