Buscar

Prova On line UCB - Direitos Humanos e Diversidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tanto os direitos fundamentais quanto os direitos humanos possuem como objetivo resguardar e proteger a dignidade da pessoa humana. O que os diferencia é:
Escolha uma:
a. O primeiro se refere ao âmbito internacional, enquanto o segundo age no plano nacional.
b. O primeiro atua no âmbito nacional, enquanto o segundo no internacional.
c. A abrangência: o primeiro se limita aos cidadãos enquanto o segundo cabe à todas as pessoas. 
d. O primeiro foi adotado pelo Brasil, o segundo ainda não.
O Estado onde os três poderes atuam de forma independente e harmônica e que há livre exercício da cidadania é chamado de:
Escolha uma:
a. Teocracia.
b. Estado de exceção.
c. Ditadura.
d. Estado Democrático de Direito. 
Pesquise em sites de jornais e revistas um caso onde a violência fora motivada por intolerância (racial, de gênero ou religiosa). Discuta como o jornalista abordou a questão, percebendo de que maneira a temática da intolerância foi analisada.
Atenção! Indique o link da reportagem. Procure sites confiáveis. Evite “fakenews”!
Um mestre de capoeira, chamado de Moa do Katende, foi recentemente atacado com 12 facadas por ter votado no Partido dos Trabalhadores  e dizendo que naquela região os indivíduos não votariam no PSL partido do candidato à presidência do partido oposto. O jornalista observou o fato e trouxe as redes sociais que atualmente vem ganhado grande espaço na mídia e principalmente nos jornais televisivos de grande expressão, como os canais de tv aberta. Este caso foi de intolerância política e até mesmo racial pois o mestre de capoeira era negro e possuía uma idade avançada. O autor obteve um número muito grande de seguidor nas suas redes sociais, ele se posicionou sobre o caso, deixando sua indignação pela covardia, falando em detalhes sobre os valores e a cultura que o mestre de capoeira defendia, falou também a grande importância de sua missão pelo Brasil e pelo mundo desenvolvendo palestras, workshops e cursos no Brasil e no exterior, nos quais mostrava as riquezas da cultura afro-brasileira. 
Link da reportagem: https://extra.globo.com/casos-de-policia/mestre-de-capoeira-morto-com-12-facadas-apos-dizer-que-votou-no-pt-em-salvador-23139302.html

Continue navegando