Buscar

Antiprotozoários: Mecanismos e Drogas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ANTIPROTOZOÁRIOS
Os protozoários são muitos, nós não iremos falar de todos, iremos falar basicamente dos que a gente já conhece bastante que é AMEBA, GIÁRDIA E TRICHOMONAS. Então assim, a gente já imagina que não tenham muitas drogas.... Por que sabemos que não tem muitas drogas para tratar essas doenças? Porque não se sabe muito os mecanismos das drogas. (Começa uma discussão se vai cair mecanismo de ação das drogas e a professora diz que vai cair sim e que é muito importante, mas que a maioria dos antiprotozoários não se conhece o mecanismo de ação... FIM!) Então vamos falar da mepsina. A mepsina é de ação extraintestinal e intestinal. Na verdade a gente vai começar pela amebicida de ação intestinal que são raras drogas. Então, derivados halogenados ....purinol,......, derivados de clorocetamidas e antibióticos(alguns, mas que não devem ser usados isoladamente), a gente vai ver o papel dos antibióticos no tratamento da amebíase. Então os derivados halogenados....purinol são todos de origem sintética, tem uma ação direta sob os sítios trofozoítos, no caso da amebíase, administração oral uma parte não é absorvida (má absorção eliminada nas fezes). Os efeitos colaterais... TODOS! Mas assim, náusea, vômito e constipação intestinal seria um efeito adverso dessa droga por conta do derivado halogenado. Uso indicado: hepatopatias e hipertireoidismo, por conta da estrutura química dessa droga. Apesar da neurotoxicidade ( no Japão foi observado que tinha essa neurotoxicidade), a eficácia e o custo baixo justifica a alguns pacientes o uso dessa droga, mas na prática não se usa essa droga. No final a gente vai resumir uma única droga que vai tratar ameba, giárdia e trichomonas, vocês sabem qual é? Metronidazol, que é diferente de albendazol, albendazol é pros helmintos, aqui é pros protozoários, tá? Sinicasto divalente, substituindo a sinicasto trivalente por conta da toxicidade, administração oral, atua sob sítio de trofozoito. Mecanismo de ação: não se sabe. Efeitos colaterais: erupções cutâneas. Contra Indicado: Insuficiência renal e hepática. 
Fenatrolínicos! Os fenatrolínicos são vários mas está apenas em sintobex? Que apresenta-se bem tolerável. Vejam... bem tolerável significa o que? Muito vago em relação a essas drogas... (OOOOOI??)
Bem... frugos de baixa toxididade? são outros derivados da microacetamida?, baixa toxicidade, fraca solubilidade por isso que é pouco absorvido. Excretado totalmente pelas fezes, seria o diferencial, mas praticamente os outros serão também. Longo tempo de mecanismo no intestino facilita sua ação somatetíase? Isso vai ajudar a combater a amebíase intestinal, já que ele é de ação intestinal. Esquema terapêutico de curta duração, não sendo necessário repetir. (No caso da amebíase?)Tem que ter muito cuidado para não se reinfectar, principalmente em crianças; A droga é um suporte mas não é o que vai definir ficar curada ou não da amebíase. Ainda intestinal Furoato de fuloxemida(confiram!), ação intestinal, mecanismo de ação desconhecida, efeitos adversos: xerostomia, flatulência. Contra indicado: Mulheres grávidas e crianças abaixo de dois anos ( a maioria são contra indicados).
Os antibióticos... não são usados isoladamente e tem função de impedir que a forma minuta da amebíase se transforme na forma magna que é a forma infectante, por que destroem as bactérias capazes de fazer essa transformação, entenderam? Então por isso que eles teriam uma ação coadjuvante e não principal, pq ele não vai diretamente matar a ameba, ele vai só impedir que a bactéria não faça essa transformação.
Drogas de ação extra intestinal
Cloroquina, que é usado em outras situações (é usada muito na Malária) é a única droga usada extra intestinal na amebíase, claro que essa amebíase não é a amebíase que a gente está falando presente quando a gente tem um tumor causado pela amebíase??? (OI? Não entendi oq ela falou), aqui não vai ter esse problema, apenas em países que são menos desenvolvidos, países da África. Aqui no Brasil não tem mais isso. Absorve quase totalmente no TGI, distribui-se bem nos tecidos em altas concentrações... (não entendi o que ela falou). Sofre metabolização hepática, excreção renal, não se sabe exatamente o mecanismo celular, mas sabe-se que ela se liga a feriprotomofilina IX, ela vai formar complexos fosfolipídios com a membrana do protozoário e isso vai ter uma ação tóxica sobre o protozoário, levando a morte dele por acúmulo desse composto. Daiana: ô professora essa feriprotomofilina IX é do grupo heme né? Prof: Sim é do grupo heme. E inibe também ..... carboxilase das cadeias poliamidas? Vocês lembram da bioquímica? Então ele vai atuar sobre a membrana do protozoário nessas estruturas, e vão matar o protozoário dessa forma. Além de dizer que diminui a síntese do parasita alterando a estrurura terciária do ácido crínico? Esses são os possíveis mecanismos da cloroquina. A cloroquina é a única que atua nos casos mais graves da amebíase e é a única extraintestinal. Efeitos adversos: Distúrbios gastrointestinais, entre outros. Em doses altas pode levar a retinopatias irreversíveis, então serão utilizados em casos mais graves em que terá abscessos (ameboma). Geralmente é mais em crianças e em países que não tem uma atenção maior. Resistência: Ela(cloroquina) contém uma glicoproteina que é associada à membrana do microorganismo(ameba) que faz a saída da droga, então é um mecanismo de resistência contra a cloroquina para não matar o protozoário. Bom então a cloroquina é a única droga de ação extra intestinal amebíase e usada em situações mais graves.
DROGA DE AÇÃO EXTRA E INTRAINTESTINAL
Tem o famoso metronidazol que é a nossa penicilina e o nosso cetoconazol, assim como o cetoconazol está para fungo, ????? (não entendi minha gente –‘), metronidazol vale pra tudo, claro que vai ser substituído pela nossa (??), então é o derivado mitrinidazol com ação bactericida, sim um detalhe: estamos falando de antiprotozoários mas de ação também bactericida anaerobico, então é mais um grupo de drogas pro arsenal terapêutico. Rápida absorção VO, não sofreinfluencia dos alimentos, tem uma boa distribuição inclusive no LCR, metabolismo hepático e eliminado pelo rim. Então o metronidazol age de acordo com a estrutura química dele, então ele é um composto nitro que vai servir como aceptor de elétrons formando um composto citotóxico que levam... (daina interrompeu: Não é seletivo também? R: não, não mas eles tem uma especificidade em todo caso para o DNA do protozoário. Então na verdade o metronidazol ele é bactericida... quer dizer ele é amepsida? Mas ele também é viapsida e comopsida ? e também se usa o metronidazol. Bom então na verdade ele faz essa intercalação com a proteína do DNA dos protozoários e também da bactéria. Seria de escolha para Entamoeba histolytica, Giardia lambia e Trichomonas vaginalis que é a sequencia que a gente vai ver daqui a pouco, ale de Cox anaeróbico que a gente já viu, pacientes gram -, que é mais um recurso para gram -, Alguns bacilos gran – que ele pode atuar anaeróbicos, enfim... é uma droga bastante interessante. Efeitos adversos: Gatrointestinais como qualquer outro, mas apresenta também um gosto metálico na boca, justamente pela estrutura química. (AÍ ELA MOSTRA UMA BOCA CHEIA DE FUNGO E DIZ: ESSA É UMA FOTO DE UM EFEITO ADVERSO DO METRONIDAZOL E DIZ... VOCES VÃO LEMBRAR LOGO QUE É DO METRONIDAZOL.) Drogas usadas: 1 opção – segnidazol (derivado o metronidazol), segunda opção – mezonitrazol?? Formas graves também?? Vai ter todas essas drogas mas é escolha vai ser sempre metronidazol, sendo via oral ou parenteral dependendo da opção e como ele é usado nas duas vias é ele que vai ser usado, entendeu? Ele serve também na forma extra intestinal. Em alguns casos além da medicação específica também tem que fazer aspiração do abscesso. 
No trichomonas, tem a trichomoníase vaginal, derivados nitromidazolicos, seria quem? Imidazol. Não confundir com derivados imidazolicos que é nos fungos, tá? Esses são os derivados nitroimidazólicos. Na trichomoníase intestinalnão existe tratamento reconhecidamente eficaz que seriam compostos halogenados derivados (de alguma coisa que ela fala muito rápido e não dá pra escutar), a sulfatiazina com resultados incertos mas é uma sulfa. Então na tricomoniase vaginal seria metronidazol e intestinal seriam algumas drogas como a gente colocou?? Derivados da sulfatiazina, não ela mas derivados dela.Tricomicina, um antibiótico.
Na amebíase, (giárdia), as drogas de escolha são o metronidazol, furasolidona, forma radicais livres altamente reativos, tem uma maior afinidade pelas células bacterianas e protozoárias e interferem no sistema simpático desses microorganismos então ele tem essa característica o furosalidona. E isso seria para protozoários no caso a giárdia, bactérias, então veja ele tem um mecanismo de ação bem maior. Reações adversas: Várias... bem toleráveis, mas frequentemente causa nausea, vômitos e diarreias, ocasionalmente sudorese e fadiga, raramente hipotensão. Pode causar ainda hemólise intravascular, tá. Coloração amarelo-escura na urina sem indicação clinica. Contra indicação: hipersensibilidade do fármaco, evitar alimentos .... tiramina poderá dar atividade hipertensiva já que é inibidor da MAO(mono amino oxidase), vocês já viram isso?
Então vamos lá... vocês entenderam ? è metronidazol para ameba, giárdia e trichomonas. Pra ter uma ação maior. Uso de ...... tem todos aqueles grupos que a gente viu que tem uma eficácia maior. Só na forma extrahepática que tem a coloquina, o metranidozol serve também porque ele tem as duas formas. Então mais recentemente tem Annita (que é a droga mais recente) para tratar diversos desses microorganismos. Tem atividade antiprotozoária, inibindo a enzima indispensável da vida do parasita, tem ação antihelmintica, parece a mesma mas parece que tem outros mecanismos ainda desconhecidos. Ação antiviral: inibição da síntese da estrutura viral que não se sabe ainda como Annita causa isso. Age sobre: Entamoeba hystolitica, protozoários, vírus rotavirus e orovirus e sob os helmintos, trichiura e ???. O mecanismo de ação não se sabe exatamente. Efeitos adversos: DGI, náusea, vômito, alteração da cor dos fluidos e do esperma (cor amarelada). Contra indicada: Doenças diabéticas, hepáticas, renal, crianças abaixo de 12 anos, gravidez e lactação dependendo vai ter que escolher o risco benefício, mas com certeza essa não é a primeira escolha.

Outros materiais