Buscar

Discursiva de Projetos Interdisciplinares entre História e Geografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Discursiva de Projetos Interdisciplinares entre História e Geografia - Uninter 
1-Texto: Currículo e aprendizagem por projetos, apresente argumentos favoráveis sobre a relação  existente entre o currículo e a cultura escolar. 
R: Determinam o conhecimento a ser ensinado na escola. Partindo dessa compreensão, o conteúdo que seleciona não está vinculado somente ao que está fora da escola, pois concretiza dentro dela, uma vez que as escolas estão imersas num contexto social, político e cultural. 
2- Texto: Currículo e aprendizagem por projetos, justifique sobre como a metodologia de trabalho Aprendizagem por projetos possibilita que a identidade e cultura infantil façam parte do currículo escolar. 
R: Além de trabalhar com o currículo institucional (aquele trazido pelos planos de ensino, já definidos no início do ano letivo), a escola passa a trabalhar com um currículo emergente, que se define a partir do interesse e da vivência dos alunos ao desenvolver o projeto. 
4-Apresent e alternativas, metodológicas que o professor de História pode realizar para superar as limitações do uso desse material no dia a dia em sala de aula. 
R: O professor pode usar de pesquisas, dinâmicas, rodas de conversas, estudo de meio, atividades  práticas, construção de maquetes, pesquisa técnica e etc.. 
5-Texto: Currículo e aprendizagem por projetos, sobre a definição do problema, descreva sobre a função do professor e dos alunos durante a elaboração de uma situação -problema, a ser investigada em sala de aula. 
R: Nesse caso o professor e os alunos definem as questões a serem investigadas e levantam hípoteses  sobre as pesquisas concretas a serem realizados, reúnem novos conhecimentos, resolvem conflitos,  desenvolvem ações em equipe, comparam o que aprenderam. 
6- Texto: A formação docente e o ensino de História e Geografia no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental, sobre a pesquisa realizada, no eixo denominado especificidades dos materiais didáticos, enumere as principais críticas que os professores apresentam em relação ao livro didático . 
R: Os livros restringem-se, muitas vezes, às datas comemorativas e aos fatos históricos. 
O livro aborda apenas um modelo d e bairro e família e assuntos pertencentes a outros tipos de contextos. 
O conteúdo é imposto pelo livro, tem uma linguagem dificil, é fechado, estático e desconsidera o cotidiano do aluno. 
7- Texto: Currículo e aprendizagem por projetos , sobre as concepções do currículo escolar, argumente sobre como o currículo emergente vai se constituindo progressivamente em sala de aula. 
R: Uma vez que vai se constituindo progressivamente, é legitimado pelo registro do professor

Outros materiais