Buscar

Apol Teoria da Democracia e estado moderno e contemporaneo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Teoria da Democracia
Leia o trecho a seguir: "Se quisermos apresentar um traço comum entre esses dois movimentos filosóficos do século XX (Escola de Frankfurt e Pós-estruturalismo), sem prejuízo de suas imensas diferenças conceituais e interpretativas, poderemos afirmar que a teoria crítica e o pós-estruturalismo originaram-se como reações ao pesadelo kafkiano, que metaforizou a impotência do indivíduo perante o poder anônimo e impiedoso das grandes organizações burocráticas".
Fonte: BUENO, S. F. Da teoria crítica ao pós-estruturalismo: breves apontamentos para uma possível confrontação entre Adorno e Deleuze. Educar em Revista, Curitiba, n. 56, p. 149-161, abr./jun. 2015. Editora UFPR. Citação retirada da página: 150. Acessado em: 20 jul. 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n56/0101-4358-er-56-00149.pdf>.
Leia atentamente o trecho acima e assinale a alternativa que, de acordo com os conteúdos trabalhados na disciplina, descreva corretamente uma das características e assuntos de discussão do contexto histórico, social e político em que emergiu a Escola de Frankfurt:
Nota: 20.0
	
	A
	liberalismo
	
	B
	autoconhecimento
	
	C
	iluminismo
	
	D
	totalitarismo
Você acertou!
De acordo com a Rota de Aprendizagem da aula 3 da disciplina Teoria da Democracia para que se possa compreender os conceitos e ideias presentes nas teorias da Escola de Frankfurt é importante entender o que se passava no cenário socioeconômico no mundo na época na qual a escola emerge. Naquele momento histórico as pessoas discutiam as delimitações da teoria representativa, a ascensão do Totalitarismo, os meios de comunicação em massa, entre outros.
Rota de Aprendizagem 3 de Teoria da Democracia, p. 4.
	
	E
	absolutismo
Questão 2/5 - Teoria da Democracia
"O que marca profundamente as análises da escola de Frankfurt é sua reflexão sobre um mundo desencantado; neste sentido ela se aproxima mais de Weber do que de Marx. Não se pode deixar de considerar, e vários autores o fizeram, que o pessimismo frankfurtiano se liga, de algum modo, à conjuntura política dos anos 30. A presença do fascismo influiu no tom da análise".
Fonte: ORTIZ, Renato. A Escola de Frankfurt e a Questão da Cultura. São Paulo. 1985. Páginas: 1-2. Acesso em: 20 jul. 2018. em: <http://piratininga.org.br/images/ORTIZ_Renato_A_ESCOLA_DE_FRANKFURT_E_A_QUESTAO_DA_CULTURA.pdf>.
Sobre a Escola de Frankfurt, assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Fazem parte da chamada Escola de Frankfurt Adorno e Horkheimer, assim como Habermas e Honneth.
Você acertou!
Associada ao Instituto para Pesquisa Social da Universidade de Frankfurt, na Alemanha, a Escola de Frankfurt teve como alguns dos representantes da teoria crítica os teóricos Adorno e Horkheimer, além de outros contemporâneos como: Habermas e Honneth. Inicialmente delineada por Max Horkheimer, a teoria crítica compartilhada pela Escola de Frankfurt pode ser definida como uma autoconsciência social crítica totalmente avessa à teoria tradicional.
 Teoria da Democracia, p. 3.
	
	B
	São autores filiados à Escola de Frankfurt Adorno e Rawls, os quais fazem crítica ao pensamento marxista de Habermas.
	
	C
	Honneth e Habermas criticam a Escola de Frankfurt de forma severa, especialmente nos trabalhos conduzidos por Robert Cox.
	
	D
	Honneth e Horkheimer são expoentes da Escola de Frankfurt, em contraponto ao pensamento liberal de Chesnais, vinculado à Escola de Manchester.
	
	E
	Não há uniformidade de pensamento na Escola de Frankfurt, tendo sua nomenclatura sido utilizada de forma pejorativa pelos teóricos marxistas.
Questão 3/5 - Teoria da Democracia
"Já Adorno e Horkheimer (1978), ao contrário de Reich, expõem que a ascenção do nazismo e, portanto, a aceitação e submissão da personalidade à ideologia autoritária, se devia ao enfraquecimento da família dado no período da República de Weimar. Com o declínio da figura do pai, enquanto figura de autoridade, a formação do Ego e do Superego do indivíduo foi prejudicada, facilitando o surgimento de um líder que possibilitasse mais a imitação (mimésis), do que a identificação. O avanço social teria levado a uma regressão dos ideais do Iluminismo de indivíduo e cultura. A autonomia do indivíduo possibilitada pelo conflito com o poder, perdeu-se na aceitação cega deste. E a idéia de uma cultura humana, calcada na universalidade e solidariedade entre os homens guiados pela razão é substituída por uma idéia de cultura natural, calcada na irracionalidade da raça e baseada na força".
Fonte: CROCHIK, José Leon. A personalidade narcisista segundo a Escola de Frankfurt e a ideologia da racionalidade tecnológica. Psicol. USP, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 141-154, dez. 1990.
Assinale a alternativa que identifica corretamente bases teóricas que influenciaram a Escola de Frankfurt.
Nota: 20.0
	
	A
	Trotskismo e Liberalismo
	
	B
	Leninismo e McCarthismo
	
	C
	Liberalismo e Bulionismo
	
	D
	Psicanálise e Weberianismo
Você acertou!
As três principais influências teóricas da Escola de Frankfurt podem ser nomeadas como o marxismo (ideia de totalidade social concebida como estrutura), a psicanálise freudiana (principalmente nos conceitos como “repressão”) e o weberianismo.
Fonte: Videoaula 3 de Teoria da Democracia, com prof. Pedro Medeiros. (p. 5 da Rota de Aprendizagem)
 
	
	E
	Weberianismo e Confucionismo
Questão 4/5 - Estado Moderno e Contemporâneo
“(...) para a instituição Estado vale, mais ainda, aquilo que K. Marx e Weber, de perspectivas opostas, disseram do capital e do capitalismo em geral, ou seja e respectivamente, que é ante-diluviano e pode ser encontrado em todas as sociedades em que existe dinheiro.
Marx, sem esquecer F. Engels, diria que assim é, porque todas as sociedades, excluindo as chamadas sociedades primitivas, se dividem em classes, tornando o Estado necessário para permitir a exploração-dominação de uma classe sobre outras, de modo que luta de classes e Estado formam um par historicamente inseparável que somente sairá de cena conjunta e definitivamente com o fim da história”.
(FLORENZANO, Modesto. Sobre as origens e o desenvolvimento do estado moderno no ocidente. Lua Nova,  São Paulo ,  n. 71, p. 11-39,    2007 .)
A respeito do Estado Moderno que se forma, assinale a alternativa que identifique corretamente causa material.
Nota: 20.0
	
	A
	Leis.
	
	B
	Direito.
	
	C
	Território.
Você acertou!
Quais foram as causas que levaram à formação do Estado?
As causas para a formação do Estado podem ser divididas em dois elementos principais:
Causas materiais: são aquelas relacionadas aos elementos físicos, desde o território, passando pelo humano, que é o povo;
Causas formais: são aquelas relacionadas às regras, normas e leis que definem e delimitam o poder do estad
	
	D
	Moral.
	
	E
	Ética.
Questão 5/5 - Estado Moderno e Contemporâneo
Quando se fala no caráter imperativo das normas estatais, é muito comum que sejam utilizados os termos coerção e coação como sinônimos, e ao longo do tempo, é natural que o estudante acostume-se com essa interpretação. O que se deve conhecer são as peculiaridades inerentes a cada uma. Fonte: leitura complementar da aula 3.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos discutidos na aula 3, assinale a alternativa que faz uma análise correta das afirmativas abaixo:
I – A ideia de coerção nos remente a uma pressão simbólica e abstrata, pois os indivíduos respeitam as normas estatais com base na convicção de que sofrerão sanções se não as respeitarem.
II – A ideia de coação nos remete para o exercício da força física, no plano fático, como uma força evidentemente manifesta.
III – A coação só será empregada pelo Estado quando a coerção não funcionar e quando as sanções impostas pelo Estado não forem cumpridas pelos indivíduos.
Nota: 20.0
	
	A
	Somente a afirmativa III está correta
	
	B
	As afirmativas I e III estão corretas
	
	C
	Todas as afirmativasestão corretas
Você acertou!
O aluno deve assinalar “Todas as afirmativas estão corretas”. Como podemos ler no texto complementar da aula 3, “Coerção é uma força que se observa no campo psicológico, levando alguém a cumprir determinada regra, a ter uma certa conduta, somente devido à pressão “abstrata” que o sujeito emissor da norma impõe.” Além disso, por esse texto sabemos que a “A Coação é outra fase da imposição da força, que ocorre no plano fático, é uma força evidentemente manifesta, pois reflete no campo físico. O Estado utiliza a coação quando a coerção não funcionou, e a sanção decretada também não foi cumprida pelo indivíduo.” Fonte: JESUS, Paulo Roberto Rocha de. Coerção, Coação e Imperatividade: Como Distingui-los? Disponível em: <http://www.artigojus.com.br/2012/04/coercao-coacao-e-imperatividade.html>.
	
	D
	As afirmativas I e II estão corretas
	
	E
	Somente a afirmativa I está correta

Continue navegando