Buscar

Trabalho comunicação

Prévia do material em texto

Starbucks Coffe
Gestão de Crises: O caso Starbucks é uma aula de gestão de crise
A rede de cafeteria Starbucksse tornou, semana passada, o epicentro de um caso de racismo que afetou gravemente aimagemda empresa. No dia 12 de abril, dois homens negros estavam sentados em uma unidade na cidade de Filadélfia (EUA), sem consumir, alegando estarem aguardando um amigo. Eles pediram para usar o banheiro da loja e um funcionário afirmou que o acesso só seria possível para clientes. Pediram que saíssem da loja. Recusaram. A polícia foi chamada e os rapazes deixaram o local algemados.
Diante do exposto ocorrido a prisão provocou uma onda de protestos contra a empresa nas redes sociais. A Starbucks foi tragada para uma enorme crise de imagem. As cenas do episódio rodaram o mundo e a marca foi imediatamente associada a um repugnante ato de discriminação racial.
Pode-se observar que nesse aspecto, a Starbucks mostrou eficiência. O CEO da empresa, Kevin Johnson, enviounota à imprensadesculpando-se, assumindo o erro do funcionário e anunciando medidas para que fatos semelhantes não se repitam.
Considerando a melhora nas comunicações da empresa, a melhora do trabalho em equipe e na qualidade da dinâmica da empresa, a Starbucks informou que tomará uma medida radical: na tarde de 29 de maio, as cerca de 8 mil lojas da empresa nos EUA fecharão suas portas para queos 175 mil funcionários sejam treinados sobre como combater o racismo.

Continue navegando