Buscar

TE URGENCIA AULA 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INTOXICAÇÃO EXÓGENA
Prof. Enf. João Gabriel Rossi de Oliveira
DEFINIÇÃO
Ocorrem quando o agente agressor vem de fora do organismo.
Pode ser provocada por ingestão ou inalação de substâncias prejudiciais ao organismo, administração excessiva de medicamentos ou drogas, absorção de substâncias pelo tecido epitelial ou picada de animais peçonhentos.
SINAIS E SINTOMAS
Variam conforme o tipo de substância ingerida.
Neurológicas: distúrbio mentais, delírio, alucinação, convulsão, miose, midríase, etc.
Cardiorespiratório: dispnéia, respiração superficial, bradpnéia, taquipnéia, apnéia, extra-sístole, bradicardia, taquicardia, hipertensão, hipotensão, etc.
Gastrointestinais: náuseas, vômitos, diarreia, sialorréia, oligúria, anúria, etc.
Local: prurido, eritema, edema, necrose.
MIOSE: DIMINUIÇÃO DO DIAMETRO DA PUPILA
MIDRÍASE: DILATAÇÃO DA PUPILA
EXTRA SISTOLE: PALPITAÇÕES
SIALORREIA: SECREÇÃO ABUNDANTE DE SALIVA
OLIGURIA: REDUÇÃO URINA
3
CONDUTAS 
Primeiramente devemos impedir ou diminuir a absorção do agente tóxico.
Em casos de:	
INGESTÃO: Descontaminação gastrointestinal
INALAÇÃO: Remover a vítima do local e administrar oxigênio
EPITELIAL: Lavar em água corrente 
Em paralelo, oferecer suporte para as funções vitais mediante a manutenção das vias aéreas permeáveis, oxigenioterapia, observação do comprometimento neurológico, punção venosa, reposição hídrica e controle de diurese.
Manter os clientes agitados ou confusos sob vigilância, com as grades da maca ou cama elevadas e contenção no leito, se necessário.
DESCONTAMINAÇÃO GASTROINTESTINAL
Deve ser uma decisão médica individualizada, com base na substância envolvida, quantidade, tempo após ingestão e estado clínico.
XAROPE DE IPECA: Contêm substâncias que induzem ao vômito, porém somente é útil na remoção de toxinas gástricas. Recomendado somente quando não é possível acesso a um centro de saúde.
CARVÃO ATIVADO: Aglutina-se bem à maioria das drogas e substâncias químicas, prevenindo a absorção através do sistema gastrointestinal para a circulação sistêmica. O carvão ativado é indicado às vítima que se apresentam em poucas horas após a ingestão tóxica. Não é recomendado em ingestões de metais, álcoois e substâncias cáusticas. 
DESCONTAMINAÇÃO GASTROINTESTINAL
LAVAGEM GÁSTRICA: É feita através da inserção de uma sonda até o interior do estômago. É inserido e drenado soro pela sonda com o objetivo de retirada das toxinas gástricas. A lavagem gástrica é indicada às vítimas que ingeriram substâncias que provocam risco de morte e possam ainda estar presente em nível gástrico.
IRRIGAÇÃO INTESTINAL: É administrado por via oral uma solução não absorvível, a qual reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, sendo assim as toxinas possuem menos tempo para serem absorvidas e são excretadas pelas fezes. É indicada para vítimas que ingeriram substâncias que não se aglutinam ao carvão ativado, com armazenamento gastrointestinal de substâncias ilícitas e aquelas que ingeriram preparados de revestimento entérico.
IMPORTANTE
Jamais deve-se provocar o vômito e/ou fazer lavagem gástrica nos casos de clientes com diminuição do nível de consciência e/ou que ingeriram ácidos ou bases fortes (soda cáustica, limpa-forno, tira-manchas, hipoclorito) hidrocarbonetos (derivados do petróleo: éter, gasolina) ou materiais sólidos com ponta.
Para qualquer caso de envenenamento é absolutamente contraindicado oferecer leite como antídoto.
Deve-se sempre que possível obter informações sobre o produto tóxico na embalagem.
DESMAIOS
Prof. Enf. João Gabriel Rossi de Oliveira
DEFINIÇÃO
É uma manifestação clínica que ocasiona perda temporária da consciência.
Pode ser classificada em:
VASOGÊNICA: ocorre pela queda súbita da PA, por problema emocional, dor, esforço físico ou outras situações. Ocorre geralmente quando a vítima está na posição em pé, e é a síncope mais comum. A vítima apresenta palidez cutânea, respiração suspirosa, queixa de visão embaraçada e tontuara
METABÓLICA: causada por distúrbios metabólicos como hipo ou hiperglicemia.
NEUROGÊNCIA: acontece devido à agressão ligada diretamente ao cérebro, como intoxicações exógenas, hipertensão intracraniana e traumas. 
CONDUTAS
As condutas de primeiros socorros visam restabelecer a oxigenação cerebral e, desta forma, evitar o desmaio ou amenizar suas consequências. Para evitar o desmaio, o cliente deve ser deitado em decúbito dorsal horizontal, com os MMII ligeiramente elevados; ou sentado em uma cadeira com os braços estendidos entre as pernas separadas – neste caso o profissional deve segurar-lhe a região occipital, direcionando a cabeça para baixo e para a frente, conforme a figura ao lado.
CONDUTAS
Quando o cliente apresenta-se desmaiado, a conduta é deitá-lo em local arejado, com a cabeça mais baixa em relação ao resto do corpo – a qual será lateralizada para facilitar a respiração e evitar aspiração de secreções; após o retorno da consciência, deve ser mantido deitado por mais um período de tempo. Os clientes hipoglicêmicos devem ser alimentados; os ansiosos, acalmados e os com hipotensão postural orientados para não se levantarem bruscamente.
É sempre conveniente lembrar que estas pessoas, por meio de manifestações físicas agudas, expressam um sofrimento emocional profundo, requerendo cuidados especializados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando