Buscar

Prova III mercado de capitais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Barbara Lohana Pastana Lichterfeld (1293411)
	
		Disciplina:
	Mercado de Capitais (CON51)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:443136) ( peso.:3,00)
	Prova:
	11351651
	Nota da Prova:
	8,00
Legenda: Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O mercado financeiro é dividido em diferentes produtos de renda variável. Desta forma, um investidor que deseja aplicar recursos neste mercado, precisa compreender de forma ampla o mercado em que estará prestes a participar. No caso dos derivativos, é comum que seja dividido em mercado de futuros, mercado a termo, operações com opções e contratos de swaps. Avalie as asserções a seguir a respeito do mercado de derivativos:
I- O mercado de derivativos é um mercado de liquidação futura, ou seja, suas negociações são feitas hoje, mas sua liquidação é para uma data futura.
PORQUE
II- Um derivativo é um ativo ou instrumento financeiro, cujo preço deriva de um ativo ou instrumento financeiro de referência ou subjacente.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	d)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	2.
	Entre as alternativas de aplicação disponíveis no mercado estão os títulos públicos, os certificados de depósito bancário, os recibos de depósito bancário, as letras de câmbio, entre outros. Os títulos emitidos pelo Governo são extremamente úteis para a condução de políticas macroeconômicas no país. Com relação aos títulos públicos, analise as afirmativas a seguir:
I- Os títulos públicos são aqueles emitidos pelas empresas, mas que ficam em poder do público por tempo indeterminado.
II- A emissão de títulos públicos tem como um de seus objetivos captar recursos para atender às necessidades do governo.
III- Os títulos públicos são pré-fixados e não indexados à inflação, uma vez que suas taxas de remuneração são conhecidas anteriormente à aplicação.
IV- Por meio de uma LTN-Tesouro Prefixado, o Tesouro Nacional consegue remunerar o investidor com base na Taxa Selic do período.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	d)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	3.
	A tão importante taxa Selic é um mecanismo fundamental para a condução da política monetária no Brasil. Por meio do Sistema Especial de Liquidação e Custódia, o governo realiza o processamento dos títulos públicos emitidos pelo Banco Central e pelo Tesouro Nacional. Com base no tema da taxa Selic, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As taxas de títulos financeiros oferecidos que possuem maior risco ao investidor são aquelas vinculadas à Taxa Selic.
	b)
	A partir das reuniões do Copom, a Taxa Selic meta é definida e utilizada como taxa básica de juros da economia brasileira.
	c)
	O Comitê de Política Monetária do Banco Central atua como decisor público a respeito dos Certificados de Depósito Bancários vinculados à Selic.
	d)
	Para que o Banco Central incentive o crescimento econômico é crucial que ele mantenha a Taxa Selic em um patamar relativamente elevado em relação à dinâmica econômica nacional.
	4.
	O mercado financeiro trabalha baseado nos conceitos de títulos públicos e CDI (Certificados de Depósito Interbancário). Quando o governo gasta mais do que arrecada, necessita emitir títulos para cobrir a sua dívida, cujos títulos são negociados no mercado financeiro. Sobre os CDI e a taxa CDI, analise as sentenças a seguir:
I- A taxa CDI fica entre a taxa Selic e a taxa média com que os bancos emprestam seus recursos tanto a pessoas físicas como a empresas.
II- Quando o setor bancário apresenta problemas de liquidez, a taxa do CDI médio fica bem próxima à Taxa Selic.
III- A taxa CDI também é conhecida como a taxa que atua no mercado interbancário, pois calcula a média ponderada da taxa de juros dos Certificados de Depósitos Interbancários (CDI).
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Somente a sentença I está correta.
	b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	c)
	Somente a sentença II está correta.
	d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	5.
	Existem diversos tipos de produtos financeiros disponíveis para aplicação no mercado financeiro a partir dos bancos comerciais e múltiplos. Sobre os Certificados de Depósito Bancário (CDB), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O tempo mínimo de resgate não deve ser inferior a um ano e o vencimento é de no máximo dois anos.
(    ) Somente as sociedades anônimas de capital aberto podem emitir CDB, através de emissões privadas.
(    ) Os CDB podem conter prazo e taxa pré-fixados ou pós-fixados.
(    ) O investidor pode receber o valor aplicado acrescido dos juros antes do final do prazo por meio de um CDB com liquidez diária.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F - V - F - V.
	b)
	V - V - F - F.
	c)
	V - F - V - F.
	d)
	F - F - V - V.
	6.
	Na política monetária, as autoridades governamentais controlam a quantidade de dinheiro em circulação, a taxa de juros, disponibilidade de crédito na economia, controle da liquidez do sistema econômico (meios de pagamento), estabilizando os preços para o controle da inflação. Já o Banco Central (BACEN) tem a função de garantir a estabilidade econômica, formação da taxa básica de juros, regular as taxas de juros e avaliar os riscos econômicos, ou seja, define a política monetária do país. Com relação ao Banco Central do Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Com a função de manter o controle inflacionário e a estabilidade de preços, o Banco Central deve manter o equilíbrio orçamentário controlando os gastos do governo.
(    ) Tem por responsabilidade o controle da inflação no país, bem como atuar para regular a quantidade de moeda na economia.
(    ) Uma de suas principais atribuições é com relação à emissão de papel-moeda e moeda metálica, e a execução dos serviços do meio circulante.
(    ) Além de todas as funções com a política monetária, o Banco Central ainda é voltado especificamente para a fiscalização do mercado de valores mobiliários. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F - V - F - V.
	b)
	V - F - V - V.
	c)
	V - V - V - F.
	d)
	F - V - V - F.
	7.
	Com o objetivo de preservar a economia estabilizada, o Governo Federal é composto por diversos órgãos para que as políticas brasileiras possam ser elaboradas e executadas. As políticas econômicas também possuem ações tomadas para a estabilidade no cenário econômico internacional. Desta forma, a comercialização de moedas estrangeiras ocorre através do mercado de câmbio. Com relação à política cambial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As ações do governo tomadas perante a política cambial têm como objetivo controlar a taxa de câmbio, bem como as circunstâncias de entrada e saída de capitais externos do país. 
(    ) Para as empresas brasileiras que somente exportam, a taxa de câmbio torna-se irrelevante, já que não precisarão comprar moeda estrangeira.
(    ) A variação da taxa de câmbio é fundamental para as empresas que compram matérias-primas no exterior, pois assim podem acompanhar o custo das importações.
(    ) Para o Brasil, uma boa política cambial deverá permitir um elevado volume de negócios com o exterior perante as exportações e as importações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - F - V - F.b)
	V - F - V - V.
	c)
	F - V - F - V.
	d)
	F - V - F - F.
	8.
	O mercado financeiro tem papel fundamental na economia pois é o local em que ocorre a negociação do dinheiro de poupadores, acionistas, entre outros, envolvendo toda transação financeira em que o dinheiro dos poupadores é direcionado para novos investimentos. O mercado financeiro pode ser dividido em quatro áreas de intermediação financeira. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As operações no mercado monetário são realizadas a longo prazo, sendo o mercado que controla a demanda da moeda, garantindo a liquidez na economia.
(    ) Com o propósito de promover desenvolvimento econômico, o mercado de capitais é a grande fonte de recursos de longo prazo para investimentos na economia.
(    ) A intermediação de recursos de curto e médio prazo são realizadas pelo mercado de crédito para os agentes que necessitam de recursos.
(    ) As negociações de moedas de outras nacionalidades pelo real são realizadas no mercado de câmbio, sendo a Comissão de Valores Mobiliários a responsável pelas operações de taxas de câmbio.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	V - F - F - V.
	b)
	F - F - V - V.
	c)
	V - V - F - F.
	d)
	F - V - V - F.
	9.
	Assim como os governos federal, estadual e municipal emitem títulos públicos, os bancos disponibilizam títulos privados. As empresas (sociedades anônimas), por sua vez, também emitem títulos com o objetivo de captar recursos para desenvolvimento de projetos, satisfazendo de maneira econômica as necessidades financeiras da empresa, evitando, assim, empréstimos bancários com taxas de juros expressivas ou operações significativas a curto prazo. Ou seja, as empresas também podem emitir títulos como forma de captar recursos para suas dívidas. Qual o nome dado a este título de crédito emitido pelas empresas?
	a)
	Títulos Financeiros.
	b)
	Debêntures.
	c)
	Títulos Empresariais.
	d)
	Repasse de Recursos.
	10.
	O processo de negociação no âmbito do mercado de capitais ocorre por meio do mercado primário e do mercado secundário. Desta forma, os acionistas contribuem com projetos de investimentos das empresas que possuem cotas de capital. Sobre a estrutura do mercado acionário, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O mercado primário de ações é onde se negocia a venda de novas ações ao público por meio das bolsas de valores.
(    ) No mercado primário, as empresas não obtêm recursos diretamente para seus empreendimentos, pois os ganhos são destinados aos investidores.
(    ) O mercado secundário de ações é o lugar onde se transferem títulos entre investidores e/ou instituições.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F - V - F.
	b)
	V - V - F.
	c)
	F - V - V.
	d)
	V - F - V.
Parte inferior do formulário

Continue navegando