Buscar

Hidrostática e Fluidos

Prévia do material em texto

Hidrostática
Entende-se por hidrostática todas as propriedades que definem o comportamento estático do corpo flutuante, resultantes da interação do corpo com o meio fluido que o suporta, ou seja, o resultado da interação do seu peso e das forças fluidas de pressão oriundas do meio que o circunda.
A interação destas duas forças, empuxo e peso determina a condição de flutuabilidade e estabilidade do corpo. Como o centro de pressão hidrostática do casco movimenta-se com a variação da porção submersa, os momentos das forças alteram-se e consequentemente a condição de estabilidade também.
Assim, o estudo da hidrostática está fortemente vinculado ao estudo das formas do casco e suas propriedades geométricas, bem como de equilibrio de forças e momentos.
Fluidos
Fluido é uma substância que tem a capacidade de escoar. Quando um fluido é submetido a uma força tangencial, deforma-se de modo contínuo, ou seja, quando colocado em um recipiente qualquer, o fluido adquire o seu formato.
Podemos considerar como fluidos líquidos e gases.
Particularmente, ao falarmos em fluidos líquidos, devemos falar em sua viscosidade, que é a atrito existente entre suas moléculas durante um movimento. Quanto menor a viscosidade, mais fácil o escoamento do fluido.
Referências: 
http://www.ndf.poli.usp.br/~gassi/disciplinas/pnv2341/Martins_2010_Hidrost%C3%A1tica_e_Estabilidade_PNV2341.pdf
Aluno: Gustavo Marques de Oliveira

Continue navegando