Buscar

Finta no handebol

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundamentos de finta no handebol
Para fazer a finta no handebol, o jogador precisa estar com a posse de bola. Ela consiste em ameaçar fazer determinado movimento e mudar de direção ao final dele. O objetivo é confundir, desequilibrar e, principalmente, deixar o adversário para trás, desviando sua atenção e ficando em um número maior de jogadores.
Para um atleta fazer uma boa finta no handebol, ele precisa ter velocidade de reação, deslocamento rápido, equilíbrio e agilidade para as mudanças de direção. Além disso, é preciso contar com uma boa visão de jogo, pois a finta é realizada com a bola andando e muitas vezes o atleta deve enxergar a quadra durante o movimento para escolher a melhor posição para se deslocar.
Podemos resumir que a finta consiste na atuação do jogador para escapar do ataque e da marcação do adversário. O engajamento propicia um movimento físico dinâmico para o drible. Confira, a seguir, algumas características dessa jogada no handebol.
Pedagogia
Ao se tratar de ensino pedagógico da finta, essa pode ser entendida como o momento da eficácia em uma tomada de decisão. Assim, o jogador busca uma ação tática para agir diante do desafio.
Além disso, ele observa os espaços vazios possíveis de ocupação e realiza a tentativa da finta antes do adversário. Dessa forma, o jogador aposta no seu próprio esforço e conclui sua ação.
Portanto, ele tem um desempenho completamente individual para atacar e progredir com a bola exatamente nos espaços em que a defesa adversária não ocupa. Isso determina a função da finta, que tem como maior objetivo a busca pelo não explorado.
Do ponto de vista pedagógico, é essencial que o fundamento da finta seja ensinado desde o princípio, pois certamente o conhecimento propiciará melhoria na tática e no desempenho do jogador.
Características
O jogador que realiza uma finta no jogo busca desequilibrar e tornar o seu adversário mais frágil, fazendo com que ele perca o poder sobre a posição corporal e técnica.
Assim, a finta também apresenta uma tática interessante sobre a dinâmica dos limites corporais. O jogador deve sempre realizar o movimento para ambos os lados do corpo, tanto o forte quanto o fraco, com o objetivo de fortalecer e adquirir melhor desenvolvimento físico.
Considerando os níveis individual e coletivo no handebol, a finta proporciona ao jogador a possibilidade de aumentar a numeração nos pontos para a equipe.
Manter sempre os mesmos movimentos é prejudicial, pois a adaptação do defensor à situação é estimulada. Por isso, inove e conheça diferentes tipos de fintas.
Técnicas
As técnicas podem ser de três tipos: deslocamento, troca de ritmo e mudança de direção. Confira:
Deslocamento: é o ato onde o jogador troca de posição na quadra;
Troca de ritmo: é o que determina o aumento ou a diminuição da velocidade no momento em que o jogador realiza o deslocamento contra o adversário;
Mudança de direção: é a ação que visa a alternância do deslocamento.
A finta deve ser sempre feita quando o jogador estiver com a posse da bola e, o adversário, próximo a ele. Deve-se agir com firmeza e velocidade para obter um resultado satisfatório.
Objetivos da finta
Acompanhe os principais objetivos para realizar a finta:
Driblar a marcação do adversário;
Desequilibrar e desviar a atenção da defesa;
Melhorar a pontuação no jogo;
Conseguir atravessar o adversário com a posse da bola.
Tipos de finta
Temos quatro tipos de finta que o jogador pode colocar em ação:
Arremesso;
Passe;
Deslocamento para a direita;
Deslocamento para a esquerda.
Fonte: https://blog.unisportbrasil.com.br/handebol-caracteristicas-gerais-fundamentos-basicos-e-sistemas-de-jogo-2/

Continue navegando

Outros materiais