Buscar

Sursis: Suspensão Condicional da Pena

Prévia do material em texto

Sursis
c) Suspensão condicional da pena é um direito público subjetivo do réu de, preenchidos os requisitos legais, ter suspensa a execução da pena imposta, durante certo prazo e mediante determinadas condições. 
 O “sursis” é cabível nos seguintes casos: Segundo o art. 77, do Código Penal: “A execução da pena privativa de liberdade, não superior a 2 (dois) anos, poderá ser suspensa, por 2 (dois) a 4 (quatro) anos, desde que: I - o condenado não seja reincidente em crime doloso; II - a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e personalidade do agente, bem como os motivos e as circunstâncias autorizem a concessão do benefício; III - Não seja indicada ou cabível a substituição prevista no art. 44 deste Código. § 1º - A condenação anterior a pena de multa não impede a concessão do benefício. § 2o A execução da pena privativa de liberdade, não superior a quatro anos, poderá ser suspensa, por quatro a seis anos, desde que o condenado seja maior de setenta anos de idade, ou razões de saúde justifiquem a suspensão”.
 Para ser beneficiado com o “sursis”: o réu precisa não ser reincidente em crime doloso, salvo se condenado anteriormente apenas à pena de multa, e possuir circunstâncias judiciais favoráveis.
 No sistema anglo-americano de “sursis”, o juiz declara o réu culpado, mas não o condena, suspendendo o processo, desde que as circunstâncias indiquem que o réu não voltará a delinquir.
II – No sistema belga-francês de “sursis”, o juiz condena o réu, mas suspende a execução da pena imposta, desde que presentes certos requisitos.
Sursis” etário.  O réu precisa ser maior de 70 anos, condenado a pena igual ou inferior a quatro anos de reclusão e permanecer por um período de provas de 04 a 06 anos.
 “Sursis” simples:  no primeiro ano do prazo, deverá o condenado prestar serviços à comunidade ou submeter-se à limitação de fim de semana.
No” sursis” especial, o juiz poderá substituir a condição do “sursis”:  pelas seguintes condições, aplicadas cumulativamente: a) proibição de frequentar determinados lugares; b) proibição de ausentar-se da comarca onde reside, sem autorização do juiz; c) comparecimento pessoal e obrigatório a juízo, mensalmente, para informar e justificar suas atividades.
 A suspensão condicional da pena pode ser aplicada pelo Tribunal.
II - O juiz, na sentença que aplicar pena privativa de liberdade, na situação determinada no artigo anterior, deverá pronunciar-se, motivadamente, sobre a suspensão condicional, quer a conceda, quer a denegue.
Se o beneficiário da suspensão condicional da pena está sendo processado por outro crime ou contravenção:  será prorrogado o prazo da suspensão até o julgamento definitivo.
O “sursis” será cassado se: houver aumento da pena em decorrência de recurso exclusivo da defesa, que exclua o benefício.
A dupla concessão do “sursis” ao mesmo réu em processos distintos:
a) será possível quando o segundo “sursis” é concedido antes do início do período de provas do primeiro “sursis”.

Continue navegando