Buscar

Dimensao axiologica da interpretaçao juridica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Axiologia-O estudo dos valores.
A lei tem a força que tem porque expressa os valores sociais. Segundo Kant se você é dotado de razão(pensar) você é livre(liberdade de agir). Entretanto não é pelo fato de você ser livre para pensar em como agir que você deve fazer o que quiser (você pode mas não deve "dever ser"). A nossa liberdade de pensar em como agir nos limita a agir de acordo com um parâmetro a "moral". Ser moral significa mais do que seguir as regras impostas categoricamente. Você pensa(entende) o que você não quer para você não faça para os outros.
Axiológico é tudo aquilo que se refere a um conceito de valor ou que constitui uma axiologia, isto é, os valores predominantes em uma determinada sociedade.
O aspecto axiológico ou a dimensão axiológica de determinado assunto implica a noção de escolha do ser humano pelos valores morais, éticos, estéticos e espirituais.
A axiologia é a teoria filosófica responsável por investigar esses valores, concentrando-se particularmente nos valores morais. Etimologicamente, a palavra "axiologia" significa "teoria do valor", sendo formada a partir dos termos gregos "axios" (valor) + "logos" (estudo, teoria).
Neste contexto, o valor, ou aquilo que é valorizado pelas pessoas, é uma escolha individual, subjetiva e produto da cultura onde o indivíduo está inserido.
De acordo com o filósofo alemão Max Scheler, os valores morais obedecem a uma hierarquia, surgindo em primeiro plano os valores positivos relacionados com o que é bom, depois ao que é nobre, depois ao que é belo, e assim por diante.
A ética e a estética estão vinculadas de forma intrínseca aos valores desenvolvidos pelo ser humano. A ética é um ramo da filosofia que investiga os princípios morais (bom/mau, certo/errado etc.) na conduta individual e social. A estética estuda os conceitos relacionados à beleza e harmonia das coisas.
Primeiramente é bom que compreendamos que etimologicamente, a palavra "axiologia" significa "teoria do valor", sendo formada a partir dos termos gregos "axios" (valor) + "logos" (estudo, teoria). Para responder sua pergunta eu diria que a atilidade desta aplicação axiológica do Direito é basilar para a compressnsão dos valores jurídicos, visto que, direito como valor é um fenômeno indiscutivelmente complexo e compõe-se de pelo menos cinco dimensões: fato, valor, norma, ciência e poder.Desta forma este entendimento axiológico será importante para compreendermos, por exemplo, valores jurídicos como a liberdade, igualdade, segurança coletiva, direitos humanos fundamentais e a justiça.
 
pode se dizer também que A lei existe porém não é uma norma justa para a solução do caso concreto, então entra a axiológia no direito para dar uma solução mais justa ao caso, onde o Juíz ajustará a lei a seus valores, a sua consciência, a seu mundo.

Continue navegando