Planejamento anual AEE prof Tatiana 2019
5 pág.

Planejamento anual AEE prof Tatiana 2019


DisciplinaAee Atendimento Educacional Especializado178 materiais267 seguidores
Pré-visualização2 páginas
1. Objetivos do plano
1.1. Objetivo geral 
 Possibilitar recursos pedagógicos necessários para que os alunos sejam incentivados a se expressar, pesquisar, inventar hipóteses e reinventar o conhecimento partindo de suas próprias experiências, como também se torne independente, autônomo nas atividades escolares e da vida diária e aprenda a conviver e interagir com seus pares. 
1.2. Objetivos específicos de aprendizagem:
1º Perceber-se como ser capaz de aprender acreditando em si mesmo e em suas possibilidades.
2º Melhorar a socialização com os colegas em sala de aula e na escola;
3º Expressar-se oralmente relatando com sequência lógica fatos, acontecimentos vivenciados.
4º Dinamizar a leitura para compreender melhor o mundo em que vive; 
5º Produzir texto com coerência, e sequência lógica;
6º Utilizar a escrita de forma funcional (para escrever, bilhetes, recados, expressar seus desejos e opiniões e outros).
7º Utilizar jogos de raciocínio lógico para melhor compreender os conteúdos matemáticos em sala de aula e melhorar sua compreensão de mundo
8º Se socializar com os colegas na sala de aula participando de atividades e jogos para toda a turma.
9º Estimular a expressão dos sentimentos e narração de fatos em sequência lógica. Estimular a leitura e a interpretação de pequenos textos.
10º Estimular a identificação de contornos, percepção de detalhes e interpretação de imagens.
3. Organização do atendimento: 
Período de atendimento: fevereiro á dezembro de dois mil e dezenove.
Frequência: uma manhã por semana. 
Tempo de atendimento: quatro horas para cada atendimento.
Composição do atendimento: (x) individual e/ou (x) coletivo.
Quando se fizer necessário serão feitas observações na sala de aula regular e em algumas outras atividades em que o aluno esteja participando.
4. Atividades a serrem desenvolvidas no atendimento dos alunos:
Para alcançar o objetivo nº 1, incentivá-los através da valorização de suas ações nos atendimentos, partindo de suas experiências, utilizando jogos, DVDs, filmes, conversas e acima de tudo nunca criticá-los por não ter conseguido alcançar o objetivo proposto, ajudando-a a superar suas dificuldades permitindo-lhe com naturalidade perceber que o insucesso de hoje é a certeza para o sucesso de amanhã e que o importante é não desistir, e sim continuar tentando.
 Para alcançar o objetivo nº 2, se possibilitarão ao aluno diálogos enfocando a importância de se ter amigos, assim como a leitura de textos variados sobre o assunto, sessão de filmes e outras atividades.
Para alcançar o objetivo nº 3, serão elaboradas com o aluno estratégias de leituras variadas, de acordo com o gosto e interesse dos mesmos. Os recursos utilizados para este objetivo específico serão: após a sessão de filme o aluno expressará seu entendimento do mesmo; será incentivado a contar sua compreensão das histórias lidas e histórias do seu cotidiano. Através de figuras, imagens e sequências lógicas, relatará oralmente sua percepção e compreensão. 
 Para dinamizar a leitura, objetivo nº 4 se fará uso de jogos no computador como Dally DOO, sudokids, Alfabeto móvel), Textos diversos (quadrinhos, poemas, livro online, história construída pelo próprio aluno, figuras e sequências lógicas vivenciadas. 
 Para alcançar o objetivo nº 5, após o relato verbal das atividades orais, um passeio realizado, uma atividade vivenciada, será incentivado a expressar suas experiências por escrito, como também, fará convites, escreverão cartas, bilhetes para as pessoas que desejar.
Para alcançar o objetivo nº 6, utilizará diversos jogos online e no computador como: Os jogos do Pense Brincando (variedades de jogos matemáticos e) de raciocínio onde se pode brincar e exercita sua compreensão matemática; Casa da Matemática da Milli quebra cabeças variadas, sequências lógicas, jogo da velha, Alquerque, Halma, estes últimos são jogos milenares que trabalham o raciocínio lógico, a tomada de decisão, jogo da memória. 
 Para alcançar o objetivo nº 7, se fará uso de jogos de raciocínio, tomada de decisão, percepção, como: Alquerque, Pentaminó (jogos milenares que trabalham o raciocínio e a concentração), Estratégia (jogo que trabalha a tomada de decisão e conteúdos matemáticos), Tangram, dominó, dama, jogo da velha, Menino Curioso (Jogo no computador que trabalha vários aspectos do raciocínio lógico matemático), também utilizar-se-á atividades xerografadas e em livros como Sudokos. Realizar-se-á várias atividades. Bem como, atividades que exigirão a escrita e o desenvolvimento do raciocínio lógico, atenção, concentração e tomada de decisão.
 Para se alcançar o objetivo nº 8 e 9, se fará jogos como bingo, cruzadinhas, caça palavras, se fará sessão de cinema e depois será formado através de fichas características semelhantes, expressará sua compreensão como desejarem através de figuras, textos, poesias, mímicas e outros.
Para se alcançar o objetivo nº 10, faremos uso de jogos de multimídia para estimular a percepção das semelhanças e diferenças: Jogo das sombras, Encaixe das formas, Nesta atividade o aluno deverá encaixar com o movimento do mouse as figuras em suas respectivas sombras. Utilizar atividades impressas: jogo das sombras, jogo dos sete erros e outros para estimular a percepção de detalhes e interpretação de imagens desenharem o contorno das mãos e outras figuras (Tangran, moedas e etc.). Comparar o contorno com os objetos reais.
5. Seleção de materiais a serem produzidos para os alunos:
Quebra cabeças com assunto do interesse deles.
Sudokos, cruzadinha, material xerografado com textos diversos sobre o assunto que estivermos trabalhando e outros.
 Confecção de fichas de leitura que serão construídas com assuntos que preferir.
Jogos matemáticos que trabalhem o raciocínio lógico como: dominós, dama, Tangram, Pentaminó (jogo milenar com oito peças em madeira que trabalha a reposição e encaixe das peças, estratégia (jogo que trabalha o raciocínio lógico de forma muito lúdica) e outros).
6. Adequações de materiais: 
Neste momento adequar-se-á apenas textos e atividades escritas de acordo com o interesse e possibilidades dos mesmos.
7. Seleção de materiais e equipamentos que necessitam ser adquiridos: 
Cartolina guache ou papelão
Figuras ou desenhos variados
 Livros diversos
Miniaturas variadas
Software que contenham atividades educativas. 
DVDs e filmes que falem sobre amizade.
 Cartão ou papelão para se confeccionar quebra cabeças.
8. Tipos de parcerias necessárias para aprimoramento do atendimento e da produção de materiais: 
A família, professores e equipe escolar são parceiros naturais e já fazem parte do processo, são parceiros permanentes. 
9. Avaliação dos resultados:
\u201cA prática avaliativa deve ser capaz de ir além de avaliar a aprendizagem, mas entender o valor individual de cada aluno, propiciando o seu crescimento como indivíduo e como integrante de uma sociedade. E que acima de tudo, seja uma avaliação envolvida com uma prática pedagógica real, inovadora, não excludente e muito amorosa\u201d. (Luckesi, 1996).
Desta forma, a avaliação terá como finalidade se entender a individualidade de cada educando que esteja frequentando a sala do AEE (atendimento educacional especializado), seu crescimento e desenvolvimento pessoal, sua interação no mundo em que vive, como também, se avaliará todo o processo, recursos e estratégias utilizadas no atendimento. Além disse será feito relatórios trimestral falando todo o progresso escolar.
10. Forma de Registros:
Os registros serão efetuados após cada atendimento, onde serão observados os avanços, obtidos e em que estágios estão esses avanços quanto à autonomia, oralidade, organização do pensamento, raciocínio lógico, autoestima, socialização e outros. 
Serão registrados em um caderno específico. Esses registros servirão como base para o relatório final dos atendimentos com cada aluno. Também, terá a finalidade de se reformular as atividades nos atendimentos ou de ampliá-las se for o caso. Nesses