Logo Passei Direto
Buscar

PROVA REGIMENTAL EAD - HISTÓRIA DO DIREITO

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Conhecida como “Idade das Trevas”, este período da História foi caracterizado pela estratificação social, pela forte influência da Igreja Católica e pelo modo de produção Feudal. O texto retrata características de qual período histórico?
a. Idade Antiga.
b. Idade Média. CORRETO
c. Idade Moderna.
d. Iluminismo.
e. Antiguidade Clássica.

É visto como a mais fiel origem do Direito. É a legislação mais antiga de que se tem conhecimento, e o seu trecho mais conhecido é a chamada lei de talião. Ele é pequeno, tendo em seu original três mil e seiscentas linhas, sendo essas linhas ordenadas em duzentos e oitenta e dois artigos, sendo que de alguns deles não há conhecimento completo de sua redação. O texto se refere:
a. Código de Hamurabi. CORRETO
b. Código Penal.
c. Constituição Federal.
d. Código Florestal.
e. Código Civil.

Foi no Egito antigo que se tratou pela primeira vez das relações individualistas. As leis do antigo Egito foram precursoras sobretudo nas relações:
a. Contratuais. CORRETO
b. Trabalhistas.
c. Tributárias.
d. Inter famílias.
e. Conjugais.

Surgiu com o Direito Inglês, que foi desenvolvido para ir contra os costumes locais que não eram comuns. Para combater isso, o rei enviava juízes que presidia o júri e constituiu um sistema de regras em tribunais separados. É um termo jurídico, que significa o conjunto das decisões, aplicações e interpretações das leis. Assinale a alternativa correta.
a. Jurisprudência. CORRETO
b. Costumes
c. Analogia
d. Princípios Gerais do Direito.
e. Lei

A Carta Magna, ou a “Grande Carta”, foi possivelmente a influência inicial mais significativa no amplo processo histórico que conduziu à regra de lei constitucional hoje em dia no mundo atual. Depois do Rei João da Inglaterra ter violado um número de leis antigas e costumes pelos quais Inglaterra tinha sido governada, os seus súbditos forçaram–no a assinar a Carta Magna, que enumera o que mais tarde veio a ser considerado como direitos humanos. Entre eles estava o direito da igreja de estar livre da interferência do governo, o direito de todos os cidadãos livres possuírem e herdarem propriedade, e serem protegidos de impostos excessivos. Em qual ano foi assinada a carta Magna?
a. 1215 CORRETA
b. 1514
c. 1210
d. 1630
e. 2018

Foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais (servis). Tem suas origens na decadência do Império Romano. Predominou na Europa durante a Idade Média. O texto se refere ao:
a. Feudalismo. CORRETA
b. Socialismo
c. Comunismo
d. Era bizantina
e. Marxismo.

BURNET, J. A aurora da filosofia grega. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2006 (adaptado). Filósofos dos diversos tempos históricos desenvolveram teses para explicar a origem do universo, a partir de uma explicação racional.
Com base no texto apresentado, podemos afirmar sobre tais teorias que:
a. Eram baseadas nas ciências da natureza. CORRETA
b. Refutavam as teorias de fi lósofos da religião.
c. Tinham origem nos mitos das civilizações antigas.
d. Postulavam um princípio originário para o mundo.
e. Defendiam que Deus é o princípio de todas as coisas.

O Código de Hamurabi foi instituído pelo rei Hamurabi como forma de garantir a hegemonia de seu império, é portanto, além de meras leis impostas que deveriam ser seguidas, ferramenta política utilizada para o controle de um grande império. Sobre as características encontradas no código de Hamurabi, assinale a alternativa INCORRETA:
a. Divisão em Camadas sociais: Homens livres (direitos de cidadão/maior grupo da sociedade), funcionários públicos (camada existente entre os homens livres e escravos) e escravos (não tinham direitos/prisioneiros de guerra ou dívida).
b. Escravos eram tratados como propriedade, não tinham direitos, eram considerados coisas.
c. Princípio de Talião (olho por olho, dente por dente), existente na maioria dos institutos do código, muitas vezes esse princípio poderia recair sobre terceiros, como no caso de um construtor fazer uma casa com uma estrutura ruim, essa casa cair e matar o filho do proprietário, nesse caso, o filho do dono seria morto.
d. Falso Testemunho é punido com a pena que seria aplica ao réu do processo, isso ocorria devido à ausência de meios para encontrar provas.
e. O roubo era considerado algo leve e quem comprava algo roubado do ladrão, não era punido. CORRETA

O Direito Consuetudinário:
a. É aquele baseado em costumes. CORRETA
b. É aquele baseado em leis.
c. É aquele baseado em casos isolados.
d. É aquele decorrente da aplicação da equidade.
e. É aquele decorrente da aplicação dos princípios gerais do direito.

O Brasil é um país laico”. Isso significa dizer que:
a. Cada um pode proceder de acordo com os costumes de sua religião em território brasileiro.
b. Qualquer cidadão brasileiro pode realizar os rituais compatíveis com sua crença sem ser incomodado.
c. Qualquer brasileiro ou estrangeiro pode seguir os rituais de sua religião que não firam a lei. CORRETO
d. O direito à garantia de liberdade religiosa é restrito aos nascidos no território brasileiro.
e. Os estrangeiros devem pedir autorização para exercerem de forma livre suas práticas religiosas.

Julgue as proposições a seguir em V (Verdadeiro) e F (Falso). I. A Lei das XII Tábuas deu continuidade a uma sequência de codificações escritas que já eram populares em Roma. II. Apesar de ter sido criada para pacificar os conflitos sociais entre patrícios e plebeus, o texto da Lei das XII Tábuas, na prática, consagrava o tratamento diferenciado entre as classes e assegurava privilégios aos patrícios. III. O teor da Lei das XII Tábuas era mantido longe dos cidadãos que não tinham acesso ao seu conteúdo, sendo que isso era feito em nome da manutenção da ordem pública. IV. A Lei das XII Tábuas inovou por romper com a escravidão. Assinale a alternativa que contenha somente a (s) proposição(ões) verdadeira (s):
a. I, II, III, IV.
b. I, II e III.
c. II. CORRETO
d. IV.
e. II e III.

VERNANT, J. P. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992 (adaptado). Para o autor, a reivindicação atendida na Grécia antiga, ainda vigente no mundo contemporâneo, buscava garantir o seguinte princípio:
Compreende-se assim o alcance de uma reivindicação que surge desde o nascimento da cidade na Grécia antiga: a redação das leis. Ao escrevê-las, não se faz mais que assegurar-lhes permanência e fixidez. As leis tornam-se bem comum, regra geral, suscetível de ser aplicada a todos da mesma maneira.
a. Isonomia — igualdade de tratamento aos cidadãos. CORRETO
b. Transparência — acesso às informações governamentais.
c. Tripartição — separação entre os poderes políticos estatais.
d. Equiparação — igualdade de gênero na participação política.
e. Elegibilidade — permissão para candidatura aos cargos públicos.

A Lei das XII Tábuas e o Corpus Iuris Civilis representaram dois grandes marcos no Direito Romano. São exemplos paradigmáticos de codificação legal no mundo antigo e a influência dessas legislações se estenderam pelos séculos. O ex-presidente norte-americano James Madison (1751-1836) chegou a afirmar que a Lei das XII Tábuas foi uma grande influência na criação do primeiro conjunto de emendas à Constituição norte-americana, emendas essas que ficaram conhecidas como Bill of Rights de 1791 (por coincidência, a emenda constitucional, que originalmente continha 17 artigos, terminou aprovada justamente com doze). Apesar da importância histórica inegável, isso não significa que o Direito Romano esteja a salvo de críticas, sobretudo do ponto de vista das nossas instituições e dos nossos princípios jurídicos contemporâneos. Com base no enxerto acima, julgue os itens a seguir em V (Verdadeiro) e F (Falso). I. Apesar de seus avanços técnicos e da enorme influência nas tradições jurídicas herdadas pelo mundo ocidental, o Direito Romano consagrava e legitimava certas práticas hediondas, draconianas e absolutamente incompatíveis com as nossas concepções contemporâneas. II. No Direito Romano, houve previsão legal de morte para crianças nascidas com deformidades, proibição de preparos fúnebres adequados quando o falecido se tratava de escravo, proibição de casamento entre pessoas pertencentes a diferentes classes sociais, a mutilação do corpo do devedor que não pagava suas dívidas e penas cruéis (flagelamento) para quem cometia crimes de roubo. III. A tolerância com a tortura, com a escravidão, com a crueldade, com o tratamento desigual das pessoas por questões de classe social e com a banalização da pena de morte representa aspectos do antigo Direito Romano, que são absolutamente incompatíveis com os pressupostos de dignidade da pessoa humana, próprios do Direito Contemporâneo. Assinale a alternativa que contenha somente a (s) proposição (ões) verdadeira(s):
a. I.
b. II, II e III. VERDADEIRA
c. I e III.
d. I e III.
e. III.

Muitos imaginam a Idade Média como um período de pouca produção cultural e durante bastante tempo essa época chegou até mesmo a ser desprezada pelos estudiosos. O período da Alta Idade Média evoca na maioria das pessoas uma visão de violência, desorganização política, desaparecimento da cultura intelectual, chegando a ser conhecido como a:
a. Idade das Trevas. CORRETA
b. Idade da Luz.
c. Idade Alta.
d. Idade Baixa.
e. Idade da burguesia.

Escrito em 1848 em parceria com Friedrich Engels, esse livro apresenta a teoria da luta de classes e do materialismo histórico. Após fazer uma investigação científica sobre o trabalho proletário, Marx percebeu a força e a potência da união e organização da classe trabalhadora. A referida obra junto de outras circunstâncias vivenciadas no momento, levou Karl Marx a ser reconhecido como o líder do partido, que se apresentou em prol da democracia revolucionária moderna. Qual o nome desta obra:
a. Manifesto comunista. CORRETA
b. O alienista.
c. Memórias Póstumas de Brás Cubas.
d. Burguesia.
e. Feudalismo

A maior parte dos primeiros filósofos considerava como os únicos princípios de todas as coisas os que são da natureza da matéria. Aquilo de que todos os seres são constituídos e de que primeiro são gerados e em que por fim se dissolvem, tal que é para eles o elemento, o princípio dos seres; e por isso julgam que nada se cria nem se destrói, como se tal natureza subsistisse para sempre. (Aristóteles) É correto afirmar que, no trecho acima, Aristóteles refere- se:
a. Há cosmogonia de Hesíodo que, em seus poemas, apresentou uma visão filosófica da natureza.
b. Às especulações dos sofistas, caracterizadas por seu relativismo quanto ao conhecimento da natureza.
c. Às especulações dos sofistas, caracterizadas por seu relativismo quanto ao conhecimento da natureza.
d. À visão platônica de um mundo das ideias, caracterizado pela existência de formas eternas.
e. À busca, por parte dos filósofos pré-socráticos, do princípio gerador e da permanência do mundo. CORRETA

O costume não é composto somente de usos e hábitos que se reiteram na prática cotidiana, é também fonte histórica do Direito, que sempre existiu e sempre estará presente na sociedade. Dependendo da estrutura do ordenamento jurídico, é fonte principal ou secundária, mas sempre será fonte. Diante disso, observe a seguinte situação: Tício comprou um eletrodoméstico e fez o pagamento em 10 vezes, apresentando 10 cheques a serem compensados em data posterior à emissão (popularmente chamados de cheques pré-datados). No dia seguinte, foi surpreendido com a apresentação e a compensação de todos os cheques emitidos no dia anterior. A loja alegou que se tratavam de documentos ao portador e, por isso, a legislação não regulava e nem proibia essa conduta. Com base na situação hipotética narrada, julgue os itens a seguir em V (Verdadeiro) e F (Falso). I. Trata-se de um típico caso de costume praeter legem, já que o cheque pós-datado não tem regulamentação expressa na lei. No entanto, nesses casos, observa-se a utilização de um costume, preenchendo a lacuna da lei. II. Os estudiosos colocam o costume e, por isso, o Direito Consuetudinário, como fonte primária hierarquicamente acima da legislação positivada. III. Não é possível usar o costume como fonte de consulta para compreensão da sociedade porque, independentemente de onde ele está inserido, o que vale é a lei. Assinale a alternativa que contenha somente a (s) proposição (ões) verdadeira (s):
a. I, II, III.
b. I e III.
c. I. CORRETA
d. II e III.
e. III.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Conhecida como “Idade das Trevas”, este período da História foi caracterizado pela estratificação social, pela forte influência da Igreja Católica e pelo modo de produção Feudal. O texto retrata características de qual período histórico?
a. Idade Antiga.
b. Idade Média. CORRETO
c. Idade Moderna.
d. Iluminismo.
e. Antiguidade Clássica.

É visto como a mais fiel origem do Direito. É a legislação mais antiga de que se tem conhecimento, e o seu trecho mais conhecido é a chamada lei de talião. Ele é pequeno, tendo em seu original três mil e seiscentas linhas, sendo essas linhas ordenadas em duzentos e oitenta e dois artigos, sendo que de alguns deles não há conhecimento completo de sua redação. O texto se refere:
a. Código de Hamurabi. CORRETO
b. Código Penal.
c. Constituição Federal.
d. Código Florestal.
e. Código Civil.

Foi no Egito antigo que se tratou pela primeira vez das relações individualistas. As leis do antigo Egito foram precursoras sobretudo nas relações:
a. Contratuais. CORRETO
b. Trabalhistas.
c. Tributárias.
d. Inter famílias.
e. Conjugais.

Surgiu com o Direito Inglês, que foi desenvolvido para ir contra os costumes locais que não eram comuns. Para combater isso, o rei enviava juízes que presidia o júri e constituiu um sistema de regras em tribunais separados. É um termo jurídico, que significa o conjunto das decisões, aplicações e interpretações das leis. Assinale a alternativa correta.
a. Jurisprudência. CORRETO
b. Costumes
c. Analogia
d. Princípios Gerais do Direito.
e. Lei

A Carta Magna, ou a “Grande Carta”, foi possivelmente a influência inicial mais significativa no amplo processo histórico que conduziu à regra de lei constitucional hoje em dia no mundo atual. Depois do Rei João da Inglaterra ter violado um número de leis antigas e costumes pelos quais Inglaterra tinha sido governada, os seus súbditos forçaram–no a assinar a Carta Magna, que enumera o que mais tarde veio a ser considerado como direitos humanos. Entre eles estava o direito da igreja de estar livre da interferência do governo, o direito de todos os cidadãos livres possuírem e herdarem propriedade, e serem protegidos de impostos excessivos. Em qual ano foi assinada a carta Magna?
a. 1215 CORRETA
b. 1514
c. 1210
d. 1630
e. 2018

Foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais (servis). Tem suas origens na decadência do Império Romano. Predominou na Europa durante a Idade Média. O texto se refere ao:
a. Feudalismo. CORRETA
b. Socialismo
c. Comunismo
d. Era bizantina
e. Marxismo.

BURNET, J. A aurora da filosofia grega. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2006 (adaptado). Filósofos dos diversos tempos históricos desenvolveram teses para explicar a origem do universo, a partir de uma explicação racional.
Com base no texto apresentado, podemos afirmar sobre tais teorias que:
a. Eram baseadas nas ciências da natureza. CORRETA
b. Refutavam as teorias de fi lósofos da religião.
c. Tinham origem nos mitos das civilizações antigas.
d. Postulavam um princípio originário para o mundo.
e. Defendiam que Deus é o princípio de todas as coisas.

O Código de Hamurabi foi instituído pelo rei Hamurabi como forma de garantir a hegemonia de seu império, é portanto, além de meras leis impostas que deveriam ser seguidas, ferramenta política utilizada para o controle de um grande império. Sobre as características encontradas no código de Hamurabi, assinale a alternativa INCORRETA:
a. Divisão em Camadas sociais: Homens livres (direitos de cidadão/maior grupo da sociedade), funcionários públicos (camada existente entre os homens livres e escravos) e escravos (não tinham direitos/prisioneiros de guerra ou dívida).
b. Escravos eram tratados como propriedade, não tinham direitos, eram considerados coisas.
c. Princípio de Talião (olho por olho, dente por dente), existente na maioria dos institutos do código, muitas vezes esse princípio poderia recair sobre terceiros, como no caso de um construtor fazer uma casa com uma estrutura ruim, essa casa cair e matar o filho do proprietário, nesse caso, o filho do dono seria morto.
d. Falso Testemunho é punido com a pena que seria aplica ao réu do processo, isso ocorria devido à ausência de meios para encontrar provas.
e. O roubo era considerado algo leve e quem comprava algo roubado do ladrão, não era punido. CORRETA

O Direito Consuetudinário:
a. É aquele baseado em costumes. CORRETA
b. É aquele baseado em leis.
c. É aquele baseado em casos isolados.
d. É aquele decorrente da aplicação da equidade.
e. É aquele decorrente da aplicação dos princípios gerais do direito.

O Brasil é um país laico”. Isso significa dizer que:
a. Cada um pode proceder de acordo com os costumes de sua religião em território brasileiro.
b. Qualquer cidadão brasileiro pode realizar os rituais compatíveis com sua crença sem ser incomodado.
c. Qualquer brasileiro ou estrangeiro pode seguir os rituais de sua religião que não firam a lei. CORRETO
d. O direito à garantia de liberdade religiosa é restrito aos nascidos no território brasileiro.
e. Os estrangeiros devem pedir autorização para exercerem de forma livre suas práticas religiosas.

Julgue as proposições a seguir em V (Verdadeiro) e F (Falso). I. A Lei das XII Tábuas deu continuidade a uma sequência de codificações escritas que já eram populares em Roma. II. Apesar de ter sido criada para pacificar os conflitos sociais entre patrícios e plebeus, o texto da Lei das XII Tábuas, na prática, consagrava o tratamento diferenciado entre as classes e assegurava privilégios aos patrícios. III. O teor da Lei das XII Tábuas era mantido longe dos cidadãos que não tinham acesso ao seu conteúdo, sendo que isso era feito em nome da manutenção da ordem pública. IV. A Lei das XII Tábuas inovou por romper com a escravidão. Assinale a alternativa que contenha somente a (s) proposição(ões) verdadeira (s):
a. I, II, III, IV.
b. I, II e III.
c. II. CORRETO
d. IV.
e. II e III.

VERNANT, J. P. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992 (adaptado). Para o autor, a reivindicação atendida na Grécia antiga, ainda vigente no mundo contemporâneo, buscava garantir o seguinte princípio:
Compreende-se assim o alcance de uma reivindicação que surge desde o nascimento da cidade na Grécia antiga: a redação das leis. Ao escrevê-las, não se faz mais que assegurar-lhes permanência e fixidez. As leis tornam-se bem comum, regra geral, suscetível de ser aplicada a todos da mesma maneira.
a. Isonomia — igualdade de tratamento aos cidadãos. CORRETO
b. Transparência — acesso às informações governamentais.
c. Tripartição — separação entre os poderes políticos estatais.
d. Equiparação — igualdade de gênero na participação política.
e. Elegibilidade — permissão para candidatura aos cargos públicos.

A Lei das XII Tábuas e o Corpus Iuris Civilis representaram dois grandes marcos no Direito Romano. São exemplos paradigmáticos de codificação legal no mundo antigo e a influência dessas legislações se estenderam pelos séculos. O ex-presidente norte-americano James Madison (1751-1836) chegou a afirmar que a Lei das XII Tábuas foi uma grande influência na criação do primeiro conjunto de emendas à Constituição norte-americana, emendas essas que ficaram conhecidas como Bill of Rights de 1791 (por coincidência, a emenda constitucional, que originalmente continha 17 artigos, terminou aprovada justamente com doze). Apesar da importância histórica inegável, isso não significa que o Direito Romano esteja a salvo de críticas, sobretudo do ponto de vista das nossas instituições e dos nossos princípios jurídicos contemporâneos. Com base no enxerto acima, julgue os itens a seguir em V (Verdadeiro) e F (Falso). I. Apesar de seus avanços técnicos e da enorme influência nas tradições jurídicas herdadas pelo mundo ocidental, o Direito Romano consagrava e legitimava certas práticas hediondas, draconianas e absolutamente incompatíveis com as nossas concepções contemporâneas. II. No Direito Romano, houve previsão legal de morte para crianças nascidas com deformidades, proibição de preparos fúnebres adequados quando o falecido se tratava de escravo, proibição de casamento entre pessoas pertencentes a diferentes classes sociais, a mutilação do corpo do devedor que não pagava suas dívidas e penas cruéis (flagelamento) para quem cometia crimes de roubo. III. A tolerância com a tortura, com a escravidão, com a crueldade, com o tratamento desigual das pessoas por questões de classe social e com a banalização da pena de morte representa aspectos do antigo Direito Romano, que são absolutamente incompatíveis com os pressupostos de dignidade da pessoa humana, próprios do Direito Contemporâneo. Assinale a alternativa que contenha somente a (s) proposição (ões) verdadeira(s):
a. I.
b. II, II e III. VERDADEIRA
c. I e III.
d. I e III.
e. III.

Muitos imaginam a Idade Média como um período de pouca produção cultural e durante bastante tempo essa época chegou até mesmo a ser desprezada pelos estudiosos. O período da Alta Idade Média evoca na maioria das pessoas uma visão de violência, desorganização política, desaparecimento da cultura intelectual, chegando a ser conhecido como a:
a. Idade das Trevas. CORRETA
b. Idade da Luz.
c. Idade Alta.
d. Idade Baixa.
e. Idade da burguesia.

Escrito em 1848 em parceria com Friedrich Engels, esse livro apresenta a teoria da luta de classes e do materialismo histórico. Após fazer uma investigação científica sobre o trabalho proletário, Marx percebeu a força e a potência da união e organização da classe trabalhadora. A referida obra junto de outras circunstâncias vivenciadas no momento, levou Karl Marx a ser reconhecido como o líder do partido, que se apresentou em prol da democracia revolucionária moderna. Qual o nome desta obra:
a. Manifesto comunista. CORRETA
b. O alienista.
c. Memórias Póstumas de Brás Cubas.
d. Burguesia.
e. Feudalismo

A maior parte dos primeiros filósofos considerava como os únicos princípios de todas as coisas os que são da natureza da matéria. Aquilo de que todos os seres são constituídos e de que primeiro são gerados e em que por fim se dissolvem, tal que é para eles o elemento, o princípio dos seres; e por isso julgam que nada se cria nem se destrói, como se tal natureza subsistisse para sempre. (Aristóteles) É correto afirmar que, no trecho acima, Aristóteles refere- se:
a. Há cosmogonia de Hesíodo que, em seus poemas, apresentou uma visão filosófica da natureza.
b. Às especulações dos sofistas, caracterizadas por seu relativismo quanto ao conhecimento da natureza.
c. Às especulações dos sofistas, caracterizadas por seu relativismo quanto ao conhecimento da natureza.
d. À visão platônica de um mundo das ideias, caracterizado pela existência de formas eternas.
e. À busca, por parte dos filósofos pré-socráticos, do princípio gerador e da permanência do mundo. CORRETA

O costume não é composto somente de usos e hábitos que se reiteram na prática cotidiana, é também fonte histórica do Direito, que sempre existiu e sempre estará presente na sociedade. Dependendo da estrutura do ordenamento jurídico, é fonte principal ou secundária, mas sempre será fonte. Diante disso, observe a seguinte situação: Tício comprou um eletrodoméstico e fez o pagamento em 10 vezes, apresentando 10 cheques a serem compensados em data posterior à emissão (popularmente chamados de cheques pré-datados). No dia seguinte, foi surpreendido com a apresentação e a compensação de todos os cheques emitidos no dia anterior. A loja alegou que se tratavam de documentos ao portador e, por isso, a legislação não regulava e nem proibia essa conduta. Com base na situação hipotética narrada, julgue os itens a seguir em V (Verdadeiro) e F (Falso). I. Trata-se de um típico caso de costume praeter legem, já que o cheque pós-datado não tem regulamentação expressa na lei. No entanto, nesses casos, observa-se a utilização de um costume, preenchendo a lacuna da lei. II. Os estudiosos colocam o costume e, por isso, o Direito Consuetudinário, como fonte primária hierarquicamente acima da legislação positivada. III. Não é possível usar o costume como fonte de consulta para compreensão da sociedade porque, independentemente de onde ele está inserido, o que vale é a lei. Assinale a alternativa que contenha somente a (s) proposição (ões) verdadeira (s):
a. I, II, III.
b. I e III.
c. I. CORRETA
d. II e III.
e. III.

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO REGIMENTAL – HISTÓRIA DO DIREITO
CURSO: DIREITO
Conhecida como “Idade das Trevas”, este período da História foi caracterizado pela estratificação social, pela forte influência da Igreja Católica e pelo modo de produção Feudal. O texto retrata características de qual período histórico?
Idade Antiga.
Idade Média. CORRETO		
Idade Moderna.
Iluminismo.
Antiguidade Clássica.
É visto como a mais fiel origem do Direito. É a legislação mais antiga de que se tem conhecimento, e o seu trecho mais conhecido é a chamada lei de talião. Ele é pequeno, tendo em seu original três mil e seiscentas linhas, sendo essas linhas ordenadas em duzentos e oitenta e dois artigos, sendo que de alguns deles não há conhecimento completo de sua redação. O texto se refere:
Código de Hamurabi. CORRETO	
Código Penal.
Constituição Federal.
Código Florestal.
Código Civil.
Foi no Egito antigo que se tratou pela primeira vez das relações individualistas. As leis do antigo Egito foram precursoras sobretudo nas relações: 
Contratuais. CORRETO
Trabalhistas.
Tributárias.
Inter famílias.
Conjugais.
Surgiu com o Direito Inglês, que foi desenvolvido para ir contra os costumes locais que não eram comuns. Para combater isso, o rei enviava juízes que presidia o júri e constituiu um sistema de regras em tribunais separados. É um termo jurídico, que significa o conjunto das decisões, aplicações e interpretações das leis. Assinale a alternativa correta.
Jurisprudência. CORRETO
Costumes
Analogia
Princípios Gerais do Direito.
Lei
A Carta Magna, ou a “Grande Carta”, foi possivelmente a influência inicial mais significativa no amplo processo histórico que conduziu à regra de lei constitucional hoje em dia no mundo atual. Depois do Rei João da Inglaterra ter violado um número de leis antigas e costumes pelos quais Inglaterra tinha sido governada, os seus súbditos forçaram–no a assinar a Carta Magna, que enumera o que mais tarde veio a ser considerado como direitos humanos. Entre eles estava o direito da igreja de estar livre da interferência do governo, o direito de todos os cidadãos livres possuírem e herdarem propriedade, e serem protegidos de impostos excessivos. 
Em qual ano foi assinada a carta Magna?
1215 CORRETA
1514
1210
1630
2018
Foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais (servis). Tem suas origens na decadência do Império Romano. Predominou na Europa durante a Idade Média. 
O texto se refere ao:
Feudalismo. CORRETA
Socialismo
Comunismo
Era bizantina
Marxismo.
Anaxímenes de Mileto disse que o ar é o elemento originário de tudo o que existe, existiu e existirá, e que outras coisas provêm de sua descendência. Quando o ar se dilata, transformasse em fogo, ao passo que os ventos são ar condensado. As nuvens formam-se a partir do ar por filtragem e, ainda mais condensadas, transformam-se em água. A água, quando mais condensada, transforma-se em terra, e quando condensada ao máximo possível, transforma-se em pedras.
BURNET, J. A aurora da filosofia grega. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2006 (adaptado).
Filósofos dos diversos tempos históricos desenvolveram teses para explicar a origem do universo, a partir de uma explicação racional.
Com base no texto apresentado, podemos afirmar sobre tais teorias que: 
Eram baseadas nas ciências da natureza. CORRETA
Refutavam as teorias de filósofos da religião.
Tinham origem nos mitos das civilizações antigas.
Postulavam um princípio originário para o mundo.
Defendiam que Deus é o princípio de todas as coisas.
O Código de Hamurabi foi instituído pelo rei Hamurabi como forma de garantir a hegemonia de seu império, é portanto, além de meras leis impostas que deveriam ser seguidas, ferramenta política utilizada para o controle de um grande império. Sobre as características encontradas no código de Hamurabi, assinale a alternativa INCORRETA:
Divisão em Camadas sociais: Homens livres (direitos de cidadão/maior grupo da sociedade), funcionários públicos (camada existente entre os homens livres e escravos) e escravos (não tinham direitos/prisioneiros de guerra ou dívida).
Escravos eram tratados como propriedade, não tinham direitos, eram considerados coisas.
Princípio de Talião (olho por olho, dente por dente), existente na maioria dos institutos do código, muitas vezes esse princípio poderia recair sobre terceiros, como no caso de um construtor fazer uma casa com uma estrutura ruim, essa casa cair e matar o filho do proprietário, nesse caso, o filho do dono seria morto. 
Falso Testemunho é punido com a pena que seria aplica ao réu do processo, isso ocorria devido à ausência de meios para encontrar provas.
O roubo era considerado algo leve e quem comprava algo roubado do ladrão, não era punido. CORRETA
O Direito Consuetudinário:
É aquele baseado em costumes. CORRETA
É aquele baseado em leis.
É aquele baseado em casos isolados.
É aquele decorrente da aplicação da equidade.
É aquele decorrente da aplicação dos princípios gerais do direito.
O Brasil é um país laico”. Isso significa dizer que:
Cada um pode proceder de acordo com os costumes de sua religião em território brasileiro.
Qualquer cidadão brasileiro pode realizar os rituais compatíveis com sua crença sem ser incomodado.
Qualquer brasileiro ou estrangeiro pode seguir os rituais de sua religião que não firam a lei. CORRETO
O direito à garantia de liberdade religiosa é restrito aos nascidos no território brasileiro.
Os estrangeiros devem pedir autorização para exercerem de forma livre suas práticas religiosas.
Julgue as proposições a seguir em V (Verdadeiro) e F (Falso).
A Lei das XII Tábuas deu continuidade a uma sequência de codificações escritas que já eram populares em Roma.
Apesar de ter sido criada para pacificar os conflitos sociais entre patrícios e plebeus, o texto da Lei das XII Tábuas, na prática, consagrava o tratamento diferenciado entre as classes e assegurava privilégios aos patrícios.
O teor da Lei das XII Tábuas era mantido longe dos cidadãos que não tinham acesso ao seu conteúdo, sendo que isso era feito em nome da manutenção da ordem pública.
A Lei das XII Tábuas inovou por romper com a escravidão. 
Assinale a alternativa que contenha somente a (s) proposição(ões) verdadeira (s):
I, II, III, IV.
I, II e III.
II. CORRETO
IV.
II e III.
Compreende-se assim o alcance de uma reivindicação que surge desde o nascimento da cidade na Grécia antiga: a redação das leis. Ao escrevê-las, não se faz mais que assegurar-lhes permanência e fixidez. As leis tornam-se bem comum, regra geral, suscetível de ser aplicada a todos da mesma maneira.
VERNANT, J. P. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992 (adaptado). 
Para o autor, a reivindicação atendida na Grécia antiga, ainda vigente no mundo contemporâneo, buscava garantir o seguinte princípio: 
Escolha uma:
Isonomia — igualdade de tratamento aos cidadãos. CORRETO
Transparência — acesso às informações governamentais.
Tripartição — separação entre os poderes políticos estatais.
Equiparação — igualdade de gênero na participação política.
Elegibilidade — permissão para candidatura aos cargos públicos.
A Lei das XII Tábuas e o Corpus Iuris Civilis representaram dois grandes marcos no Direito Romano. São exemplos paradigmáticos de codificação legal no mundo antigo e a influência dessas legislações se estenderam pelos séculos. 
O ex-presidente norte-americano James Madison (1751-1836) chegou a afirmar que a Lei das XII Tábuas foi uma grande influência na criação do primeiro conjunto de emendas à Constituição norte-americana, emendas essas que ficaram conhecidas como Bill of Rights de 1791 (por coincidência, a emenda constitucional, que originalmente continha 17 artigos, terminou aprovada justamente com doze). Apesar da importância histórica inegável, isso não significa que o Direito Romano esteja a salvo de críticas, sobretudo do ponto de vista das nossas instituições e dos nossos princípios jurídicos contemporâneos. 
Com base no enxertoacima, julgue os itens a seguir em V (Verdadeiro) e F (Falso).
Apesar de seus avanços técnicos e da enorme influência nas tradições jurídicas herdadas pelo mundo ocidental, o Direito Romano consagrava e legitimava certas práticas hediondas, draconianas e absolutamente incompatíveis com as nossas concepções contemporâneas.
No Direito Romano, houve previsão legal de morte para crianças nascidas com deformidades, proibição de preparos fúnebres adequados quando o falecido se tratava de escravo, proibição de casamento entre pessoas pertencentes a diferentes classes sociais, a mutilação do corpo do devedor que não pagava suas dívidas e penas cruéis (flagelamento) para quem cometia crimes de roubo.
A tolerância com a tortura, com a escravidão, com a crueldade, com o tratamento desigual das pessoas por questões de classe social e com a banalização da pena de morte representa aspectos do antigo Direito Romano, que são absolutamente incompatíveis com os pressupostos de dignidade da pessoa humana, próprios do Direito Contemporâneo. 
Assinale a alternativa que contenha somente a (s) proposição (ões) verdadeira(s):
I.
II, II e III. VERDADEIRA
I e III.
I e III.
III.
Muitos imaginam a Idade Média como um período de pouca produção cultural e durante bastante tempo essa época chegou até mesmo a ser desprezada pelos estudiosos. O período da Alta Idade Média evoca na maioria das pessoas uma visão de violência, desorganização política, desaparecimento da cultura intelectual, chegando a ser conhecido como a:
Idade das Trevas. CORRETA
Idade da Luz.
Idade Alta.
Idade Baixa.
Idade da burguesia.
Escrito em 1848 em parceria com Friedrich Engels, esse livro apresenta a teoria da luta de classes e do materialismo histórico. Após fazer uma investigação científica sobre o trabalho proletário, Marx percebeu a força e a potência da união e organização da classe trabalhadora. A referida obra junto de outras circunstâncias vivenciadas no momento, levou Karl Marx a ser reconhecido como o líder do partido, que se apresentou em prol da democracia revolucionária moderna. Qual o nome desta obra:
Escolha uma:
Manifesto comunista. CORRETA
O alienista.
Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Burguesia.
Feudalismo
A maior parte dos primeiros filósofos considerava como os únicos princípios de todas as coisas os que são da natureza da matéria. Aquilo de que todos os seres são constituídos e de que primeiro são gerados e em que por fim se dissolvem, tal que é para eles o elemento, o princípio dos seres; e por isso julgam que nada se cria nem se destrói, como se tal natureza subsistisse para sempre. (Aristóteles)
É correto afirmar que, no trecho acima, Aristóteles refere- se:
Há cosmogonia de Hesíodo que, em seus poemas, apresentou uma visão filosófica da natureza.
Às especulações dos sofistas, caracterizadas por seu relativismo quanto ao conhecimento da natureza.
Às especulações dos sofistas, caracterizadas por seu relativismo quanto ao conhecimento da natureza.
À visão platônica de um mundo das ideias, caracterizado pela existência de formas eternas.
À busca, por parte dos filósofos pré-socráticos, do princípio gerador e da permanência do mundo. CORRETA
O costume não é composto somente de usos e hábitos que se reiteram na prática cotidiana, é também fonte histórica do Direito, que sempre existiu e sempre estará presente na sociedade. Dependendo da estrutura do ordenamento jurídico, é fonte principal ou secundária, mas sempre será fonte. 
Diante disso, observe a seguinte situação:
Tício comprou um eletrodoméstico e fez o pagamento em 10 vezes, apresentando 10 cheques a serem compensados em data posterior à emissão (popularmente chamados de cheques pré-datados).
No dia seguinte, foi surpreendido com a apresentação e a compensação de todos os cheques emitidos no dia anterior. A loja alegou que se tratavam de documentos ao portador e, por isso, a legislação não regulava e nem proibia essa conduta. Com base na situação hipotética narrada, julgue os itens a seguir em V (Verdadeiro) e F (Falso).
Trata-se de um típico caso de costume praeter legem, já que o cheque pós-datado não tem regulamentação expressa na lei. No entanto, nesses casos, observa-se a utilização de um costume, preenchendo a lacuna da lei.
Os estudiosos colocam o costume e, por isso, o Direito Consuetudinário, como fonte primária hierarquicamente acima da legislação positivada.
Não é possível usar o costume como fonte de consulta para compreensão da sociedade porque, independentemente de onde ele está inserido, o que vale é a lei.
Assinale a alternativa que contenha somente a (s) proposição (ões) verdadeira (s):
I, II, III.
I e III.
I. CORRETA
II e III.
III.
GABARITO

Mais conteúdos dessa disciplina