Buscar

Os Direitos Humanos

Prévia do material em texto

Os Direitos Humanos são uma categoria de direitos básicos garantido a todo ser humano, não importando a classe social, raça, nacionalidade, religião, profissão, gênero, orientação sexual ou qualquer outra coisa que possa diferenciar os seres humanos. Apesar de muitos acreditarem que eles são um grupo que dá suporte a algumas pessoas ou que servem apenas para proteger outros, isso não está correto porque na verdade eles são muito mais do que isso.
Todos os seres humanos nascem livres e iguais, mas mesmo assim precisamos lutar por nossos direitos, o direito de exercer a liberdade, de emitir opinião política ou sobre qualquer outro assunto, assumir uma religião, desde que tais posicionamentos não firam o direito do outro. O direito de não ser condenado injustamente, o de ter um julgamento justo, afinal todos somos inocentes ate que se prove o contrario. O direito ao trabalho, direito a previdência social, direito a ter condições dignas para toda a família.
Mesmo com tantos avanços nos dias de hoje ainda temos nossos direito violados todos os dias, não só os direitos físicos, mas também os diretos morais, e com base nisso eles existem para nos ajudar no que for preciso. Os Direitos Humanos não são uma entidade, uma ONG ou uma pessoa que se apresenta fisicamente e tem vontade própria. Eles garantem direitos básicos a todos os membros da espécie humana, seus primeiros reconhecimentos ocorreram na Revolução Americana e na Revolução Francesa, foram oficializados, no século XX, por meio da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da ONU. Os direitos humanos são tratados em várias leis, e além da existência de leis sobre o assunto, é dever de cada Estado ter as suas próprias leis que garantam que os direitos humanos serão respeitados e colocados em prática.
Eles são um verdadeiro marco positivo na história das conquistas dos direitos individuais, porém estão seriamente ameaçados, precisamos reavaliar nossos conceitos, visto que o direito a vida esta cada vez mais ameaçada, milhões de pessoas vivem na miséria, sem direito a educação, discriminados, marginalizados. Esta deveria ser uma luta de todos visando sempre o bem estar em geral.

Continue navegando