Buscar

BASE CELULAR DA RESPOSTA IMUNITARIA resumao

Prévia do material em texto

BASE CELULAR DA RESPOSTA IMUNITARIA
- Classes dos linfócitos
linfócitos B- Demonstrou sua maturação num órgão aviar (bolsa cloacal), em mamiferos n há a bolsa e os estágios iniciais da maturação deles ocorrem na medula óssea. São as únicas células capazes de produzir anticorpos.
linfócitos T- surgem na medula óssea e em seguida migram e maturam no timo. 
são divididos linfócitos T-auxiliares (TH) e a dos linfócitos citolíticos ou citotóxicos ( CTL.)
linfócitos NK- n expressam marcadores nem p linfócitos T, nem B. são grandes, com numeroso grânulos citoplasmáticos, sendo capazes de lisar uma serie de células tumorais e infectadas por vírus.
- Respostas das células B aos antígenos
A ligação de antígeno a um receptor de imunoglobulina de célula B não é suficiente em si para provocar um a resposta imunitária. O antígeno deve ser processado por certos macrófagos e apresentados à célula B enquanto fixado à superfície do macrófago e que as células T nas proximidades, chamadas células T auxiliadoras ( helper), também possam estar respondendo ao mesmo antígeno. 
Auxílio de macrófagos: apesar de todos os macrófagos fagocitarem antígenos, somente alguns possuem a capacidade de processar o antígeno de modo que eles possam estimular as células B.
Auxílio de Células T: quando as células T auxiliadoras encontram antígenos ligados a macrófagos, elas também secretam substâncias “auxiliadoras” que são misturas complexas de proteínas.

Continue navegando