3-GORDURA
5 pág.

3-GORDURA


DisciplinaGeometria Analítica13.057 materiais367.790 seguidores
Pré-visualização1 página
1 - Data
2 - Título
Determinação de Extrato Etéreo
(Método de Soxhlet):
3 - Introdução
Os óleos e gorduras fazem parte da constituição de muitos alimentos e podem, também, ser adicionados no preparo de uma infinidade de outros com o objetivo de melhoramento tecnológico do produto ou do processo, para isto é fundamental conhecer as propriedades dos diferentes óleos e gorduras.
Não ocorrem livres na natureza, são isolados e purificados a partir de alimentos graxos como o leite, tecidos animais , frutas, sementes, etc.
Os óleos e gorduras são substâncias insolúveis em água, de origem animal, vegetal ou microbiana. Tem afinidade por solventes orgânicos tais como: éter etílico, hexano, éter de petróleo.
Os lipídios desempenham importantes funções fisiológicas: dentre elas ser uma fonte concentrada de energia, ácido graxo essencial e vitaminas lipossolúveis (A,D,E,K). No processo de digestão e absorção, os glicerídios dos alimentos perdem sua identidade, sendo transformados em triglicerídios caracterírsticos das espécies que os ingerem. Depois da absorção, as gorduras são transportadas pelo sangue em forma de complexos lipoprotéicos direta ou indiretamente via fígado, onde servem de reservatório de energia ou material sintético.
O exame analítico dos produtos graxos é necessário para uma adequada estimação das características (das que derivam suas propriedades) dos produtos normais, adulteradas para estabelecer a adulteração, e dos produtos novos.
A determinação de lipídios em alimentos é feita, na maioria dos casos, pela extração com solventes (éter, éter de petróleo, etc) seguida da remoção por evaporação ou destilação do solvente empregado. O resíduo obtido não é constiduído unicamente por lipídios, mas por todos os compostos que, nas condições de determinação, possam ser extraídos pelo solvente. Geralmente são esteróis, fosfatídeos, vitaminas A e D, caroteinóides, óleos essencias, etc, mas em quantidades relativamente pequenas, que não chegam a representar uma diferença significativa na determinação.
Uma extração completa se torna difícil em produtos contendo altas proporções de açúcar, além disso a presença de proteínas também pode interferir. Faz-se então um tratamento prévio, com álcalis ou ácido. Assim a proteína se dissolve no ácido e os lipídios ficam livres para extração com solvente. No tratamento com álcalis o produto é tratado com hidróxido de amônio e álcool. O álcool precipita a proteína que se dissolve no hidróxido, ficando os lipídios para extração com mistura de éter de petróleo. Uma vez evaporado ou destilado o solvente determina-se gravimétricamente o resíduo obtido.
A determinação de gorduras em produtos alimentícios pode ser feita extraíndo a gordura, por meio de extrator do tipo soxhlet. A amostra seca, finamente dividida, é colocada em extrator com condensador a refluxo, mediante éter de petróleo, até esgotamento completo. Evaporação do solvente e secagem do extrato etéreo, seguida de pesagem até peso constante.
A duração do tempo de extração depende do tipo de produto alimentício que se analisa. Para a maioria dos alimentos são suficientes geralmente quatro horas.
O extrator soxhlet, permite executar o processo de extração contínua ou repetida mediante sifonado, caracterizando um processo de extração sólido-líquido utilizando um solvente com um ponto de ebulição relativamente baixo que permite sua fácil evaporação.
Para isso, a amostra deve estar seca para ser colocada num dedal de papel filtro que fica num tubo de extração. O solvente (éter de petróleo passa pelo tubo, se condensa e vai acumulando no tubo até certo limite, depois cai num sistema de refluxo.
Este método de soxhlet, é aplicável em alimentos em geral, porém é menos preciso que outros método como por exemplo Weibul, Roese, etc. Esta diferença de precisão deve-se ao equipamento usado \u2013 extrator de soxhlet \u2013no qual a temperatura de extração difere considerávelmente do ponto de ebulição do solvente, sendo efetuada a extração pelo líquido mono, é, por isso relativamente lento, principalmente se solubilidade das substâncias aumentam apreciavelmente com a temperatura. Outra desvantagem do extrator de soxhlet é que todos os componentes solúveis neste solvente são extraídos, não sendo caracterizados como \u201cfração gordura\u201d.
4 - Objetivos:
Extrair a gordura do material em análise, afim de determinar a composição da mesma ou estudar e caracterizar a compoção lipídica no extrato.
5 - Revisão Bibliográfica:
Além do método de extração de gordura já descríto, outros podem ser utilizados . Entre eles podemos citar:
·	Método de Weibul (gordura total).